A Faculdade Luterana Concórdia (FLC) comemora em agosto de 2025 seu primeiro ano de existência, marcando um período de conquistas significativas desde seu credenciamento oficial em 27 de junho de 2024. A instituição foi lançada formalmente em 5 de agosto de 2024, no auditório do Centro Educacional Concórdia, e iniciou suas aulas com a primeira turma em 12 de agosto do mesmo ano.
O caminho para a FLC foi trilhado a partir de uma decisão do Conselho Diretor da IELB em outubro de 2021, que culminou em um processo de avaliação pelo Ministério da Educação (MEC). Com a aprovação para o credenciamento da faculdade e a autorização do curso de bacharelado em Teologia, a FLC abriu novas portas para a IELB, permitindo a oferta de ensino superior e futuras expansões para outros cursos, extensões e até um mestrado.
A equipe diretiva da FLC é composta pelo diretor-geral, dr. Gerson L. Linden, pelo gerente administrativo, Juarez Zanatta, pela procuradora institucional, Ivete T. Schwantes, e pelo coordenador acadêmico, dr. Anselmo E. Graff, além das comissões de avaliação permanente (CPA) e Equipe Multidisciplinar.
Para celebrar o marco, a FLC promoverá programações festivas em agosto de 2025, incluindo a inauguração de uma exposição sobre os 125 anos do início do trabalho da Igreja Luterana – Sínodo de Missouri (LCMS) no Brasil, que começou em 1900 com a chegada do pastor Christian J. Broders. A cerimônia de inauguração será no dia 5 de agosto, às 14h, no espaço de convivência do Centro Educacional Concórdia (CEC), em São Leopoldo, RS. A exposição é aberta ao público e pode ser visitada no período de funcionamento do CEC.
Mais informações sobre a Faculdade Luterana Concórdia podem ser encontradas em www.faculdadeluteranaconcordia.com.br.
A Redação do ML conversou com o diretor da FLC, dr. Gerson L. Linden, para saber sobre o andamento da instituição neste primeiro ano e quais são os planos para o futuro.
ML – Olhando para trás, qual o maior aprendizado ou a maior conquista da Faculdade Luterana Concórdia (FLC) neste primeiro ano de atividades?
LINDEN – Certamente há importantes aprendizados e conquistas já neste primeiro ano de atividade. Mas aqui destaco o fato de a Faculdade Luterana Concórdia ter apresentado de maneira plenamente satisfatória as condições à altura dos padrões estabelecidos pelo Ministério da Educação em termos de estrutura física, corpo docente e biblioteca. Desta forma, foi credenciada como instituição de ensino superior e teve o seu primeiro curso, bacharelado em Teologia, autorizado para funcionamento imediato. Isto demonstra a seriedade e competência da Igreja Evangélica Luterana do Brasil, mantenedora da Faculdade, e dos funcionários e docentes desta, em estabelecer uma instituição que atende os padrões de uma educação sólida, comprometida com elevado grau de qualidade.
ML – A FLC tem uma identidade luterana e, voltando aos primórdios, o movimento da Reforma Luterana surgiu dentro de uma universidade. Como essa base se reflete no dia a dia da instituição, nos valores transmitidos aos alunos e na formação que eles recebem?
LINDEN – A identidade luterana confessional fica evidenciada claramente no curso de Teologia, o primeiro a ser oferecido, primeiramente no currículo preparado pelo corpo docente do Seminário Concórdia, com o apoio do Departamento de Ensino da IELB. Na prática diária, o seu corpo docente é formado por professores que estão comprometidos com o ensino fundamentado na Escritura Sagrada, conforme testemunhado pelas Confissões Luteranas, contidas no Livro de Concórdia de 1580. O processo de ensino-aprendizagem combina a fidelidade à revelação de Deus em sua palavra com a devida atenção às necessidades contemporâneas da igreja e da sociedade.
ML – A própria história da IELB se mistura com a história do Seminário Concórdia, fundado um ano antes da IELB. Aliás, a fundação da IELB se deu pela necessidade de suprir essa demanda do Seminário na formação de pastores locais ao invés de trazer missionários do exterior. E agora, com a implantação da FLC, o que muda para a IELB, para o Seminário, para os teólogos e teologandos? Qual a diferença, na prática, entre as duas instituições, a Faculdade e o Seminário?
LINDEN – A IELB passa a ter uma instituição de ensino superior credenciada pelo Ministério da Educação, que capacitará, no curso de Teologia, futuros pastores da IELB, bem como interessados – sendo luteranos ou não – com uma sólida formação teológica confessional luterana. Sendo uma instituição credenciada pelo Ministério da Educação do Brasil, o curso de Teologia da Faculdade Luterana Concórdia, atualmente em vigor, é aberto a pessoas interessadas sem distinção. Para aqueles que desejam servir a Deus no ministério pastoral da IELB, além da formação da Faculdade, há o preparo específico no Seminário Concórdia, destinado para alunos oriundos de congregações da IELB, ou de igrejas irmãs, recomendados por estas congregações. É importante lembrar que o Seminário também oferece cursos para pessoas que não atuarão no ministério pastoral, mas que desejam se preparar para melhor servir na vocação do sacerdócio dos batizados. Neste propósito, o Seminário Concórdia desenvolve cursos na área da Música, através da Diaconia em Música, e em seis terminalidades na Educação Teológica por Extensão (ETE).
