IELB participa da Conferência Internacional de Relações Eclesiásticas 2025

De 27a 31 de outubro, o presidente da IELB, pastor Geraldo Schüler, participou da Conferência Internacional de Relações Eclesiásticas 2025, realizada em Wittenberg, Alemanha, promovida pela Lutheran Church – Missouri Synod (LCMS), com a presença de representantes das 103 denominações com as quais mantém relacionamento (44 com comunhão de púlpito e altar; 36 em diálogo para estabelecimento de comunhão; e 23 em diálogo para declarações conjuntas).

A conferência teve como tema Comunhão do Corpo da Igreja, baseado em João 1.17, abordando aspectos teológicos e práticos de convênios entre igrejas luteranas confessionais. A IELB possui convênio de comunhão de púlpito e altar com a LCMS.

No dia 31/10, Dia da Reforma Luterana, foi celebrado culto de louvor e gratidão pelos 508 anos da Reforma, com mensagem dirigida pelo presidente da LCMS, dr. Mathew C. Harrison. Também participaram da conferência, representando as igrejas irmãs, os pastores da IELB cedidos: Christian Hoffmann (Igreja Evangélica Luterana do Uruguai), Alceu Alton Figur (presidente da Igreja Evangélica Luterana do Paraguai), Gleisson Roberto Schmidt (presidente da Igreja Evangélica Luterana da França) e Adalberto Hiller (presidente da Igreja Evangélica Luterana de Portugal). O pastor Laerte Tardelli Hellwig Voss atuou como tradutor para os idiomas português, inglês e espanhol.

Na sessão de encerramento, o presidente da IELB recebeu do dr. Mathew C. Harrison uma placa comemorativa pelos 125 anos da missão da LCMS no Brasil, iniciada com a vinda do pastor Christian Brothers, em março de 1900.

“Ao participar da Conferência Internacional de Relações Eclesiásticas 2025, em Wittenberg, onde Lutero e os seus colaboradores viveram e realizaram a Reforma, sentimos grande alegria e gratidão a Deus por ter trazido de volta o doce evangelho da salvação em Cristo Jesus, o qual chegou até nós, e no qual temos paz e felicidade; mas, por outro lado, sentimos uma profunda  tristeza e preocupação, pois os templos se tronaram praticamente locais de visitação e exploração turística. O cristianismo, inclusive o cristianismo luterano, está se tornando cada vez mais fraco e a grande maioria das pessoas estão dominadas pelo secularismo ou por religiões não cristãs.  Isto nos deve levar a uma profunda reflexão a respeito da nossa postura em relação ao precioso evangelho que chegou até nós. A pergunta é: o que estamos fazendo com a preciosa herança que recebemos? E o que estamos deixando para as gerações vindouras?”, avaliou o presidente da IELB.

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Matérias Relacionadas

Congregação Concórdia, de Porto Alegre, RS, elege nova diretoria para biênio do centenário

Em assembleia realizada no fim de novembro, foram eleitos os novos membros da diretoria da Congregação Concórdia, de Porto Alegre, RS,...

Veja também

Sede agradecidos!

Deus nos resgatou pelo testemunho de gerações anteriores e nos chamou para sustentar e promover com orações e ofertas a evangelização desta geração