Novembro chega nos convidando a uma pausa reflexiva. Neste mês, em que celebramos o Dia de Ação de Graças, somos lembradas, como servas de Deus, de que a gratidão é um exercício diário e um pilar da nossa fé. A Palavra nos ensina: “Em tudo, deem graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco” (1 Ts 5.18).
Dar graças não significa apenas agradecer pelas bênçãos óbvias. Significa reconhecer a soberania e a bondade de Deus em todas as circunstâncias – nas alegrias e nas dificuldades, no que compreendemos e no que excede o nosso entendimento. É um ato de fé que nos conecta à fonte inesgotável de toda a graça. Como nos diz o salmista: “Entrem por suas portas com ações de graças e nos seus átrios, com hinos de louvor; rendam graças e bendigam o seu nome” (Sl 100.4).
À medida que o ano se encaminha para o seu final, é natural fazermos um balanço. Olhamos para trás e vemos a mão fiel de Deus nos sustentando, nos perdoando e nos conduzindo. Neste ponto, somos chamadas à reflexão. Certa vez ouvi uma pergunta que me tocou profundamente e compartilho com vocês: “Se você acordasse hoje somente com o que você agradeceu ontem em oração, com o que estaria vivendo?”
Essa questão nos confronta com a essência de nossas orações. Nossas súplicas são frequentemente cheias de pedidos, mas a gratidão ocupa o espaço que lhe é devido? Muitas vezes, tomamos como garantidas as bênçãos mais fundamentais, como a salvação em Cristo, a Palavra, a comunhão, a saúde, a família, o alimento e o abrigo. Mas reconhecemos isso de fato, diariamente?
Que presente é poder expressar essa gratidão ao nosso Pai celestial, que nos abençoa e nos habilita a sermos bênçãos na vida de outros! “Tudo isto é para o bem de vocês, para que a graça, multiplicando-se (alcançando um número cada vez maior de pessoas), faça que transbordem as ações de graças para a glória de Deus” (2Co 4.15).
Graciosamente na expectativa
Este clima de gratidão prepara nossos corações para o novo tempo que se aproxima. O final de ano nos leva a projetar a esperança em um novo ciclo, e a nossa Liga de Servas Luteranas do Brasil (LSLB) tem um motivo especial para essa expectativa: o Congresso Nacional da LSLB em janeiro de 2026!
O tema que nos guiará nesse encontro é “Graciosamente”, fundamentado em Filipenses 4.7: “E a paz de Deus, que excede todo entendimento, guardará o coração e a mente de vocês em Cristo Jesus”.
Esse versículo é uma promessa de Ação de Graças em si! Ele nos lembra que a verdadeira gratidão não se baseia em um mundo perfeito, mas na paz de Deus que nos é dada gratuitamente (graciosamente) em Cristo Jesus. É essa paz que guarda nossos pensamentos e emoções em meio às ansiedades e incertezas.
Em um mundo agitado, sermos guardadas graciosamente pela paz de Deus é o maior motivo de louvor! A própria Escritura nos ensina o caminho para essa paz: “Não andem ansiosos por coisa alguma; antes, em tudo, pela oração e súplicas, com ação de graças, apresentem seus pedidos a Deus” (Fp 4.6).
Que o mês de novembro nos encontre com corações dispostos a oferecer sacrifícios de gratidão, reconhecendo a graça que nos foi dada. Que possamos viver cada dia com o foco no nosso Senhor Jesus, permitindo que a sua paz nos guarde, enquanto nos preparamos para a maravilhosa comunhão em janeiro, e enquanto nos preparamos para a plena comunhão no Céu,
Graciosamente,
sua irmã em Cristo e serva do Senhor.


