JELPAR reúne jovens paranaenses

A Juventude Evangélica Luterana Paranaense, designada abreviadamente JELPAR, foi fundada no VII Encontro Paranaense, realizado nos dias 29 de abril a 1° de maio de 2000, na cidade de Ponta Grossa, PR. A comissão encarregada da organização das atividades da JELPAR para os anos de 2001 e 2002, foi instalada no culto de encerramento do VII Encontro Paranaense de Jovens, composta pelos jovens do Distrito Cataratas, Omar Tawil, Jimmy Baungart e Eduardo Hubner. 

Nos dias 30 de maio a 1º de junho de 2003, ocorreu o VIII Congresso Paranaense de Jovens Luteranos em Marechal Cândido Rondon, PR. Por meio de votação em uma plenária no Congresso, a primeira diretoria da JELPAR foi eleita, sendo composta pelo presidente Josué Alexandre Sander, o vice-presidente MayKon G. A, a secretária Letícia Roese, o vice-secretário Alexandre Lautert, o tesoureiro Mychael W. Züge, o vice-tesoureiro Fernando Bauer Neto e os pastores conselheiros Cleydes Kloss e Jonas Lindner. Até o ano de 2024, foram realizadas 18 edições do congresso da JELPAR. 

Todas as uniões juvenis do Paraná participam da JELPAR, que é composta por 10 distritos, divididos por fatores geográficos e históricos. São eles: Paraná Leste; Campos Gerais; Paraná Sul; Paraná Norte; Paraná Centro; Cataratas; Sete Quedas; Vale do Iguaçu; Lago Itaipu; Parque do Iguaçu.

Conforme o art. 5º do Regimento, a JELPAR tem por finalidade pregar o evangelho de Jesus Cristo e congregar todos os jovens luteranos das congregações do Paraná filiadas à IELB, organizados em departamentos e distritos, para um trabalho conjunto em prol da propagação do evangelho, conforme Mateus 28.18-20.

Para garantir o bom funcionamento da JELPAR, foi criado um regimento interno, o qual sofreu as últimas modificações e foi aprovado no dia 6 de dezembro de 2020. 

Conforme o art. 13 do Regimento, a JELPAR é representada por uma diretoria, composta por: presidente, vice-presidente, secretário(a), vice-secretário(a), tesoureiro(a), vice-tesoureiro(a), e (dois) pastores conselheiros, eleita em assembleia ordinária no Congresso Estadual, conforme artigos 7°, 8º e 9° do Regimento, e seu mandato é de 2 (dois) anos.

A diretoria para os anos de 2025/2026, eleita no último congresso (15-17 de novembro de 2024), realizado na CEL Cristo de Marechal Cândido Rondon, é composta por:

  • presidente, Douglas Leandro Raimann (Distrito Paraná Leste – DJPL);
  • vice-presidente, Manoel Alfredo Schindler (Distrito Cataratas – JELCAT);
  • tesoureiro, Carlos Eduardo Nunes Horst (Distrito Paraná Centro – DJPC);
  • vice-tesoureiro, Leonardo Dahmer (Distrito Cataratas – JELCAT);
  • secretário, Lucas Teixeira Mori (Distrito Cataratas – JELCAT);
  • vice-secretária, Vitória Vaz Friske (Distrito Cataratas – JELCAT);
  • pastores conselheiros: Ozéias Wendler, de Cândido de Abreu, Distrito Paraná Centro (DJPC); e Marcos Friske, de Cascavel, Distrito Cataratas (JELCAT).

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Matérias Relacionadas

HO HO HO – Aquela conversa sobre o Bom Velhinho chegou

“O Papai Noel não é o centro do Natal, mas o que o bispo Nicolau, que foi o primeiro Noel, fazia – a fé no Jesus menino, que ele demonstrava com atos –, isso é o centro.”

Veja também

HO HO HO – Aquela conversa sobre o Bom Velhinho chegou

“O Papai Noel não é o centro do Natal, mas o que o bispo Nicolau, que foi o primeiro Noel, fazia – a fé no Jesus menino, que ele demonstrava com atos –, isso é o centro.”

Legados da imigração alemã no Brasil

IMIGRAÇÃO ALEMÃ – 200 ANOS Numa edição anterior, falamos das...