A criação sofre

A teologia da cruz e a misericórdia de Deus

As intensas chuvas nos últimos meses trouxeram muitos sofrimentos a muitas pessoas. Em abril, no estado do Espírito Santo; em maio, segundo a defesa civil, 452 municípios do Rio Grande do Sul foram afetados, alguns deles, devastados. No mesmo período, nos Estados Unidos, uma das piores temporadas de tornados atingiu 12 estados, e a Alemanha sofre as piores enchentes dos últimos 30 anos. A criação de Deus está gemendo enquanto aguarda a casa eterna (2Co 5.1ss).

No princípio, Deus manifestou a sua glória quando criou o ser humano à sua imagem e semelhança, estabelecendo-o de forma distinta dentro do mundo: “Deus criou o ser humano à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou. E Deus os abençoou e lhes disse: sejam fecundos, multipliquem-se, encham a terra e sujeitem-na. Tenham domínio sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu e sobre todo animal que rasteja pela terra” (Gn 1.27,28).

Quando falamos de Deus, nos referimos ao mistério da Trindade e reconhecemos a tríplice obra da criação, redenção e santificação. O Credo Apostólico é um belo resumo da fé na obra da Trindade, muito bem exposta no Catecismo Menor de Lutero. Em sua explicação para o Credo Apostólico, Lutero traz importantes ensinos. O primeiro artigo – da criação – revela tudo aquilo que está disponível para nós, o que vem diretamente de Deus e o que ele nos concede por meio da criação e das pessoas criadas: “olhos, ouvidos e todos os membros… me dá comida, bebida, bens… supre-me todo o necessário…”. O segundo artigo, da redenção, expressa de forma abrangente a obra de Jesus aplicada à nossa vida diária. E o terceiro artigo, da santificação, nos mostra a atuação do Espírito Santo, aquele que veio sobre a igreja no Pentecostes e atua por causa da cruz de Jesus Cristo naqueles que creem, enviando-os para dentro da criação, onde a fé toma corpo e se torna visível por meio de ações que manifestam a misericórdia de Deus.

O ser humano foi criado não apenas para se relacionar com Deus, mas também para se relacionar com as criaturas e com toda a criação. A desobediência do ser humano trouxe sofrimentos, não apenas a si mesmo, mas a toda a criação. Em Jesus, o mundo é reconciliado com o Criador.

As calamidades nos assustam, entristecem e desestabilizam, mas desde a queda em pecado a natureza sofre calamidades que geram o caos. Uma coisa é certa: Deus não foi afetado. Ele é o mesmo ontem, hoje e sempre. A Igreja Evangélica Luterana do Brasil, firmada na doutrina da teologia da cruz, sabe que Deus continua governando o mundo. Por isso nós não precisamos fazer perguntas: Para quê? Por que tudo isso? Onde está Deus? Não! A teologia da cruz não nos obriga a fazer perguntas. A Teologia da Cruz nos convoca a confiar em Cristo.

Por causa da teologia da cruz nós fixamos nossos olhos no que Cristo fez e apontamos para ele. O pecado corrompeu e rompeu a perfeita relação com o Criador. Mas o batismo nos recoloca no propósito inicial de Deus, agindo por nós (redenção). Recriados para viver à “imagem e semelhança”, Deus age em nós nos conduzindo nessa fé, alimentando essa fé no culto (o servir de Deus – gottesdients) e por meio da santa ceia (santificação). Assim somos enviados por Deus para cultivar e guardar a sua criação; assim Deus age por meio de nós e a sua misericórdia é compartilhada com as pessoas por meio de nós (cuidar da criação).

É preciso cuidar para não ser engolido por um falso evangelho das obras altruístas, ou, pior, do humanismo secular que exclui Deus da criação e de todo o trabalho que se realiza em favor do próximo. O cristão luterano sabe que a misericórdia compartilhada no seu trabalho é a misericórdia divina. A misericórdia de Deus se mostra por meio do seu povo.

Jesus afirmou no sermão do monte: “Vocês são o sal da terra. Vocês são a luz do mundo”. E Mateus 5.16 resume, dizendo: “para que vejam as boas obras que vocês fazem e glorifiquem o Pai de vocês, que está nos céus”. Sim, as ações do povo de Deus revelam Deus agindo em favor da sua criação. O que a igreja faz pelas pessoas demonstra a presença de Deus e o seu cuidado com a vida.0

Nessa catástrofe, é visível o movimento de ações misericordiosas sendo realizadas pelo povo da igreja: no estado do Rio Grande do Sul, membros e pastores de nossas congregações recebendo doações e compartilhando. E em todo o país, irmãos luteranos e não luteranos mobilizados, inclusive junto com o poder público, enviando doações. Também as organizações sociais recebendo e compartilhando. Diante disso, alguém me falou: “Pastor, se o que estamos fazendo não é o evangelho, então não sei o que é evangelho”. Confesso que precisei parar, ouvir, deixá-lo falar mais um pouco e até interromper: “Calma, irmão, vamos entender melhor!” (E aqui eu resumo a nossa conversa). A ação social e a resposta ao desastre não é o evangelho.  Exatamente! O trabalho que realizamos não é o evangelho. O evangelho é sobre Jesus! O evangelho é o que Jesus fez e faz para salvar pessoas. O que nós fazemos testemunha o evangelho.