ML – Ainda na questão histórica, este ano celebramos os 125 anos do início do trabalho da Igreja Luterana – Sínodo de Missouri (LCMS) no Brasil, com a chegada do pastor Christian J. Broders, em 1900, no atual município de Morro Redondo, RS. Agora, em agosto, tanto a LCMS quanto a IELB realizam programações alusivas à data. Aqui, a exposição que conta essa história será inaugurada junto às festividades do 1º ano da FLC. O que isso representa para a FLC? Qual o legado da LCMS para o Seminário e para a Faculdade?
LINDEN – Temos muito a agradecer a Deus pelas bênçãos que derramou no trabalho missionário e de formação pastoral por meio da igreja irmã dos Estados Unidos (LCMS). Temos em comum com a LCMS, entre outros aspectos, o zelo pela formação teológica fundamentada nas Confissões Luteranas, que promovem com clareza a obra do Deus Triúno, particularmente a redenção pela graça de Deus, por causa da obra de Jesus Cristo.
ML – Para os interessados em ingressar na FLC, que curso é atualmente oferecido e quais a faculdade planeja oferecer em breve?
LINDEN – Como disse acima, o primeiro curso oferecido é o de bacharelado em Teologia, com uma duração mínima de 3 anos e meio. A Faculdade está organizando cursos de extensão e, num futuro próximo, cursos de especialização e, mais adiante, o mestrado em Teologia. Também há o desejo de oferecer futuramente outros cursos de graduação, já previstos do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da Faculdade, nas áreas de educação, música e cursos tecnológicos.
ML – Como a FLC enxerga sua relação com a comunidade luterana local e regional? Há projetos ou iniciativas de extensão que conectam a faculdade à igreja e à sociedade?
LINDEN – Um dos pilares fundamentais de toda a instituição de ensino superior, ao lado do ensino e pesquisa, são as atividades extensionistas. A Faculdade Luterana Concórdia está preparando cursos e atividades a serem oferecidos para a comunidade em geral, nos quais também a igreja, seus membros e pastores, terão uma oportunidade de serem contemplados.
ML – Quais são os planos e as expectativas da FLC para os próximos anos? Onde o senhor imagina que a instituição estará daqui a cinco anos?
LINDEN – Já desde o seu início, quando planejávamos a futura Faculdade e preparávamos a documentação necessária, tivemos em mente a possibilidade de oferecer outros cursos. Mas especialmente, sendo a teologia não apenas o primeiro curso da Faculdade, mas aquele que a caracteriza de maneira muito especial, temos o propósito bem definido de oferecer oportunidades de estudos avançados nesta área, por meio de cursos de especialização (pós-graduação lato sensu) e de mestrado (pós-graduação stricto sensu). Há boas possibilidades de que isso se realize nos próximos cinco anos. Além disso, a Faculdade Luterana Concórdia promoveu neste ano de 2025, junto com o Seminário Concórdia, o primeiro Simpósio Internacional de História da Igreja, e está lançando uma revista especializada nesta mesma área. Com isto, a Faculdade Luterana Concórdia fomentará a pesquisa e produção de material acadêmico num tema que ainda é relativamente pouco abordado no contexto latino-americano – a história da igreja antiga, com as importantes contribuições dos pais da igreja para a teologia e a vida da igreja cristã. Já agora, a Faculdade Luterana Concórdia conta com um grupo de pesquisa em história da igreja, que congrega professores, pastores e estudantes, do Brasil e do exterior. Este grupo trabalha para a publicação do primeiro exemplar da revista nos próximos meses e para a realização de futuros simpósios, o que certamente trará significativas reflexões neste campo tão importante dos estudos teológicos. Outros grupos de pesquisa estão sendo planejados, um deles na área da missão e evangelização, que em breve, deverá congregar interessados e promover a publicação de material.
ML – Que mensagem o senhor gostaria de deixar para a comunidade da IELB e para os futuros alunos que pensam em fazer parte da família FLC?
LINDEN – Primeiramente quero deixar uma palavra de gratidão e reconhecimento à Diretoria Nacional da IELB, ao seu Departamento de Ensino, bem como a toda a igreja, pelo apoio que tem sido demonstrado desde os primeiros preparativos para a criação da Faculdade. De forma especial, quero ressaltar o trabalho eficiente de professores e funcionários do Seminário, que não mediram esforços para a concretização do que havia sido decidido na Convenção Nacional da IELB, da busca de um curso de Teologia com reconhecimento pelo MEC. E aos nossos futuros alunos, manifesto o comprometimento de todos aqueles que estão envolvidos no dia a dia da Faculdade Luterana Concórdia em oferecer um excelente preparo acadêmico e que não perderá de vista a missão da igreja em levar o evangelho da salvação em Jesus Cristo em todos os seus empreendimentos.