Como reagir ao diabo?

Essa estátua de Lúcifer é uma boa oportunidade para esclarecer os ensinos bíblicos sobre este anjo maligno, o poder que ele tem e o poder que ele não tem.

Está previsto para ser inaugurada neste 13 de agosto, no “santuário a Lúcifer”, em Gravataí, RS, a imagem de uma criatura com corpo humano, asas e cabeça de bode, com cinco metros de altura. O religioso responsável explica que Lúcifer “é um deus que, assim como tantos outros, foi demonizado pela igreja, mas é o portador da luz e do autoconhecimento”.

Em nosso país existe o princípio da liberdade religiosa, algo muito bom. É preciso respeitar e tolerar qualquer fé, até aquela que adora o pior inimigo dos cristãos. Mas, então, como reagir? Antes de tudo, é bom saber que os cristãos não foram chamados para serem advogados de Cristo, mas testemunhas dele. A resposta, portanto, deve ser a mesma de Cristo ao diabo nas três tentações no deserto: “Está escrito nas Escrituras”. Essa estátua de Lúcifer é uma boa oportunidade para esclarecer os ensinos bíblicos sobre este anjo maligno, o poder que ele tem e o poder que ele não tem. Alguns colocam o diabo em tudo e encenam a expulsão de demônios impulsionados pelo próprio pai da mentira. Por outro, tem gente que não acredita na existência do diabo e dos anjos maus.

A Bíblia é um livro com muitas interpretações. O que é literal e o que é simbólico? O grande perigo é alegorizar aquilo que é real, como acontece com a figura de Satanás. Vale lembrar que o termo “lúcifer” vem da versão latina Vulgata, do termo grego “fosfóros” (estrela da alva ou planeta Vênus), em 2Pedro 1.19 – uma referência a Jesus. O Diabo sempre quis ser Deus, até no nome. Ou como disse Paulo: “E isso não é de admirar, pois até Satanás pode se disfarçar e ficar parecendo um anjo de luz” (2Coríntios 11.14).

Comentários

  1. Meu querido Velho-de-Guerra Marcos!
    Muito boa a tua reflexao sobre o diabo e seu nome. Disseste bem quando afirmaste que ele que ser Deus, mesmo ate no nome “Lucifer”. Um forte fraternal abraco, Martinho Q. Sander

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Matérias Relacionadas

Ações de Graças em todo tempo

Célia Marize BündchenPresidente da Região Catarinense “Graças dou por esta vida.” Assim inicia um belo hino que certamente todos nós gostamos de...

Veja também

Ações de Graças em todo tempo

Célia Marize BündchenPresidente da Região Catarinense “Graças dou por esta...

No coração, a guerra. Na Bíblia, a paz

Assista à reflexão do pastor Paulo Teixeira, secretário de Relações Institucionais da SBB, baseado em 2Co 5.18

Aos aflitos

Ao corpo de Cristo pertencem pessoas que se lembram de nós que se aproximam de nós com afeto. A presença do Criador em suas criaturas afasta o medo. João nos garante que podemos caminhar com absoluta confiança, mesmo em época de crise.