Escolas Luteranas do Brasil dão início às comemorações dos 500 anos da Pedagogia Luterana no mundo

Nos dias 19 a 22 de julho, no Hotel Mabu Interludium, em Foz do Iguaçu, PR, aconteceu o 13º Encontro Nacional de Escolas Luteranas organizado pela Associação Nacional de Escolas Luteranas (ANEL).

O evento reuniu cerca de 200 participantes, entre professores, orientadores, capelães e gestores da rede luterana de educação, além de parceiros, palestrantes e oficineiros.

Sob o tema “Cenários Inovadores de Aprendizagem: uma transformação necessária e possível”, a programação contou com sete palestras, quatro oficinas, feira de eventos dos parceiros (Editora Positivo, Escola Segura, Escola Inteligência, PES English, Nave a Vela, Arco Educação, ULBRA e IELB), devoções, culto, noite cultural e momento de confraternização.

Além das palestras interligadas, o destaque ficou por conta da interação com os participantes. Desde a cerimônia de abertura em que os participantes tinham sido convidados a confeccionar instrumentos de percussão para o louvor, até a divisão em grupos para troca de experiência e construção de ideias e propostas relacionadas à pedagogia luterana. A interação com os participantes foi, de fato, destaque para boa parte das palestras, além das oficinas (confira abaixo os conteúdos e palestrantes).

O ápice do ENEL, que acontece a cada dois anos, foi o lançamento das comemorações alusivas aos 500 anos da “Carta aos Conselhos das Cidades Alemãs para que Criem e Mantenham Escolas Cristãs”, publicada por Martinho Lutero em janeiro ou fevereiro de 1524. O Prof. Norton Frehse Nicolazzi Junior, do Sistema Positivo de Ensino, foi desafiado a se debruçar sobre o conteúdo que será o enfoque do próximo ENEL, em 2024, ano em que o documento completa 500 anos de fato. O momento do lançamento dessas comemorações foi marcado com a entrega, para o presidente da Igreja Evangélica Luterana do Brasil, de uma placa referente à abertura das comemorações em questão. Após receber a placa, o Rev. Geraldo Schüller fez uso da palavra para destacar a importância desse momento e para agradecer à ANEL pela iniciativa.

Para o presidente da ANEL, Prof. Nelci Senger, é um grande marco para a Pedagogia Luterana e a ANEL é pioneira em abrir as comemorações alusivas à data. Segundo Nelci, a ideia é resgatar e produzir conteúdo relevante para as próximas gerações, assim como foi feito em 2017 com o lançamento do livro “500 anos da Reforma Protestante: Perspectivas e Reflexões” (Editora Positivo), em comemoração aos 500 anos da Reforma. Organizado também pelo Prof. Norton Frehse Nicolazzi Junior, a obra teve a participação dos capelães da Rede Luterana de Educação.

O evento ainda contou com homenagens jubilares a oito escolas. São elas:

· Colégio Luterano Concórdia – São Leopoldo/RS – 50 Anos (2019)

· Colégio ULBRA Cristo Redentor – Canoas/RS – 50 Anos (2019)

· Escola de Ensino Fundamental Concórdia – Santo Ângelo/RS – 90 anos (2020)

· Colégio Luterano Sião – Araricá/RS – 100 anos (2020)

· Colégio Concórdia – São Paulo/SP – 60 Anos (2022) – Escola Fundamental Luterana Redentor – Igrejinha/RS – 60 Anos (2022)

· Colégio Concórdia – Santa Rosa/RS – 70 Anos (2022)

· Colégio Luterano São Mateus – Sapiranga/RS – 70 Anos (2022)

· Colégio Concórdia – Porto Alegre/RS – 120 anos (2022)

As apresentadoras do programa Revista CPT Kids, da Rádio CPT, Luana Lemke e Elisa Leitske, que estiveram cobrindo o evento, fizeram um programa especial no dia 25 de julho, com entrevistas com alguns participantes (assista em https://www.youtube.com/watch?v=8aXO__aY_Ac).

Confira as palestras do 13º ENEL:

· Implicações da Nova BNCC na Pedagogia Luterana (Dr. Anselmo Graff)

· Outros 500 (Norton Frehse Nicolazzi Junior – SPE)

· De Lutero à Escola Luterana: pautas educacionais da pedagogia e da escola luterana (dinâmica dos grupos de trabalho) e Da Pedagogia Luterana ao PPP das Escolas da Rede Luterana de Educação: memória, identidade e horizontes – exposição dialogada com a participação dos grupos de trabalho (Flávio Fernando de Souza – SPE)

· O professor e os desa­fios da docência na atualidade (António Nóvoa – Portugal)

· A Educação do Futuro para além da Revolução Digital (Dr. Guilherme Nogueira)

· Como construir o valor segurança na escola (Rogério Mainardes- UP 2U)

· Descobrindo a Ciência da Felicidade (Dr. Luiz Gaziri)

Ofi­cinas:

· Ensino Religioso – “Metodologias e Práticas: do concreto ao conceito” (Elisa Schlemer Leitzke)

· Benefícios cognitivos, sociais, culturais e econômicos no bilinguismo: como a escola deve se organizar? Cognitive, social, cultural and economic bene­ts in bilingualism: how should the school get organized? (Luiz Fernando Schibelbain – PES)

· O tratamento dos dados na esfera escolar (Gianna Calderari – UP2U)

· O estudante de hoje e o profi­ssional do futuro (Maria Rita Grandi Gullo – Escola da Inteligência)

Veja aqui álbum completo de fotos.

Texto e fotos: Luana Lemke/IELBcom

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Matérias Relacionadas

Ações de Graças em todo tempo

Célia Marize BündchenPresidente da Região Catarinense “Graças dou por esta vida.” Assim inicia um belo hino que certamente todos nós gostamos de...

Veja também

Ações de Graças em todo tempo

Célia Marize BündchenPresidente da Região Catarinense “Graças dou por esta...

No coração, a guerra. Na Bíblia, a paz

Assista à reflexão do pastor Paulo Teixeira, secretário de Relações Institucionais da SBB, baseado em 2Co 5.18

Aos aflitos

Ao corpo de Cristo pertencem pessoas que se lembram de nós que se aproximam de nós com afeto. A presença do Criador em suas criaturas afasta o medo. João nos garante que podemos caminhar com absoluta confiança, mesmo em época de crise.