No sábado, 17 de setembro, o presidente da IELB, pastor Geraldo Schüler, participou, em Kisumu no Quênia, de uma reunião da Lutheran Church Missouri Synod (LCMS) e igrejas parceiras na missão. Entre os temas estudados estavam a visitação que os presidentes e bispos devem realizar aos pastores e congregações que estão sob seus cuidados, os riscos e perigos da igreja atualmente em todo o mundo e plantação de igrejas. Ao presidente da IELB, coube falar sobre o recrutamento e treinamento de pastores para a missão.
O presidente da IELB esteve na África Oriental para a Conferência Mundial do International Lutheran Council (ILC), que reuniu os líderes de 55 igrejas luteranas confessionais em todo o mundo para debater sobre o tema: “Liturgia e cultura: como a adoração molda nossa vida juntos e por que fazemos o que fazemos”.
Também estiveram presentes na Conferência o pastor Tardelli Voss, como tradutor, e o diretor do Seminário Concórdia, Rev. Dr. Gerson Linden, como membro do comitê de diálogo entre a Igreja Luterana e a Igreja Católica. Participaram também outros pastores da IELB por serem presidentes das igrejas em outros países, como o Uruguai (André Müller) Paraguai (Alceu Figur), França (Gleisson Schmidt), Bélgica (Gisbertus Van Hatten) e Portugal (Adalberto Hiller).
Além dos assuntos administrativos internacionais e regionais do ILC, foram analisados os principais temas comuns às igrejas em todo o mundo, tais como ministério pastoral, culto e liturgia e homossexualidade.