IELB celebra 121 anos com culto em SP

Presidente destacou a urgência da missão e o combate ao relativismo em sua mensagem

Fotos: Wilhelm Falkenstein

A Igreja Evangélica Luterana do Brasil (IELB) celebrou seus 121 anos de fundação com um culto solene, no dia 29 de junho, em Limeira, SP, reforçando o compromisso da igreja em permanecer fiel aos seus ensinamentos e intensificando sua missão de levar a mensagem de salvação a todos.

A programação foi transmitida ao vivo no canal da IELB no YouTube e contou com a participação de aproximadamente 700 pessoas, incluindo os membros da igreja, visitantes e autoridades civis e eclesiásticas. Entre as autoridades civis, estiveram presentes o prefeito municipal, Murilo Félix; o presidente da Câmara de Vereadores de Limeira, Everton Ferreira; e o secretário municipal de Comunicação, Bruno Cunha. Da IELB, participaram do evento todos os integrantes da Diretoria Nacional – o presidente, pastor Geraldo Schüler, e os vice-presidentes de Ensino, pastor Joel Müller; de Expansão Missionária, pastor Heder Gumz; de Educação Cristã, pastor Fernando Garske; de Ação Social, pastor Airton Schroeder; de Comunicação, Éderson Wasem; e de Administração, Gustavo Becker da Silveira – os presidentes da Liga de Leigos Luteranos do Brasil (LLLB), Ives Moller; e da Juventude Evangélica Luterana do Brasil (JELB), Luiz Felipe Machado; o presidente da Associação de Entidades de Assistência Social (AESI), pastor Elbert Jagnow; os conselheiros dos distritos Bandeirante, pastor Jorge Falk Júnior; e Paulista, pastor André Kurz; os líderes leigos dos distritos Bandeirante, Cláudio Hergert; e Paulista, Carina Österlein; o pastor local, Gilson Persike; o secretário de Relações Institucionais da Sociedade Bíblica do Brasil (SBB) e coordenador da Aliança Pró-Tradução da Bíblia da Associação de Missões Transculturais do Brasil (APTB-AMTB), Paulo Teixeira; os pastores da Hora Luterana, Adelar Munieweg (diretor-executivo) e Mario Rafael Fukue, e demais pastores de ambos os distritos. Pastor Natanael da Silva, da Igreja Evangélica de Confissão Luterana de Limeira, também prestigiou a cerimônia, que contou com a participação da banda Brilha Jesus, da Congregação Bom Pastor, de Limeira, do grupo instrumental, conduzido pelo pastor Diego Pulga, da Congregação Luz do Mundo, de Indaiatuba, e pelo pianista Sávio Valadares, de Uberlândia, MG, e da União Coral dos distritos Bandeirante e Paulista, composta por 90 vozes e regida por Aline Batista Valadares Melo, da Congregação Cristo, de Uberlândia, e pelo pastor emérito Osmar Schneider, da Congregação Cristo Para Todos, de Ribeirão Preto. 

A mensagem do culto foi proferida pelo presidente da IELB, pastor Geraldo Schüler, que usou o versículo-chave do tema da IELB do quadriênio 2022-2026 para estimular os irmãos a permanecerem “firmados no ensino quem recebemos” (Cl 2.6-7). O presidente enfatizou a “preciosa teologia da cruz” como o cerne da fé cristã e o pilar do luteranismo confessional, destacando a ordem de Jesus para ensinar a todas as nações.

Uma das ênfases da pregação foi o pensamento sobre o relativismo, que, segundo o presidente, leva as pessoas a criarem suas próprias verdades e a rejeitarem as verdades absolutas da Bíblia, como a criação divina, a pecaminosidade humana e a salvação por meio de Jesus Cristo. Trazendo para o contexto atual, o presidente traçou uma analogia entre a trágica morte da jovem brasileira que faleceu por falta de socorro após cair em um vulcão na Indonésia, e a situação de milhões de pessoas que se encontram em um “abismo do inferno espiritual”, aguardando a Palavra da salvação.

A comissão organizadora sentiu-se honrada e satisfeita com o evento: “Foi um momento único para o nosso Distrito Bandeirante. Receber toda a Diretoria Nacional da IELB para celebrarmos juntos os 121 anos da Igreja Evangélica Luterana do Brasil, a presença de pessoas de outros distritos, especialmente da capital de São Paulo e de outras regiões, foi realmente muito especial”.

O conselheiro, pastor Jorge Falk Júnior, lembrou como surgiu a ideia de o Distrito Bandeirante sediar o culto nacional da IELB. “O presidente nos convidou para sediar o culto de 121 anos da nossa igreja, neste ano especial em que a Congregação Cristo, do bairro dos Pires, celebrou 100 anos de fundação. No início do ano, formamos uma equipe distrital composta pelas congregações Bom Pastor e Cristo – dos Pires e a diretoria distrital. Esta equipe foi coordenada pela comissão de eventos, organizando todos os detalhes estruturais. Foram convidados os regentes para liderar a união coral dos distritos Bandeirante e Paulista – também foi planejado um momento de música instrumental, e convidado também a banda Brilha Jesus. Foram muitas reuniões e decisões importantes até este dia”, relatou o conselheiro, destacando que “A mensagem do pastor Geraldo marcou a mente e o coração de cada um, lembrando que, aqui neste mundo muitos esperam serem salvos, assim como a jovem brasileira aguardava socorro no vulcão na Indonésia, e como podemos e devemos levar a palavra de Deus a todos, como diz nosso lema Cristo para todos”, finalizou.

