Gratidão diária

Novembro chega nos convidando a uma pausa reflexiva. Neste mês, em que celebramos o Dia de Ação de Graças, somos lembradas, como servas de Deus, de que a gratidão é um exercício diário e um pilar da nossa fé. A Palavra nos ensina: “Em tudo, deem graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco” (1 Ts 5.18).

Dar graças não significa apenas agradecer pelas bênçãos óbvias. Significa reconhecer a soberania e a bondade de Deus em todas as circunstâncias – nas alegrias e nas dificuldades, no que compreendemos e no que excede o nosso entendimento. É um ato de fé que nos conecta à fonte inesgotável de toda a graça. Como nos diz o salmista: “Entrem por suas portas com ações de graças e nos seus átrios, com hinos de louvor; rendam graças e bendigam o seu nome” (Sl 100.4).

À medida que o ano se encaminha para o seu final, é natural fazermos um balanço. Olhamos para trás e vemos a mão fiel de Deus nos sustentando, nos perdoando e nos conduzindo. Neste ponto, somos chamadas à reflexão. Certa vez ouvi uma pergunta que me tocou profundamente e compartilho com vocês: “Se você acordasse hoje somente com o que você agradeceu ontem em oração, com o que estaria vivendo?”

Essa questão nos confronta com a essência de nossas orações. Nossas súplicas são frequentemente cheias de pedidos, mas a gratidão ocupa o espaço que lhe é devido? Muitas vezes, tomamos como garantidas as bênçãos mais fundamentais, como a salvação em Cristo, a Palavra, a comunhão, a saúde, a família, o alimento e o abrigo. Mas reconhecemos isso de fato, diariamente?

Que presente é poder expressar essa gratidão ao nosso Pai celestial, que nos abençoa e nos habilita a sermos bênçãos na vida de outros! “Tudo isto é para o bem de vocês, para que a graça, multiplicando-se (alcançando um número cada vez maior de pessoas), faça que transbordem as ações de graças para a glória de Deus” (2Co 4.15).

Graciosamente na expectativa

Este clima de gratidão prepara nossos corações para o novo tempo que se aproxima. O final de ano nos leva a projetar a esperança em um novo ciclo, e a nossa Liga de Servas Luteranas do Brasil (LSLB) tem um motivo especial para essa expectativa: o Congresso Nacional da LSLB em janeiro de 2026!

O tema que nos guiará nesse encontro é “Graciosamente”, fundamentado em Filipenses 4.7: “E a paz de Deus, que excede todo entendimento, guardará o coração e a mente de vocês em Cristo Jesus”.

Esse versículo é uma promessa de Ação de Graças em si! Ele nos lembra que a verdadeira gratidão não se baseia em um mundo perfeito, mas na paz de Deus que nos é dada gratuitamente (graciosamente) em Cristo Jesus. É essa paz que guarda nossos pensamentos e emoções em meio às ansiedades e incertezas.

Em um mundo agitado, sermos guardadas graciosamente pela paz de Deus é o maior motivo de louvor! A própria Escritura nos ensina o caminho para essa paz: “Não andem ansiosos por coisa alguma; antes, em tudo, pela oração e súplicas, com ação de graças, apresentem seus pedidos a Deus” (Fp 4.6).

Que o mês de novembro nos encontre com corações dispostos a oferecer sacrifícios de gratidão, reconhecendo a graça que nos foi dada. Que possamos viver cada dia com o foco no nosso Senhor Jesus, permitindo que a sua paz nos guarde, enquanto nos preparamos para a maravilhosa comunhão em janeiro, e enquanto nos preparamos para a plena comunhão no Céu,

Graciosamente,

sua irmã em Cristo e serva do Senhor.

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Matérias Relacionadas

João Pessoa, PB, realiza Encontro Paroquial de Servas

Há anos, as servas da Paróquia Bom Pastor, de João Pessoa, PB, realizam programações especiais em conjunto. No dia 26 de...

Veja também

João Pessoa, PB, realiza Encontro Paroquial de Servas

Há anos, as servas da Paróquia Bom Pastor, de...

O Redentor e a Maria

O IBGE divulgou quais são os nomes mais populares....

Maria deve estar mais aliviada agora!

Pastor Lucas Pinz GraffunderCongregação Rei Jesus Novo Hamburgo, RS...