Lutero – muito além da religião

Debater Lutero e trazer Lutero e seus significados para a vida nos dias de hoje é o objetivo principal que norteou essa produção, edição e disponibilização de conteúdos que hoje são consolidados em textos, filmes, imagens, cards, jogos de perguntas e respostas. Tudo devidamente incorporado aos portais das duas Igrejas – Igreja Evangélica Luterana do Brasil (IELB) e Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB) – e disponíveis para embasar estudos, pesquisas e debates.

A ideia desde o princípio deste projeto, era levar o debate sobre Lutero e a Reforma Protestante para fora dos “muros das Igrejas”. Esta pretensão tinha como base a importância evidente da Reforma Protestante na história universal.

Quando Lutero contesta a Igreja Católica e a venda de indulgências, ele pratica mais do que um ato de coragem. Ele questiona fortemente o status quo e ajuda a acelerar a roda da história no sentido de uma visão mais humanista e liberta dos ditames eclesiásticos. Quando Lutero afirma que todos podem ter uma relação direta com Deus, ele auxilia decisivamente a consolidar a liberdade de escolha religiosa. E, obviamente, o livre arbítrio no tocante às coisas terrenas. Quando Lutero se utiliza de um novo “aplicativo” que havia surgido anos antes – a prensa de Gutenberg – para disseminar suas ideias em forma de textos e livros, ele trilha um caminho que será, mais tarde, decisivo para dar voz e alternativas de comunicação a todos os grandes movimentos que conformaram nosso mundo como ele é hoje. Quando Lutero inverte a lógica do debate vigente à época ao afirmar que a ética deveria ter um olhar para a terra e para nós que a habitamos – e não para o céu – ele afirma um pensar onde nossas práticas concretas é que dignificam e dão sentido às nossas vidas. Quando Lutero traz à luz a discussão sobre a importância da juventude, ele impulsiona uma série de iniciativas públicas e privadas que fazem crescer a importância da educação para todos, independentemente do apelo religioso, da condição social, econômica ou de gênero. Quando Lutero qualifica todo o trabalho humano como digno e valoroso, ele é decisivo para dar importância ao nascente mundo do trabalho. Quando Lutero abre espaços de participação para as mulheres na Igreja, ele é determinante para a quebra de tabus e para o reconhecimento do papel decisivo das mulheres nas nossas sociedades.

O longo parágrafo anterior justifica porque a Reforma Protestante tem reflexos até hoje e influencia nossas vidas e nossos comportamentos de forma tão efetiva. Nesse sentido, a discussão sobre Lutero e seu movimento não pode e não deve ficar restrita a uma questão religiosa. Os organizadores Paulo Heineck e Werner Schünemann buscaram uma roupagem mais atual, criando conteúdos que possam dialogar com mais largas faixas de público. Que possa auxiliar a todos na compreensão de que somos o que somos também porque houve Lutero e a Reforma Protestante.

Não procure neste livro, entretanto, um debate profundo. Ou longos e minuciosos detalhamentos de cada um dos temas aqui abordados. Este texto tem um objetivo diverso: contribuir para que a vida e a obra de Lutero e a Reforma Protestante sejam discutidas, lidas e abordadas em todos os espaços públicos possíveis.

AUTOR: Daiane Pires

ORGANIZADORES: Paulo Heineck – Werner Schünemann

FORMATO: 16,5 x 23 cm

NÚMERO DE PÁGINAS: 136

Adquira aqui.

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Matérias Relacionadas

Há 500 anos surgia o primeiro “Hinário Luterano”

Quando hoje ainda cantamos alguns hinos do primeiro “Hinário Luterano”, nós nos juntamos à igreja de Cristo que, através dos séculos, tem a mesma esperança de perdão, vida e salvação

Veja também

Há 500 anos surgia o primeiro “Hinário Luterano”

Quando hoje ainda cantamos alguns hinos do primeiro “Hinário Luterano”, nós nos juntamos à igreja de Cristo que, através dos séculos, tem a mesma esperança de perdão, vida e salvação

Ações de Graças em todo tempo

Célia Marize BündchenPresidente da Região Catarinense “Graças dou por esta...

No coração, a guerra. Na Bíblia, a paz

Assista à reflexão do pastor Paulo Teixeira, secretário de Relações Institucionais da SBB, baseado em 2Co 5.18