Tempo de alegria

Cabelos Brancos, Cuca fresca – A arte de viver com alegria e esperança, não é um livro com respostas prontas. Ele não vai lhe dizer o que fazer para que os anos de vida que lhe restam, sejam “divinos e maravilhosos”. Também não vai livrá-lo dos seus problemas e dores, nem vai dizer que as coisas vão melhorar na sua vida, desde que você mude e viva corretamente.

O que este livro mostra – e este é o seu diferencial – que é possível viver feliz por causa das promessas de Jesus Cristo! Envelhecer não precisa ser um fardo, mas um tempo de muitas alegrias, realizações e bênçãos. O livro é um convite para que você celebre a vida como um dom de Deus, também no envelhecimento, apesar das rugas, aflições e preocupações desta fase da vida.

Autor: Richard Bimler
Tradutor: Bruno Felippe Rieth
Dimensões: 16X23 cm
Páginas: 176

Adquira aqui.

Leia a apresentação e a introdução

Deus nos lembra, através do Rei Salomão, que a sua palavra faz a diferença em nossa vida, desde a infância até a velhice.

“Eduque a criança no caminho em que deve andar, e até o fim da vida não se desviará dele”, diz em Provérbios 22.6.

Moisés pede a Deus sabedoria para administrar bem os seus poucos dias aqui na terra e sustento em seu amor para viver alegremente ao longo da sua vida.

“Faze com que saibamos como são poucos os dias da nossa vida para que tenhamos um coração sábio. Alimenta-nos de manhã com o teu amor, até ficarmos satisfeitos, para que cantemos e nos alegremos a vida inteira” (Salmo 90.12 e 14).

O salmista Davi conclama todo o povo de Deus para cantar louvores ao Senhor, pois a ele pertencemos e em seu amor e fidelidade nos acolhe sempre.

“Cantem hinos a Deus, o SENHOR, todos os moradores da terra! Adorem o SENHOR com alegria e venham cantando até a sua presença. Lembrem que o SENHOR é Deus. Ele nos fez, e nós somos dele; somos o seu povo, o seu rebanho. Entrem pelos portões do Templo com ações de graças, entrem nos seus pátios com louvor. Louvem a Deus e sejam agradecidos a ele. Pois o SENHOR é bom; o seu amor dura para sempre, e a sua fidelidade não tem fim” (Salmo 100).

Também o salmista lembra que ele ouve as nossas orações e nos atende segundo a sua boa vontade. Por isso, sem temor o confessamos como Senhor, anunciamos a sua grandeza, em qualquer etapa da nossa vida, também ao envelhecer.

“Na minha aflição, eu clamei ao SENHOR; ele me respondeu e me livrou da angústia. O SENHOR está comigo, e eu não tenho medo; que mal pode alguém me fazer? O SENHOR está comigo; é ele quem me ajuda. Não vou morrer; pelo contrário, vou viver e anunciar o que o SENHOR Deus tem feito. Tu és o meu Deus — eu te louvarei; tu és o meu Deus — eu anunciarei a tua grandeza” (Salmo 118.4-7; 17 e 18).

CABELOS BRANCOS, CUCA FRESCA de Richard Bimler, é um livro de linguagem simples, mas profunda, descontraída e sem rodeios, que convida o leitor, de todas as idades, a refletir e a dialogar sobre a arte de viver com alegria e esperança. O autor escreve o que vive e testemunha o que crê, mostra que a certeza de viver e estar com Deus em qualquer idade, lugar e circunstância é o que faz toda a diferença e dá significado à nossa vida, em todos os dias do nosso viver.

Nilo Wachholz

Editor

Introdução

Se existe alguma coisa que todos fazemos juntos nesta vida é envelhecer. Todos estamos envelhecendo. E existe muito mais gente envelhecendo em nossos dias. E um número maior de idosos está envelhecendo por mais tempo.

Como você e eu vamos reagir diante disso?

Esta é a pergunta que este livro vai responder. Ele fala sobre celebrar a dádiva do envelhecimento, que recebemos de Deus, em vez de ficar se queixando e reclamando da velhice. Ele quer levar à percepção de que envelhecer é uma bênção e não uma barra. Ele procura enfatizar que a vida é um dom de Deus, apesar de todas as rugas, aflições, preocupações e lamúrias. Este livro aborda a questão de viver uma vida abundante no Senhor aqui neste mundo, enquanto aguardamos a vida eterna que Cristo nos anuncia como a razão de sua vinda.

Este livro não é um texto com respostas prontas. Ele não vai lhe dizer o que fazer para que os anos de vida que lhe restam sejam “divinos e maravilhosos”. Ele não vai livrá-lo de seus problemas, dores e enfados. Ele não vai dizer-lhe que as coisas vão melhorar na sua vida, desde que você mude e viva corretamente. Mas ele vai prometer que você e eu vamos viver “felizes para sempre” por causa da promessa que temos em Cristo Jesus! Através de nosso batismo, Deus em Cristo nos marcou com água e o sinal da cruz. Pela fé, nós somos seu povo para sempre, tenhamos cinquenta, cinquenta e cinco, setenta e cinco ou mais anos. Marcos 16.16 nos assegura que “quem crer e for batizado será salvo”. Deus promete aos seus filhos que ele jamais nos deixará. Por isso, podemos afirmar que seremos “felizes para sempre”, em Cristo, no céu!

