Depois de dois anos sem se reunir por causa da pandemia, foi um momento especial de reencontro da equipe e dos dezesseis casais participantes, sendo que sete casais concluíram o programa.
Tivemos a participação especial do pastor Martinho Quirino Sander, formado pela IELB e que atua desde 1984 na Lutheran Church-Missouri Synod. O pastor Martinho tem participado regularmente das atividades nos retiros do MML, mas, desta vez, teve a oportunidade de participar de uma conferência, dirigindo palestras sobre os temas: “O ministério e Cristo na calamidade” e “Pastor e esposa – a casa pastoral: uma ideia divina”.
O MML continua firme em seu objetivo de auxiliar pastores e esposas em seu relacionamento com Deus, entre si e com a igreja, enfatizando a missão de Deus de restaurar o relacionamento com os perdidos e fortalecer esse relacionamento entre aqueles que Deus chama para “fazer discípulos de todas as nações”. A igreja não está fazendo missão por Cristo, mas com Cristo; na verdade, Deus está em missão conosco, trazendo as pessoas ao seu Reino.
Uma das esposas que concluiu o programa nesta conferência, Edeltraut Lüdtke Knies, de Marechal Cândido Rondon, PR, falou em nome dos formandos:
“Quando comecei a ler sobre as primeiras notícias do MML, que apareceram no Mensageiro Luterano de 2012, logo mostrei para meu marido, e fiquei ansiosa por participar. Sempre insisti muito com o Jackson para que entrássemos nas primeiras turmas, porém só conseguimos entrar na sexta turma. Filhos pequenos, mudanças de paróquia, resistências e até um certo desânimo – ‘puxa, quando será a nossa vez?’
Eu achava que era para os pastores aprenderem a se organizar melhor em seu planejamento com o trabalho. Pastores não se formam administradores, pensei, e quando assumem uma paróquia, tem uma vida e um trabalho muitas vezes complexo para organizar. Só que isso é apenas uma pequena parte de tudo que vimos nesses anos de estudo do MML.
Nunca pensei que o MML fosse um programa da igreja que daria oportunidade para as esposas aprenderem um pouco mais do seu papel essencial na vida de seus maridos; o quanto o simples fato de ser uma esposa que ama seu marido, sua família e seu lar pode fazer a diferença no ministério dele; o quanto a missão tem a ver com amor e criar relacionamento de entrega e conexão profunda; o quanto o nosso papel como líderes cristãos se assemelha ao papel que Deus realiza conosco, de acolhimento, e não de condenação e culpa; o quanto o AMOR que a gente tanto espera dos outros é o AMOR que devemos ter conosco mesmos em primeiro lugar e com o nosso próximo mais próximo, em nosso lar.
Eu teria muito mais a dizer, mas minha tarefa nesse momento é agradecer: a Deus, que nos deu condições de estar aqui; a todos que contribuíram para que participássemos – paróquia, IELB, família; aos pastores e esposas que compartilharam suas experiências e percepções; e, claro, aos nossos mestres do MML, que nos trouxeram clareza sobre tantos aspectos essenciais da missão, do ministério e da liderança.
O pastor Erno Kufeld resumiu o MML como ‘algo diferente de tudo o que já vi’. Já o pastor Volnei Schwartzhaupt usou as palavras IMPACTANTE e TRANSFORMADOR.
Eu perguntei muitas vezes ao Jackson se ele já tinha ouvido falar de missão, ministério e liderança de uma forma tão acessível, simples e prática. Fomos surpreendidos em muitos momentos. O QUE O HOMEM COMPLICA, DEUS SIMPLIFICA. Pode ser mais simples, pode ser mais fácil; afinal, na espiritualidade da cruz, Deus faz tudo por nós.”
Depoimentos
“Este é o segundo ano que participamos do MML. Iniciamos em 2019 e agora retomamos as atividades com muita alegria e gratidão a Deus pela oportunidade concedida. Como casal, percebemos a importância da renovação de nossas forças com um programa que está totalmente alinhado na missão de Deus. Neste encontro, tivemos vários momentos de crescimento espiritual que nos motivaram ainda mais a seguir em nossa caminhada de fé como família cristã. Destaque para todos os envolvidos, que compartilharam suas experiências de uma forma muito bonita e positiva. Realmente, essa foi uma experiência muito abençoada!” (Pastor e professor Leonidio Görl e esposa Leila, São Leopoldo, RS)
“Minha esposa e eu participamos pela primeira vez do MML. Sentimos que fomos desafiados a uma avaliação pessoal. A temática ‘Conhecendo-me para liderar’ nos estimulou a desenvolver um bom relacionamento entre o pastor e seus colegas pastores, o pastor e suas ovelhas e, principalmente, o pastor e sua esposa (família pastoral). Aprendemos que Deus apoia o casamento do pastor concedendo dons ao esposo e à esposa para sua missão de trazer outros à fé cristã. Recomendo este excelente programa e parabenizo a IELB por fornecer essa atividade, em especial às esposas dos pastores.” (Pastor Ailton Müller e esposa Jeane, Medianeira, PR)
“Motivado pelo relato de colegas, eu e minha esposa resolvemos nos inscrever no MML 2022. Ao participar da primeira conferência ficamos surpreendidos positivamente, pois pela primeira vez pastores e esposas estavam juntos para refletir sobre missão, ministério e liderança. Fomos desafiados a olhar para a família pastoral como um ‘time que joga junto’ pela obra do Senhor. Juntos, pastor e esposa têm um papel fundamental na liderança de uma comunidade cristã. Outro enfoque foi um olhar para a missão de Deus, o qual desde a queda em pecado, trabalha em favor da salvação da humanidade, e nós, como família pastoral, fazemos parte dessa missão. O MML nos deu uma excelente experiência. Somos gratos à IELB pela oportunidade. Recomendamos a todos casais pastorais.” (Pastor André Levi Klein e esposa Karen, Pelotas RS)
Sob a coordenação do pastor Joel Müller, vice-presidente de Ensino da IELB, o MML já projeta o retiro com a participação de pastores e leigos, que será nos dias 21 a 23 de outubro de 2022, em Florianópolis, SC. É um momento especial para que homens e mulheres – líderes na IELB – possam se integrar a esse movimento que procura alinhar as ações da igreja e da sua liderança em favor da missão de Deus. E já estão abertas as inscrições para o próximo ano. Participem, pastores! Esposas de pastor, convidem seus maridos para investir três anos especiais na vida de vocês e na missão de Deus! Congregações, incentivem seus pastores a participar deste programa “diferente, impactante e transformador”, como foi definido pelos formandos.
Rony Ricardo Marquardt
Pastor
Membro do Comitê Coordenador