No domingo de 19 de maio, a igreja cristã esteve em festa pelo Dia de Pentecostes. Neste dia, também a Congregação São João, de Três Lagoas, em Foz do Iguaçu, PR, comemorou os seus 60 anos. Em louvor e gratidão a Deus pelos 60 anos em que a Palavra de Deus ecoou pelo bairro e na própria cidade, foi celebrado um culto festivo, com a participação do conselheiro do Distrito Cataratas, pastor Ailton José. Müller, do vice-conselheiro, pastor Romildo Reinaldo Wrasse, e do pastor local, Roberto Geloch.
O coral da Congregação Cristo Redentor, de Foz do Iguaçu, juntamente com o grupo de canto Vocalis, da Congregação São João abrilhantaram os momentos de louvor. A Escola Bíblica também fez uma linda apresentação.
Resgate histórico
Em 1964, o bairro Três Lagoas de Foz do Iguaçu era uma área rural. E alguns dos agricultores que lá se estabeleceram eram luteranos da Igreja Evangélica Luterana do Brasil. Ao chegar, uniram-se para criar uma igreja local. Desde 1961, já recebiam atendimento de pastores vindos de outras cidades. No dia 16 de maio de 1964 realizaram o primeiro culto, sendo este o marco inicial da igreja no bairro.
O seu primeiro templo foi ao lado da BR 277, na mesma altura onde é hoje. Depois, foi levado para dentro do bairro, na Rua Osasco. A fundação oficial foi no dia 4 de dezembro de 1977. Mas já desde 1964 estava ativa, com a pregação do Evangelho de Jesus Cristo, cultos, batismos, instrução das crianças e adolescentes, realização de ofícios de casamentos e sepultamentos, testemunho do Evangelho e atendimento às necessidades espirituais das pessoas.
Entre 2000 e 2007, a Congregação teve o seu primeiro pastor residente, pastor Glaydson Freire. Com a sua saída, o pastor Celso Wottrich conduziu os trabalhos pastorais. E, em 2021, veio novamente o pastor residente, pastor Roberto Geloch, que permanece atualmente.
“O grande objetivo da Congregação São João sempre foi anunciar o Evangelho de Jesus Cristo. Este Evangelho é a boa nova de que Jesus liberta, da paz e leva ao céu depois desta vida. E enquanto estamos neste mundo, Ele nos guia, nos dá forças para enfrentar todas as dificuldades e nos capacita a amar e ajudar as pessoas em suas necessidades. As portas da igreja estão abertas a qualquer pessoa que queira ouvir esta mensagem”, ressaltou o pastor Roberto.