A gratidão é ensinada nas Escrituras: “Em tudo, deem graças, porque esta é a vontade de Deus para vocês em Cristo Jesus” (1Ts 5.18) e “Que a paz de Cristo seja o árbitro no coração de vocês, pois foi para essa paz que vocês foram chamados em um só corpo. E sejam agradecidos” (Cl 3.15).
A gratidão das pessoas cristãs se transforma em atitude que beneficia outras pessoas. Isso pode incluir escrever coisas boas, ajudar o próximo, expressar palavras de gratidão, ser gentil ou realizar feitos importantes pelo próximo. A gratidão não é apenas uma emoção, ela se torna um estilo de vida que, fortalecendo a mente, faz bem à vida.
Há coisas que foram feitas no passado por gratidão a Deus e abençoam gerações. Há 125 anos, uma convenção da igreja irmã, Lutheran Church-Missouri Synod (LCMS) decidiu enviar um missionário, pastor luterano confessional, ao Brasil. Pessoas ofertaram e viabilizaram a decisão. Aquela decisão e aquelas ofertas abençoaram a cada um de nós, hoje membros da IELB. Aquela forma de agradecer a Deus com ofertas fez nosso Seminário Concórdia completar 122 anos, agora com a formação teológica reconhecida por meio da Faculdade Luterana Concórdia. A disposição do missionário Broders em servir no Brasil levou a IELB a celebrar os 121 anos de fundação. Hoje somos mais de 900 pastores, quase dois mil locais de culto e centenas de milhares de fiéis em todos os estados do Brasil.
Quando olhamos para esses fatos históricos, nos alegramos e percebemos que estamos dentro dessa história, pois ela direciona a nossa vida.
Esta época do ano é repleta de datas festivas para a vida da IELB e da cristandade. De forma especial, o nascimento de Jesus Cristo no primeiro Natal, que trouxe reconciliação e paz com Deus. Aquele ato do amor de Deus chegou até nós. E seguiu um caminho: a Reforma Luterana resgatou a verdade das Escrituras, e, por meio da vinda de um missionário ao Brasil e o desenvolvimento da história, a mesma mensagem chegou a nós. Fomos levados ao batismo e acrescentados à comunhão do corpo de Cristo. Somos cristãos porque, no passado, decisões foram tomadas em favor da presença do evangelho ao nosso alcance.
Com gratidão a Deus, hoje, não apenas queremos falar disso, mas reconhecer que essa dinâmica coloca o desenvolvimento da missão de Deus como desafio nas nossas mãos – do povo de Deus, os batizados – e nos dá a incumbência de administrar cada congregação, sustentando-a para que o evangelho continue sendo entregue a cada geração. Que o Seminário tenha professores, que sejam preparados pastores que entreguem a Palavra e os sacramentos de forma pura a esta geração. Cada um, no lugar onde Deus o colocou, participa da missão de Deus que é salvar as pessoas.
Ao fazermos parte do corpo de Cristo e da organização Igreja Evangélica Luterana do Brasil, temos o privilégio de usufruir e compartilhar as coisas maravilhosas que Deus tem feito.
Que a nossa gratidão a Deus possa se expressar na forma de entrega. Fomos entregues ao Senhor no batismo. Pertencendo ao Senhor, não nos faltam motivos para nos engajarmos no trabalho, consagrando tempo, dons e bens para a edificação da igreja entre nós e fora do país. Que o servir como membro, pastor, diácono ou diaconisa seja a forma de agradecer a Deus dentro do corpo de Cristo – a igreja. E que não nos cansemos de evangelizar nossos filhos e as próximas gerações. Envolva-se! As pessoas precisam ser alcançadas pelo evangelho nesta geração. Que ao lado dos desafios modernos da tecnologia e mudanças de hábitos não nos falte vontade de ofertar nossa vida e nossos bens para a salvação das pessoas. Deus nos resgatou pelo testemunho de gerações anteriores e nos chamou para sustentar e promover com orações e ofertas a evangelização desta geração.
Acesse aqui a versão impressa.