Eu me preparei para escrever este livro durante cada um dos setenta e dois anos da minha vida. Mas eu não poderia tê-lo escrito antes, porque eu não tinha as experiências e os relacionamentos que tenho agora. Essas experiências e esses relacionamentos me ajudaram a ter uma compreensão mais adequada do que significa envelhecer. Para mim e, seguramente, para você, a vida tem sido uma montanha-russa, com uma sucessão de “sextas-feiras santas” e “páscoas”, tudo misturado. Exatamente como você, ao longo dos anos tenho passado por muitos períodos negativos e sombrios. Mas houve, também, muitos momentos positivos e alegres. Fiquei frustrado, ao me debater com temores, falhas e fraquezas, mas também pude celebrar a vida através de pessoas positivas ao meu redor e do amor e do perdão de pessoas que Deus colocou estrategicamente na minha vida.

Mesmo que eu tenha planejado escrever este livro durante todos estes anos, eu não estava pronto para articular minha jornada até agora. Lentamente estou aprendendo a entender melhor o meu passado à luz de minha experiência mais recente e, enquanto reflito, procuro entender e oriento outros nesse processo de envelhecer. E espero que através destas páginas eu consiga transmitir a você a minha perspectiva, que é a seguinte: uma história de vida realmente satisfatória somente é possível quando aprendemos das experiências da vida, suas dificuldades e sucessos, quando mantemos Cristo no centro de tudo.

Portanto, aproveite ao máximo esta viagem que é envelhecer bem todos os dias, no Senhor. Como Romanos 14.8 nos lembra, “se vivemos, é para o Senhor que vivemos; e, se morremos, também é para o Senhor que morremos. Assim, tanto se vivemos como se morremos, somos do Senhor”.

Obrigado, Senhor, por nos permitires viver mais um dia em ti! Sim, de fato, envelhecer é a única maneira de viver!

Sumário

Introdução………………………………………………………………………………………………………….. 9

1. Reflexões para adultos de mais idade……………………………………………………………….. 11

2. A atitude diante da vida e do envelhecimento…………………………………………………….. 13

3. Somos pessoas que dizem “oba” no Senhor……………………………………………………… 16

4. Qual o melhor termo para descrever “pessoas que estão envelhecendo”?…………….. 19

5. Enquanto contamos a nossa história, falamos de Jesus………………………………………. 21

6. Avançar em idade tem tudo a ver com o Alfa e o Ômega……………………………………. 24

7. Rir e envelhecer vão de mãos dadas………………………………………………………………… 27

8. Rir – um dom para todas as idades, especialmente os idosos……………………………… 29

9. Humor, sabedoria, rugas e celebração…………………………………………………………….. 32

10. Envelhecer com dignidade: esperança ou mito?………………………………………………. 35

11. Graças a Deus que sou velho…………………………………………………………………………. 39

12. Os três “Rs” de envelhecer……………………………………………………………………………. 42

13. Maravilhosas cabeças coroadas……………………………………………………………………. 46

14. Momentos de “oba”……………………………………………………………………………………….. 49

15. Uma pauta para gente de mais idade……………………………………………………………… 52

16. Preparando-se para chegar numa idade mais avançada……………………………………. 56

17. Ligue o pisca-alerta………………………………………………………………………………………. 61

18. Cuidando bem do corpo………………………………………………………………………………… 64

19. Buscando esperança no lugar certo……………………………………………………………….. 67

20. A verdadeira organização mundial da saúde……………………………………………………. 70

21. A igreja amiga das pessoas de mais idade………………………………………………………. 73

22. Fazendo a diferença……………………………………………………………………………………… 78

23. Nosso papel vai mudando a medida que envelhecemos……………………………………. 81

24. Encoraje sem parar………………………………………………………………………………………. 86

25. Abaixo os caras-fechadas……………………………………………………………………………… 89

26. Sim, mas qual é o lado bom de envelhecer?……………………………………………………. 92

27. Deixando um precioso legado: para os outros ou nos outros?…………………………… 97

28. Ser avô ou ser avó é bem legal…………………………………………………………………… 100

29. Juntos, mas falando línguas diferentes………………………………………………………… 106

30. Retomando o conflito de gerações………………………………………………………………. 111

31. Quem disse que os velhos são analfabetos digitais?…………………………………….. 113

32. Amigos são para isso mesmo……………………………………………………………………. 118

33. Idosos: aqueles que estão a serviço…………………………………………………………… 121

34. Vão, pois, e façam conexões…………………………………………………………………….. 126

35. Assumindo o risco……………………………………………………………………………………. 130

36. Olha só quanta gente famosa de mais idade……………………………………………….. 133

37. Paraprosdoxias e envelhecimento………………………………………………………………. 137

38. Diminuir os espaços? Não, aumentar………………………………………………………….. 141

39. Redimidos para viver e servir…………………………………………………………………….. 144

40. Tenha uma atitude positiva………………………………………………………………………… 147

41. Uma poesia para gente com mais idade……………………………………………………… 150

42. Padecimentos, percepções e promessas…………………………………………………….. 153

43. Morrer bem………………………………………………………………………………………………. 156

44. Sabemos lidar com as mudanças?………………………………………………………………. 160

45. Um convite para mudarmos a forma como envelhecemos………………………………. 165

46. Um pós-escrito…………………………………………………………………………………………… 171

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Matérias Relacionadas

Ações de Graças em todo tempo

Célia Marize BündchenPresidente da Região Catarinense “Graças dou por esta vida.” Assim inicia um belo hino que certamente todos nós gostamos de...

Veja também

Ações de Graças em todo tempo

Célia Marize BündchenPresidente da Região Catarinense “Graças dou por esta...

No coração, a guerra. Na Bíblia, a paz

Assista à reflexão do pastor Paulo Teixeira, secretário de Relações Institucionais da SBB, baseado em 2Co 5.18

Aos aflitos

Ao corpo de Cristo pertencem pessoas que se lembram de nós que se aproximam de nós com afeto. A presença do Criador em suas criaturas afasta o medo. João nos garante que podemos caminhar com absoluta confiança, mesmo em época de crise.