Por causa do evangelho, nós, cristãos, trabalhamos. O trabalho é a manifestação do evangelho que nos move. Viver, servir, amar, ser pequenos Cristos, como afirmou Lutero, junto àqueles a quem estendemos as mãos. Cristo é o evangelho, a obra de Cristo na cruz para a salvação da humanidade, para perdão dos meus e dos seus pecados. Este é o evangelho!

Fiquemos atentos, porque, às vezes, quando pensamos que nossas ações são o evangelho, nós estamos nos colocando no lugar de Cristo e deixando de fazer o é próprio da igreja: testemunhar e pregar o evangelho. A catástrofe colocou multidões de joelhos, sem dinheiro, poder, conhecimento. Essa condição não vai salvar alguém. O impacto da catástrofe não salva. A igreja precisa entender que é preciso estender a mão, a mão de Cristo. Estender a mão e apontar para Cristo e sua obra de salvação A catástrofe mostrou que tudo é frágil e passageiro. Com coragem, sabedoria e alegria pregamos Cristo, o inabalável Senhor e Salvador.

Cristo é a segurança. Todas as pessoas precisam saber disso! A igreja aponta para a cruz! Isso não é aproveitar-se da vulnerabilidade das pessoas, mas é ser igreja. Ser igreja no meio do caos não é padecer numa organização social, mas é ser pregadora da cruz de Cristo, da obra de Cristo e acolhedora na sua misericórdia. O trabalho da igreja não termina quando as pessoas estiverem voltando a uma vida mais confortável em sua condição material e social. A igreja trabalha para preservar a vida de todas as pessoas, e “todos conhecerão que vocês são meus discípulos: se tiverem amor uns aos outros” (Jo 13.35).

A igreja terá cumprido um propósito quando as pessoas estiverem diante do altar, tomando a santa ceia, sendo servidas pelo Senhor no culto, integradas ao corpo de Cristo. A igreja anuncia a salvação. Ela precisa estar atenta para que as pessoas impactadas pelo amor de Deus, recebido por meio do trabalho de misericórdia, agora lhes ensine de forma clara e direta sobre quem é este Deus e como ele salva as pessoas.

O trabalho da igreja é preparar a pessoa para morrer melhor, para estar com Cristo, onde é incomparavelmente melhor. Nem por isso a igreja pode ignorar o sofrimento. Por causa deste Cristo a igreja atua firme e de forma abundante e diligente para diminuir o sofrimento. O trabalho da igreja não se limita ao campo físico e material. Ela aponta para Cristo, o Salvador. A igreja quer o que Jesus quer – a salvação das pessoas. As ações de misericórdia abrem portas, marcam a vida das pessoas, mostram a bondade de Deus e exercitam a fé do cristão. As ações são a fé ativa no amor. Mas o trabalho da igreja segue: ela anuncia Jesus para que a fé venha pelo ouvir.

As obras de misericórdia podem ser feitas por todas as pessoas, e elas não salvam a quem as realiza ou a quem as recebe. Só Jesus salva. Por isso, o trabalho da igreja em todas as suas ações, das menores às maiores, mostra Cristo, o Salvador. Cada congregação precisa agir com sabedoria para que todas as pessoas que receberam apoio sintam que a igreja as quer no culto, integradas ao corpo de Cristo e tomando a ceia diante do altar, mediante a devida instrução e profissão de fé.

Deus está fazendo grandes coisas por meio de nós. Ele agiu por nós, nos salvando na cruz. Ele age em nós por meio da Palavra e do sacramento, nos mantendo nesta nova vida. Jesus age por meio de nós, cuidando de toda a criação, em todos os lugares, em todos os momentos, até nos mais cruciais.

E A IGREJA? Ela estava no lugar antes do desastre. Ela está no lugar atuante durante o desastre e ela permanece atuante depois do desastre, porque Cristo é o mesmo ontem, hoje e para sempre. E a igreja foi instituída para que o povo possa ver o Cristo ressuscitado e por ele ser servido com misericórdia para a salvação.

Que Deus abençoe a sua vida, seu trabalho e engajamento. Por causa da cruz de Cristo, a misericórdia de Deus chega às pessoas por meio de cada um de nós.

Acesse aqui a versão impressa.

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Matérias Relacionadas

Igreja realiza a 10ª Conferência do MML

O evento reuniu a equipe do MML, pastores e esposas, proporcionando um espaço de aprendizado, reflexão e renovação

Veja também

Igreja realiza a 10ª Conferência do MML

O evento reuniu a equipe do MML, pastores e esposas, proporcionando um espaço de aprendizado, reflexão e renovação

Departamentos fazem última reunião antes do CD 2024

Integrantes se reuniram de forma online para apresentação de relatórios

Congregação Da Santa Cruz celebra 76 anos

Culto festivo também lembrou os 175 anos da imigração alemã na região