Artur Charczuk
pastor e psicanalista
e-mail: [email protected]
O assunto Legendários tem circulado bastante por aí. Desde as rodas de conversas até opiniões em ambientes virtuais, o assunto está em voga. Resolvi pesquisar um pouco sobre o assunto e descobri que é um movimento cristão, com predominância masculina, que busca um tipo de transformação por meio de retiros espirituais em alguma montanha, onde oferecem desafios físicos. É considerado o retiro “TOP” (Track Outdoor de Potencial), com uma trilha para uma referida superação, de cunho físico e mental.
Os Legendários são homens inspirados na imagem de Jesus Cristo, em busca de uma vida mais voltada para o amor, de uma existência mais próxima da família, da honra e assim por diante. O movimento gira ao redor do trabalho físico, reflexões espirituais e pregações. Ah! A tecnologia é algo que não pode estar presente, ou seja, nada de celular. Os encontros duram em média 72 horas.
Confesso que o que eu vejo no movimento Legendários é mais uma reconstrução do que uma transformação propriamente dita. Uma espécie de resgate, onde vemos homens que buscam por uma idealização. O movimento possui um líder, que é tido como poderoso, potente, aquele que é perfeito, forte. Sendo detentor de poder, ele não é falho, e, portanto, digno de ser imitado. O líder se torna a tipificação da virilidade masculina: o homem que é poderoso, que enfrenta duras trilhas, que suporta desgastes físicos e mentais etc. Os seguidores apenas procuram se apropriar do modelo oferecido pelo líder, para então, seguir o padrão ofertado. É uma aplicação de alteração de consciência, sob stress, comandos repetitivos, privação de comida, água e assim por diante.
Percebe-se que o movimento Legendários é um sintoma dos nossos tempos, em que a sociedade moderna está atravessada pela ausência de referências, seja no âmbito familiar, nos relacionamentos, nas atitudes e assim por diante. O mesmo ocorre com o homem que busca uma referência, por um lugar de compreensão acerca de si próprio. Nem que ele precise se desgastar para isso, seja subindo e descendo pedregosos montes, realizando marchas exaustivas, obedecendo um suposto líder perfeito, fazendo exercícios de guerra etc.
O movimento Legendários é uma busca por uma narrativa de antídotos para uma angústia identitária. Enquanto não houverem referências mais sólidas e aprofundadas, o sintoma Legendário permanecerá e muitos outros virão. Vamos nos atentar.
JUSTIÇA DE DEUS MEDIANTE A FÉ EM JESUS CRISTO
Amados irmãos, o que podemos observar desse assunto mostra o ser humano querendo ser o centro da relação com Deus. Por conseguinte, a Palavra de Deus é clara: “É a justiça de Deus mediante a fé em Jesus Cristo, para todos e sobre todos que creem” (Rm 3.22). Fidelidade a Cristo através do arrependimento. Flexões, subidas e descidas de montanhas, gritos de ordem, nada, absolutamente nada tem valor. Tudo o que o ser humano faz é permeado de pecado e corrupção. Ninguém consegue ser justo diante de Cristo Jesus. Sendo assim, o caminho do cristão é por meio da obra expiatória do Salvador. O Crucificado deve ser a referência do pecador. É na cruz que o homem encontra o genuíno amor de Deus.
Narrativas? O mundo tem aos montes, mas são filhas do pó, criações humanas. O sentido que o ser humano precisa está em Jesus Cristo, aliás, sentido que o próprio Jesus oferece para ele: um Deus amoroso e que perdoa seus pecados. O homem busca por sentido? No mundo ele não vai encontrar, entretanto, fidelidade a Jesus, sim, o mais perfeito e crível sentido.


