Aulas do mestrado de julho de 2022

Neste mês de julho, a Escola de Pós-Graduação do Seminário Concórdia voltou a ter aulas no modelo presencial. Na primeira semana, de 11 a 15 de julho, o Diretor do Concordia Seminary de St. Louis, Dr. Thomas Egger, lecionou uma disciplina sobre o livro de Êxodo. Na segunda semana, 18 a 22 de julho, o Dr. Ely Prieto, também professor do Concordia Seminary, lecionou uma disciplina na área da Homilética, intitulada “Lutero e a Pregação”. Para o Seminário Concórdia e para a IELB como um todo, é um grande privilégio contar com a participação de tão ilustres professores em mais uma etapa do Mestrado Livre em Teologia.

A disciplina da primeira semana alcançou o número de 23 participantes e a da segunda semana 21 alunos. Além de matriculados no programa regular de mestrado, estiveram presentes alguns alunos ouvintes. Do total, tivemos alunos luteranos dos mais diversos locais do Brasil, da América Latina (Argentina, Bolívia, Chile e México) e um aluno não luterano.

O programa de mestrado é o projeto de educação continuada oferecido aos pastores da Igreja Evangélica Luterana do Brasil (IELB) e até o mês de julho foi coordenado pelo professor Dr. Vilson Scholz.

Sobre os professores deste período:

O Dr. Thomas J. Egger é o Presidente (Diretor) do Concordia Seminary de St. Louis e Professor de Exegese do Antigo Testamento. O Dr. Ely Prieto, que já foi professor no Seminário de São Leopoldo, agora atua como Professor de Teologia Prática e é o Deão de Formação Ministerial Urbana e Transcultural do Concordia Seminary, em St. Louis.

Visita à Diretoria Nacional da IELB

No dia 15 de julho, Dr. Thomas J. Egger visitou a Diretoria Nacional da IELB, em Porto Alegre, RS, acompanhado do diretor do Seminário Concórdia, de São Leopoldo, RS,
Rev. Prof. Dr. Gerson Luis Linden. Na oportunidade, dialogaram sobre as experiências de trabalho dos dois seminários.

Dr. Thomas Egger: uma trilha através do Êxodo

De 11 a 15 de julho, mais de vinte pastores reuniram-se, das 8h15 às 17h15, para participar da disciplina sobre o Livro do Êxodo como parte do programa de Mestrado Livre do Seminário. Os participantes incluíam principalmente brasileiros, mas também pastores da Argentina, Bolívia, Chile e México. O professor Dr. Thomas Egger, Presidente do Concordia Seminary de St. Louis, deixou um relato sobre a sua primeira experiência no Brasil. Acompanhe:

“Para mim, foi um prazer poder ministrar, recentemente, um curso presencial no Seminário Concórdia. O compromisso sério, os comentários perspicazes e a evidente preparação e profundidade dos estudantes me impressionaram. O seminarista Kauê Paniz, recentemente retornado do programa de intercâmbio de um ano em St. Louis, serviu como nosso tradutor. O tema da aula variou de observações sobre palavras e gramática hebraica, observações literárias sobre a estrutura e a arte narrativa do livro, discussões prolongadas sobre temas principais da teologia bíblica decorrentes do texto do Êxodo, tais como o discurso e a presença de Deus, a expiação do sangue, a visão de Deus e o descanso sabático.

Vimos que a meditação sobre a Torá deve ser, em última instância, uma meditação sobre Cristo. Foi uma alegria ouvir não apenas dos estudantes luteranos sobre os benefícios deste foco, mas também de um estudante de origem não luterana que me disse que nossas discussões lhe apontaram claramente para Cristo e o ajudaram a compreender melhor a riqueza da obra de Cristo em nosso favor.

Esta foi minha primeira viagem ao Brasil e foi uma grande oportunidade para aprender mais sobre uma cultura diferente e, mais importante ainda, para confirmar e fortalecer as relações com um de nossos queridos Seminários irmão e Igreja irmã. Douglas Rutt e Ely Prieto, de St. Louis, também estiveram comigo. Os professores Linden, Scholz e Prunzel, juntamente com suas esposas e outros, nos receberam calorosamente, compartilhando seu tempo, refeições em suas casas, e ótimas conversas. Foi uma semana que eu nunca esquecerei. As amizades e a compreensão mútua que brotam de tais visitas acrescentarão um novo nível de respeito, confiança e alegria ao nosso futuro trabalho cooperativo, enquanto procuramos fielmente proclamar o Evangelho ao mundo: Cristo para todos.

Nós do Seminário Concordia em St. Louis aguardamos com expectativa nossa parceria contínua de intercâmbio de estudantes e professores com o Seminário Concórdia em São Leopoldo. Que o Senhor abençoe esta parceria por muitos anos!”

Dr. Thomas Egger, Presidente
Concordia Seminary, St. Louis, Missouri USA

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Matérias Relacionadas

Há 500 anos surgia o primeiro “Hinário Luterano”

Quando hoje ainda cantamos alguns hinos do primeiro “Hinário Luterano”, nós nos juntamos à igreja de Cristo que, através dos séculos, tem a mesma esperança de perdão, vida e salvação

Veja também

Há 500 anos surgia o primeiro “Hinário Luterano”

Quando hoje ainda cantamos alguns hinos do primeiro “Hinário Luterano”, nós nos juntamos à igreja de Cristo que, através dos séculos, tem a mesma esperança de perdão, vida e salvação

Ações de Graças em todo tempo

Célia Marize BündchenPresidente da Região Catarinense “Graças dou por esta...

No coração, a guerra. Na Bíblia, a paz

Assista à reflexão do pastor Paulo Teixeira, secretário de Relações Institucionais da SBB, baseado em 2Co 5.18