Em um evento marcado pela gratidão e pelo compromisso renovado com a missão da Igreja, a IELB inaugurou, no dia 23 de setembro, a nova sede da Editora Concórdia. A cerimônia, realizada no Centro Educacional Concórdia, em São Leopoldo, RS, marcou um novo e importante capítulo para a casa publicadora, que busca se reerguer após as enchentes de 2024.



A cerimônia reuniu cerca de 60 pessoas, incluindo a Diretoria Nacional da IELB,professores do Seminário, o reitor da Ulbra, pastor Adriano Chiarani, o capelão geral da Ulbra, pastor Maximiliano Wolfgramm Silva, o diretor da Hora Luterana, pastor Adelar Munieweg, representante da Sociedade Bíblica do Brasil (SBB), pastor Márcio Alves, o representante do Conselho Diretor e integrante do Departamento de Comunicação da IELB, Alexandre Matte Jr., e demais colaboradores, distribuidores e parceiros da Editora.


A programação, marcada pelo tradicional corte da faixa e um coquetel, teve a participação do trio de músicos luteranos: Dagmara Figur, Rodrigo Bloch e Tobias Linden, e a devoção conduzida pelo redator da IELB, pastor Nilo Wachholz.


Inspirada na promessa bíblica de que “A erva seca e as flores caem, mas a palavra do nosso Deus permanece para sempre” (Is 40.8), o pastor Nilo destacou que Deus, em sua infinita sabedoria, quis que a história da salvação fosse registrada por escrito, passando de pedras a rolos, e de formatos impressos a plataformas digitais. Ele traçou um paralelo histórico, lembrando que os primeiros líderes da IELB, com a mesma visão de Lutero e dos reformadores, decidiram fundar a Editora Concórdia em 1923. O propósito era claro: prover materiais de qualidade para a igreja e, assim, manter os cristãos unidos sob a mesma teologia.


O INÍCIO DE ALGO MAIOR
O novo espaço simboliza a resiliência da Editora Concórdia, que em 2024 enfrentou a perda de aproximadamente 90% de seu estoque devido às enchentes – um total de 55.029 itens. Em resposta, a editora reimprimiu 15 mil exemplares e, atualmente, conta com 108 títulos impressos, além de anunciar o lançamento do aplicativo IELB+, que oferece livros e materiais da Igreja para download gratuito.




Segundo o vice-presidente de Comunicação da IELB, Éderson Wasem, a mudança de sede e de filosofia reflete o fortalecimento do vínculo entre a Igreja e sua casa publicadora. “Agora, ela se torna uma editora que serve à Igreja, reafirmando seu compromisso com a Palavra e publicações de qualidade”, destacou Wasem. A Editora Concórdia, que já foi uma sociedade comercial, passa a ser oficialmente subsidiada pela IELB, garantindo seu foco na missão eclesiástica.


Diante dos novos desafios e oportunidades, a IELB olha para o futuro com confiança. A nova sede foi estabelecida em São Leopoldo, e não em Porto Alegre, como parte de um projeto maior da IELB para transformar o Centro Educacional Concórdia em um grande complexo cultural-histórico-teológico-acadêmico. O local, que já abriga o Colégio, o Seminário e a Faculdade Concórdia, também receberá em breve o Instituto Histórico e um possível museu da IELB, criando um polo de referência para a comunidade luterana.



A cerimônia foi encerrada com o corte da faixa pelos presidentes da IELB, pastor Geraldo Schüler, e da Editora Concórdia, Rogério Hickel, oficializando o início de uma nova fase para a editora.



“Recentemente celebramos os 125 anos da missão da Lutheran Church-Missouri Synod (LCMS) aqui no Brasil e os 121 anos de fundação da IELB. E essa linda e abençoada história teve dois pilares que foram utilizados por Deus para dar sustentação à IELB: a boa formação teológica dos pastores e a produção e disponibilização de boa literatura cristã luterana confessional. A Editora Concórdia, portanto, foi um preciosíssimo instrumento nas mãos de Deus na condução da sua igreja. Ao inaugurar a sua nova sede, justamente no campus do Seminário Concórdia, e com uma nova formatação de trabalho, ela certamente continuará sendo um importante e insubstituível pilar que dará sustentação às ações de Deus através da IELB, visando a sua glória e a salvação de muitas pessoas no Brasil e no mundo. É por esse motivo que expressamos profunda gratidão a Deus e aos colaboradores da Editora, e olhamos para o futuro com muita alegria e esperança”, finalizou o presidente da IELB.







