Educação com base na fé

Dione Galvani
Diretora da Escola São Mateus  

Inspirada em Lutero, que defendeu que o único caminho da salvação é a fé em Cristo e proporcionou o nosso acesso direto à palavra de Deus, a Congregação São Mateus, de Sapiranga, RS, representada pelos membros Arlindo Muller e Anselmo Schuller, concretizou a fundação de uma escola, em 1952.

São mais de 70 anos voltados para a educação, e, em 2019, criamos o nosso MANIFESTO, em que firmamos o nosso compromisso com uma educação baseada em uma pedagogia cristã. Acreditamos, como explica o autor César Nunes (2018, p.154), que construir escolas é afirmar uma presença no mundo com propósito e responsabilidade, promovendo fraternidade, solidariedade e sustentabilidade — dons graciosos de Deus. A pedagogia luterana coloca a Bíblia e os valores cristãos no centro do ensino e da formação de caráter, promovendo autonomia, pensamento crítico e responsabilidade. O nosso Manifesto, com seus quatro pilares, aborda tudo isso! E como ele se reflete na nossa rotina escolar e na relação entre professores, alunos e comunidade?

  1. A LINGUAGEM ME CONECTA AOS OUTROS.                                                    

           A DIFERENÇA NOS TORNA IGUAIS.


No dia a dia, a pedagogia luterana se manifesta na criação de um ambiente acolhedor, onde cada estudante é visto como uma pessoa única. Equipe diretiva, pastoral e professores atuam como guias e facilitadores, incentivando o respeito mútuo, a empatia e a convivência harmoniosa. Esta postura reforça a ideia de que todos são filhos de Deus e merecem atenção e cuidado.

  1. VENCER OS OBSTÁCULOS DE HOJE.                                                               

           O QUE NOS GUIA SÃO OS VALORES CRISTÃOS.


As aulas integram conteúdos acadêmicos com valores cristãos. Em Projeto de Vida, refletimos sobre justiça e solidariedade; em Ciências, abordamos a criação e o cuidado com o meio ambiente; na Educação Financeira, a parábola dos talentos inspira decisões responsáveis. Todos os dias, começamos as aulas com devoção, conduzida pelo capelão, pastor Alexandre Ulrich, fortalecendo a fé dos estudantes e unindo ainda mais a comunidade escolar, que acompanha esses momentos pelo site da escola: saomateus.g12.br.

  1. FAMÍLIA E ESCOLA UNIDAS NUM PROPÓSITO.                                         

           FORTALECER OS JOVENS PARA DESAFIOS QUE AINDA NÃO EXISTEM.


A pedagogia luterana também se manifesta na formação de cidadãos éticos e responsáveis, estimulando debates, ações solidárias e a prática diária do amor ao próximo. Nossa biblioteca, cuidadosamente composta, reforça princípios como ética, respeito e fé cristã, apoiando a formação integral dos estudantes. A parceria com as famílias e a comunidade é essencial, fortalecida por eventos, cultos e atividades que promovem integração e transformam a escola num espaço de transformação social, alinhado aos valores cristãos.

  1. A TECNOLOGIA NOS CERCA.                                                                                   

          A INTELIGÊNCIA EMOCIONAL NOS FAZ SENSATOS.   

Vemos a tecnologia como ferramenta que amplia o conhecimento e facilita o aprendizado, sempre guiada pela responsabilidade e ética cristãs. Também oferecemos disciplinas voltadas à tecnologia, orientadas pelo desenvolvimento da inteligência emocional, que conduz a relações respeitosas e responsáveis.

Como escola cristã, o nosso desejo é que toda a comunidade escolar, busque um caminho para viver com mais compaixão e responsabilidade, refletindo o amor de Deus em nossas ações e relações.

Clique aqui para ler o nosso Manifesto.

Referências bibliográficas:

NUNES, César. A Pedagogia Luterana: Dois Olhares. Canoas: Editora da Ulbra; Porto Alegre: Concórdia, 2018.

Acesse aqui a versão impressa.

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Matérias Relacionadas

Gracias por la vida

Reflexão do pastor Cesar Motta Rios no Dia Nacional de Ação de Graças

Veja também

Gracias por la vida

Reflexão do pastor Cesar Motta Rios no Dia Nacional de Ação de Graças

DN se reúne com Congregação de Professores do Seminário

No dia 25 de novembro, a Diretoria Nacional da...

Jovens confirmam sua fé em Ponta Grossa, PR

No dia 15 de novembro, 29 jovens confirmaram a...