Visita à igreja-irmã na Alemanha

Vice-presidente de Ação Social cumpriu agenda com a Lutheriche KirchenMission (LKM)

Em outubro, o vice-presidente de Ação Social da IELB, pastor Airton Schroeder, visitou a sede da Lutheriche KirchenMission (LKM), em Bleckmar, Alemanha. Durante a visita, teve uma reunião com o diretor da LKM, pastor Roger Zieger, e o pastor Martin Benhöfer, responsável pelo boletim missionário da instituição.

A LKM colabora com a IELB em projetos no Brasil, enviando voluntários e apoiando iniciativas sociais e missionárias. A missionária Andrea Riemann, atualmente baseada no Instituto Santíssima Trindade, em Moreira, Gramado, RS, e os pastores Hans Horsch e Karl Hermann Gottfried Auel são ligados à instituição. A LKM também participa do projeto de apoio à igreja em Moçambique.

Em Leipzig, o vice-presidente foi recebido pelo diretor, pastor Hugo Gevers, na Die Brücke (A ponte, em tradução livre). A instituição apoiada pela LKM atua no acolhimento e evangelização de crianças muçulmanas na língua Farsi, de famílias imigrantes oriundas do Irã e Afeganistão. Também visitou o templo da Congregação, em frente à instituição, construído em 1893.

Em Berlim, o pastor Roger Zieger conduziu a visita a lugares históricos do luteranismo, entre eles o templo São Nicolai, que reporta ser a primeira igreja, no tempo da reforma, a celebrar a ceia com os dois elementos (pão e vinho) oferecidos aos leigos.

Na capital alemã, pastor Airton também teve a oportunidade de se reunir com as senhoras Katja Schulz e Sarah Blank, que atuaram como voluntárias em projetos sociais e evangelísticos no Brasil, em 2007.

No domingo, dia 8, junto com o pastor Laerte Tardelli Voss, participou do culto na Igreja Augustana, em Wedding, Berlim. A congregação é vacante, por isso atendida pelo conselheiro distrital, pastor Roger Zieger. Após o culto, o pastor acompanhou em visitas turísticas à cidade e templos da Selbständige Evangelische Lutherische Kirche (SELK).

Dos dias 9 a 15 de outubro, o vice-presidente de Ação Social, representando a IELB, esteve presente na Conferência Internacional de Relações de Igrejas 2023, em Wittenberg. O tema do encontro foi “Liderança Luterana Confessional sob a cruz”, com o objetivo de fortalecer a unidade em Cristo e sua palavra para o luteranismo confessional mundial.

A programação contou com sete apresentações de teólogos de cinco igrejas diferentes, além das sessões de abertura e encerramento. Pastor Airton proferiu a mensagem da celebração matinal do dia 11.

As celebrações ocorreram na Igreja Santa Maria (Stadkirche), conhecida pelas obras do pintor Lucas Kranach. A conferência contou com a presença de representantes de 37 igrejas de 34 países.

Durante a conferência, em Wittenberg, o vice-presidente de Ação Social encontrou-se com os líderes das igrejas signatárias do Memorando de Entendimentos (MOU) do Projeto de Apoio das Igrejas para Moçambique, que é coordenado pelo vice-presidente. Durante o encontro, além de ratificarem o MOU, discutiram-se as expectativas e percepções de cada igreja em relação ao projeto.

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Matérias Relacionadas

Novos membros são recebidos em Nova Petrópolis, RS

Culto da Santíssima Trindade teve batismo e recepção de novos membros na Congregação São Marcos

Veja também

Novos membros são recebidos em Nova Petrópolis, RS

Culto da Santíssima Trindade teve batismo e recepção de novos membros na Congregação São Marcos

Enchente no RS provoca mudanças no Simpósio de Missão

Programação do Seminário Concórdia será reduzida e online. Inscrições podem ser feitas até o dia 21 de junho

Saúde mental em meio a desastres e catástrofes

A busca por autoconhecimento é sempre fundamental, ter ciência das suas habilidades, quando e onde tem condições físicas e emocionais para atuar é fundamental. Confira algumas dicas de como lidar com as emoções em cada fase