Memórias Imigrantes: Objetos, Imagens e Histórias

Exposição integra o Fórum Brasil e Alemanha: passado, presente e futuro – Vozes da Imigração Alemã

No dia 16 de outubro, na biblioteca da Unisinos, em São Leopoldo, RS, ocorreu o Fórum Brasil e Alemanha: passado, presente e futuro – Vozes da Imigração alemã. O evento foi dividido em três momentos: abertura oficial da Exposição Memórias Imigrantes: Objetos, Imagens e Histórias; lançamento do Selo dos Correios e o Fórum.

Na abertura da celebração, o vice-reitor, Artur Jacobus, o decano da Escola de Humanidades, Luiz Rohden, a decana da Escola da Industria Criativa, Laura Dalla Zen e o curador da exposição e coordenador do Instituto Anchietano de Pesquisas e Memorial Jesuíta Unisinos, Pe. Felipe Soriano, realizaram o ato de descerramento da fita inaugural e abertura oficial da Exposição, que conta com peças pertencentes ao Memorial Jesuíta e ao Museu do Colégio São José. A exposição é aberta ao público e pode ser visitada de segunda a sexta, das 9h às 12h e das 13h30 até as 16h, até o dia 25 de outubro.

O vice-presidente de Comunicação da IELB, Éderson Wasem, acompanhado pela museóloga Elis Meister, representou a IELB no evento. A IELB, parte dessa trajetória, estava retratada com imagens do Colégio Luterano Concórdia, de São Leopoldo, RS, e do templo da CEL Cristo, de Porto Alegre, RS, além de publicações históricas, como o Kirchenblatt. Durante o Fórum, foram lidas traduções de cartas de imigrantes, compartilhando relatos sobre a chegada ao Brasil.

O evento tem o objetivo de celebrar os 200 anos da imigração alemã oferecendo ao público não apenas um panorama histórico da imigração alemã na região, mas também um olhar para o presente e o futuro das relações entre Brasil e Alemanha.

Artigo anterior
Próximo artigo

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Matérias Relacionadas

Projeto Eliézer realiza encerramento das atividades do ano

Programação contou com entrega de certificados do curso de Capelania Hospitalar em Assistência Espiritual e confraternização

Veja também

Projeto Eliézer realiza encerramento das atividades do ano

Programação contou com entrega de certificados do curso de Capelania Hospitalar em Assistência Espiritual e confraternização

Formandos recebem chamado

Além dos 14 novos pastores, 11 estudantes do 4º ano vão para o estágio em 2026

Crescendo em ação de graças

VIVENDO EM CRISTO “Portanto, assim como vocês receberam Cristo Jesus,...