Lançamento do livro Outros 500 anos da Pedagogia Luterana marca 14º ENEL

Coordenadores pedagógicos foram desafiados para um novo projeto, que será lançado no próximo encontro, em 2026

Pensado desde o último Encontro Nacional de Escolas Luteranas (ENEL), há dois anos, a 14ª edição, realizada entre os dias 16 e 19 de julho de 2024, em Santo Amaro da Imperatriz, SC, proporcionou discussões enriquecedoras e reflexões profundas sobre a evolução e impacto da educação luterana ao longo dos séculos.

A programação contou com sete palestras, seis oficinas, feira de eventos dos parceiros (Sistema Positivo de Ensino, Escola da Inteligência, Nave à Vela, Positivo English Solution, ZOOM education for life, Isaac, Maralto Edições, Programa Escola Segura, Jovens for Schools, PROESC e ULBRA), devoções, culto, trilha ecológica e momento de confraternização.

O grande destaque do evento foi o lançamento do livro “Outros 500 anos da Pedagogia Luterana”, organizado pelo coordenador pedagógico regional do Sistema Positivo de Ensino, prof. Flávio de Souza, e escrito pelos capelães da rede luterana de educação: Nikolas Wille, Lucas Prando, Eltton Zielke, George Felten, Alan Fürst e Enio Starosky, com participação do pastor Marlus Seling (orelha 1), pastor Joel Müller (orelha 2), prof. César Nunes (prefácio), prof. Flávio Fernando de Souza (introdução) e do prof. Nelci Naor Senger (posfácio).

O projeto consiste em seis artigos fundamentados nos textos sobre educação escritos por Martinho Lutero e seis lives destinadas à apresentação e reflexão sobre o conteúdo dos artigos, pelos autores, que foram transmitidas ao longo do ano pelo youtube. A programação contou com a organização do coordenador pedagógico regional do Sistema Positivo de Ensino, Dr. Flávio de Souza.

Após o lançamento do livro e entrega de exemplares aos participantes, a diretoria da ANEL desafiou os coordenadores pedagógicos das escolas participantes a seguir construindo esses ensinamentos e práticas, com o lançamento do projeto “A Pedagogia Luterana na Sala de Aula: compartilhando práticas”, que será desenvolvido a partir do 2º semestre de 2024 e culminará no ENEL de 2026, com o lançamento de uma publicação contendo artigos científicos de autoria de professores com relatos de práticas pedagógicas norteadas pelos conceitos da pedagogia emanada do movimento da Reforma.

A próxima edição do ENEL também será histórica, pois acontecerá em um evento conjunto envolvendo o 3º Congresso Nacional de Educação da Igreja Evangélica Luterana Argentina, o 15º Encontro Nacional de Escolas Luteranas da IELB e será caracterizado também como o 1º Encontro Latino-Americano de Escolas Luteranas. A partir da proposta da ANEL, a decisão da realização de um Encontro com essa característica e magnitude foi tomada em reunião realizada durante o 14º ENEL e da qual participaram lideranças educacionais do Brasil Argentina, Paraguai e Uruguai.  A previsão inicial é que o Encontro ocorra na Argentina durante a 3ª semana do mês de julho de 2026.

O programa Revista CPT, do Canal CPT, repercutiu o encontro.

Confira aqui a programação completa.  

Veja aqui o álbum de fotos.

Texto e fotos: Luana Lemke/Redação ML

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Matérias Relacionadas

Dias cinzas. Corações cinzas

A depressão é uma imensa fumaça cinzenta que paira sobre diversos lares. O tom cinza pode sufocar. A ponto de não se encontrar mais o brilho da vida e se achar que desistir de tudo poderia ser a melhor escolha.

Veja também

Dias cinzas. Corações cinzas

A depressão é uma imensa fumaça cinzenta que paira sobre diversos lares. O tom cinza pode sufocar. A ponto de não se encontrar mais o brilho da vida e se achar que desistir de tudo poderia ser a melhor escolha.

A vida é boa!

Ser positivo é conseguir entender que não há mal que sempre dure nem bem que nunca se acabe. É ser grato.

Apenas um abraço!

“Acima de tudo, porém, tenham muito amor uns para com os outros, porque o amor cobre a multidão de pecados” (1Pe 4.8)