JELPAR reúne jovens paranaenses

A Juventude Evangélica Luterana Paranaense, designada abreviadamente JELPAR, foi fundada no VII Encontro Paranaense, realizado nos dias 29 de abril a 1° de maio de 2000, na cidade de Ponta Grossa, PR. A comissão encarregada da organização das atividades da JELPAR para os anos de 2001 e 2002, foi instalada no culto de encerramento do VII Encontro Paranaense de Jovens, composta pelos jovens do Distrito Cataratas, Omar Tawil, Jimmy Baungart e Eduardo Hubner. 

Nos dias 30 de maio a 1º de junho de 2003, ocorreu o VIII Congresso Paranaense de Jovens Luteranos em Marechal Cândido Rondon, PR. Por meio de votação em uma plenária no Congresso, a primeira diretoria da JELPAR foi eleita, sendo composta pelo presidente Josué Alexandre Sander, o vice-presidente MayKon G. A, a secretária Letícia Roese, o vice-secretário Alexandre Lautert, o tesoureiro Mychael W. Züge, o vice-tesoureiro Fernando Bauer Neto e os pastores conselheiros Cleydes Kloss e Jonas Lindner. Até o ano de 2024, foram realizadas 18 edições do congresso da JELPAR. 

Todas as uniões juvenis do Paraná participam da JELPAR, que é composta por 10 distritos, divididos por fatores geográficos e históricos. São eles: Paraná Leste; Campos Gerais; Paraná Sul; Paraná Norte; Paraná Centro; Cataratas; Sete Quedas; Vale do Iguaçu; Lago Itaipu; Parque do Iguaçu.

Conforme o art. 5º do Regimento, a JELPAR tem por finalidade pregar o evangelho de Jesus Cristo e congregar todos os jovens luteranos das congregações do Paraná filiadas à IELB, organizados em departamentos e distritos, para um trabalho conjunto em prol da propagação do evangelho, conforme Mateus 28.18-20.

Para garantir o bom funcionamento da JELPAR, foi criado um regimento interno, o qual sofreu as últimas modificações e foi aprovado no dia 6 de dezembro de 2020. 

Conforme o art. 13 do Regimento, a JELPAR é representada por uma diretoria, composta por: presidente, vice-presidente, secretário(a), vice-secretário(a), tesoureiro(a), vice-tesoureiro(a), e (dois) pastores conselheiros, eleita em assembleia ordinária no Congresso Estadual, conforme artigos 7°, 8º e 9° do Regimento, e seu mandato é de 2 (dois) anos.

A diretoria para os anos de 2025/2026, eleita no último congresso (15-17 de novembro de 2024), realizado na CEL Cristo de Marechal Cândido Rondon, é composta por:

  • presidente, Douglas Leandro Raimann (Distrito Paraná Leste – DJPL);
  • vice-presidente, Manoel Alfredo Schindler (Distrito Cataratas – JELCAT);
  • tesoureiro, Carlos Eduardo Nunes Horst (Distrito Paraná Centro – DJPC);
  • vice-tesoureiro, Leonardo Dahmer (Distrito Cataratas – JELCAT);
  • secretário, Lucas Teixeira Mori (Distrito Cataratas – JELCAT);
  • vice-secretária, Vitória Vaz Friske (Distrito Cataratas – JELCAT);
  • pastores conselheiros: Ozéias Wendler, de Cândido de Abreu, Distrito Paraná Centro (DJPC); e Marcos Friske, de Cascavel, Distrito Cataratas (JELCAT).

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Matérias Relacionadas

Conselho Geral da JELB se reúne no RS com ampla programação

Nos dias 4 e 5 de outubro, o Conselho Geral (CG) da Juventude Evangélica Luterana doBrasil (JELB) reuniu-se na Congregação Castelo...

Veja também

Falecimento do pastor Ademir Stahl

A Diretoria Nacional da IELB comunica, com pesar, o...

1º Simpósio de Educação Cristã da IELB debate o Ensino Catequético

O 1º Simpósio de Educação Cristã da Comissão Nacional...