Culto Cantate 2022

Com a participação dos coros do Seminário Concórdia e coros da região foi celebrado o 54º Culto Cantate na noite do domingo, 21 de agosto, no ginásio do Seminário em São Leopoldo, RS. O primeiro culto cantate da IELB foi celebrado em 1967, numa iniciativa do professor Hans-Gerhard Rottmann. A família Rottmann é descendente dos iniciadores dos cultos cantate na Alemanha, na segunda metade do século XIX.

Este ano foi lembrada uma data bem especial, apesar do atraso de dois anos, devido à Covid-19: O Centenário do Hinário Luterano. Em 1920, surgiu o primeiro hinário em português na Igreja Evangélica Luterana do Brasil (IELB). Tinha como título “Hymnos e Orações” e foi elaborado para ser usado inicialmente na missão em Lagoa Vermelha, RS. Esse pequeno livreto com 36 hinos serviu como embrião do que é hoje o Hinário Luterano da IELB.

Para esta celebração centenária foi composta a Cantata do Hinário Luterano que tem como fio condutor o hino de Lutero “Vós crentes, todos, exultai” que é, na verdade, a trajetória em que Lutero passa pelo terror da Lei de Deus até a descoberta do Evangelho salvador que é nosso mediante a fé em Jesus Cristo. Além de hinos do Hinário Luterano, a Cantata tem partes que ligam os hinos com árias, recitativos, duetos e solos compostos por Mateus Lange. O roteiro é de Raul Blum e Vilson Scholz.

A preparação para o culto cantate inicia um ano antes com novas composições, arranjos corais e orquestrais. No início do ano os coros que irão integrar a União Coral recebem as partituras. Os instrumentistas também recebem com antecedência as partituras para chegarem preparados, pois é feito apenas um ensaio geral vespertino antes da celebração. Quanto a números, neste ano tivemos 61 instrumentistas (cordas, sopro e teclado), 10 solistas, 9 coros que integraram a União Coral e que totalizaram 126 coristas. A estimativa é de que 700 pessoas participaram da celebração.

Para o regente, Prof. Me. Raul Blum, “é de se admirar a dedicação dos maestros, dos instrumentistas, dos solistas e dos coristas. Tudo exige um grande preparo, já em sua casa ou congregação. Um fato interessante é a dedicação dos instrumentistas, não importando a distância. Tivemos músicos vindos de cidades próximas ao Seminário, mas também do sul e do norte do estado, de Balneário Camboriú, SC, de Brasília, DF, de Goiânia, GO, e até um músico dos Estados Unidos. É esse interesse em colaborar que é digno de nota para a realização de nossos cultos cantate.”

Cantate é uma palavra latina que significa “cantai”. O culto cantate é uma tradição da Igreja Luterana surgida na Europa com o fim de enfatizar a mensagem cristã através do canto, enriquecido e acompanhado de instrumentos.

O culto foi realizado de forma presencial e também transmitido de forma on-line (assista aqui). Veja o álbum de fotos completo aqui.

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Matérias Relacionadas

11ª Conferência do MML tem lançamento de livros

Todos os pastores da IELB receberão um exemplar das obras Tornando o aconselhamento mais centrado em Cristo e Vão e reconciliem-se

Veja também

11ª Conferência do MML tem lançamento de livros

Todos os pastores da IELB receberão um exemplar das obras Tornando o aconselhamento mais centrado em Cristo e Vão e reconciliem-se

26º ECG celebra os 40 anos da ANEL

Programação reuniu cerca de 100 participantes nos dias 29 a 31 de agosto, em Curitiba, PR

Presidente e vice-presidente de Educação da JELB visitam o Distrito Nordeste Verdes Mares

Encontro com lideranças locais marcou a visita realizada entre 14 e 20 de agosto