Em outubro, o vice-presidente de Ação Social da IELB, pastor Airton Schroeder, visitou a sede da Lutheriche KirchenMission (LKM), em Bleckmar, Alemanha. Durante a visita, teve uma reunião com o diretor da LKM, pastor Roger Zieger, e o pastor Martin Benhöfer, responsável pelo boletim missionário da instituição.
A LKM colabora com a IELB em projetos no Brasil, enviando voluntários e apoiando iniciativas sociais e missionárias. A missionária Andrea Riemann, atualmente baseada no Instituto Santíssima Trindade, em Moreira, Gramado, RS, e os pastores Hans Horsch e Karl Hermann Gottfried Auel são ligados à instituição. A LKM também participa do projeto de apoio à igreja em Moçambique.
Em Leipzig, o vice-presidente foi recebido pelo diretor, pastor Hugo Gevers, na Die Brücke (A ponte, em tradução livre). A instituição apoiada pela LKM atua no acolhimento e evangelização de crianças muçulmanas na língua Farsi, de famílias imigrantes oriundas do Irã e Afeganistão. Também visitou o templo da Congregação, em frente à instituição, construído em 1893.
Em Berlim, o pastor Roger Zieger conduziu a visita a lugares históricos do luteranismo, entre eles o templo São Nicolai, que reporta ser a primeira igreja, no tempo da reforma, a celebrar a ceia com os dois elementos (pão e vinho) oferecidos aos leigos.
Na capital alemã, pastor Airton também teve a oportunidade de se reunir com as senhoras Katja Schulz e Sarah Blank, que atuaram como voluntárias em projetos sociais e evangelísticos no Brasil, em 2007.
No domingo, dia 8, junto com o pastor Laerte Tardelli Voss, participou do culto na Igreja Augustana, em Wedding, Berlim. A congregação é vacante, por isso atendida pelo conselheiro distrital, pastor Roger Zieger. Após o culto, o pastor acompanhou em visitas turísticas à cidade e templos da Selbständige Evangelische Lutherische Kirche (SELK).
Dos dias 9 a 15 de outubro, o vice-presidente de Ação Social, representando a IELB, esteve presente na Conferência Internacional de Relações de Igrejas 2023, em Wittenberg. O tema do encontro foi “Liderança Luterana Confessional sob a cruz”, com o objetivo de fortalecer a unidade em Cristo e sua palavra para o luteranismo confessional mundial.
A programação contou com sete apresentações de teólogos de cinco igrejas diferentes, além das sessões de abertura e encerramento. Pastor Airton proferiu a mensagem da celebração matinal do dia 11.
As celebrações ocorreram na Igreja Santa Maria (Stadkirche), conhecida pelas obras do pintor Lucas Kranach. A conferência contou com a presença de representantes de 37 igrejas de 34 países.
Durante a conferência, em Wittenberg, o vice-presidente de Ação Social encontrou-se com os líderes das igrejas signatárias do Memorando de Entendimentos (MOU) do Projeto de Apoio das Igrejas para Moçambique, que é coordenado pelo vice-presidente. Durante o encontro, além de ratificarem o MOU, discutiram-se as expectativas e percepções de cada igreja em relação ao projeto.