Para o conselheiro do Distrito Paulista, André Kurz, o culto em comemoração aos 121 anos da IELB foi um momento marcante de fé, gratidão e comunhão. “A mensagem inspiradora do presidente Geraldo nos conduziu a refletir sobre o passado com gratidão, a vivermos o presente com firmeza no ensino da Palavra e a projetarmos o futuro com esperança em Cristo. Foi uma celebração abençoada, que renovou nosso compromisso com a missão da Igreja de Cristo e fortaleceu nossa unidade como povo de Deus”, considerou.

Entre muitos elogios e agradecimentos pela celebração, destacamos aqui o de Karin L. Semler, da Hora Luterana dos Estados Unidos, que estava presente no evento: “Minha gratidão pela oportunidade de adorar e celebrar com a IELB em Limeira! A música estava linda e foi uma alegria cultuar juntos. Sou grata pela oportunidade de conhecer tantos membros, pastores e líderes da IELB durante esta visita. É um belo lembrete do corpo de Cristo e um prenúncio da nossa celebração eterna juntos no céu! Eu me senti honrada por participar do culto em Limeira”.

Logo após o momento cívico e o culto, foi realizado um almoço de confraternização na Congregação Cristo, do bairro dos Pires, em Limeira.

DN SE REÚNE COM PASTORES E LIDERANÇAS PARA NOVOS PROJETOS

Aproveitando a ocasião de todos os integrantes da Diretoria Nacional estarem presentes no culto nacional, a DN se reuniu com as lideranças dos dois distritos paulistas. No domingo à tarde, na Congregação Cristo, de Limeira, com os pastores e lideranças do Distrito Bandeirantes, totalizando 60 pessoas, e na segunda-feira pela manhã, na Congregação Ebenézer, em São Paulo, com 18 pastores e 1 estagiário do Distrito Paulista. Ambos os encontros tiveram como pauta: saudação do pastor conselheiro, devoção e palavra do presidente da IELB, apresentação do trabalho, desafios e projetos das congregações do distrito, palavra dos integrantes da DN e apresentação do projeto do Encontro de Capacitação para Educação Cristã (ECEC) 2026, com o tema “Congregação preparada para a missão e a evangelização”, feita pelos vice-presidentes de Educação Cristã, pastor Fernando Garske, e de Expansão Missionária, pastor Heder Gumz.

Segundo o pastor Fernando, o diálogo e a apresentação do projeto do ECEC aconteceram na perspectiva do enfoque da IELB em 2026 “Crescendo em Ação de Graças”, reafirmando que a igreja que foi enraizada e edificada por Deus (2023), preservada e confirmada na fé em Cristo mesmo diante das dificuldades e perseguições (2024), que é firmada no ensino por meio da educação cristã e da vida receptiva (2025) agora, agradecida, transborda toda essa ação graciosa de Deus em direção aos “de fora”, participando da missão de Deus e assumindo seu papel na evangelização. “Por isso, chamamos o ano de 2026 de ‘o ano da missão’”, pontuou.

O conselheiro do Distrito Bandeirante, pastor Jorge Falk Júnior, classificou o momento de diálogo e aproximação como positivo. “É um projeto que abrange várias áreas dentro do distrito, com o objetivo de trabalhar a missão da região. Todos estão animados em fazer essa missão”, observou.    

Para o conselheiro do Distrito Paulista, André Kurz, foi um encontro para escuta mútua e visão missionária. “A reunião não apenas trouxe direcionamento e ideias práticas, mas também fortaleceu nossa comunhão e renovou nosso compromisso com a missão de Deus. Somos gratos por esse momento de escuta, diálogo e alinhamento, e seguimos confiantes de que, unidos em Cristo, daremos passos significativos para que o Evangelho continue sendo anunciado com fidelidade e relevância em nosso Distrito”, finalizou.

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Matérias Relacionadas

Não aposte sua vida

Pr. Lucas Pinz GraffunderCongregação Rei JesusNovo Hamburgo, RS Vivemos uma nova epidemia silenciosa. Ela não se transmite pelo ar nem aparece em...

Veja também

Não aposte sua vida

Pr. Lucas Pinz GraffunderCongregação Rei JesusNovo Hamburgo, RS Vivemos uma...

A epidemia da solidão

Mesmo diante de tão grande conexão virtual, pessoas estão cada vez mais carentes de conexões reais

I Simpósio de História da Igreja e 10º Simpósio de Lutero

     O Seminário Concórdia e a Faculdade Luterana Concórdia...