As últimas notícias que temos recebido de Moçambique são sempre muito animadoras. Apesar de os irmãos da Igreja Cristã da Concórdia em Moçambique (ICCM) não terem recebido a visita de um pastor brasileiro durante 2020, devido à pandemia, eles não perderam o ânimo. O povo de Deus continua fiel, e vários projetos estão em andamento, apoiados pelas igrejas do Brasil, dos Estados Unidos, da Alemanha e da Áustria.
1) Projeto AGRO-LUTERO: vários grupos, de 10 pessoas cada, se organizaram em pequenas cooperativas para preparar a terra e cultivar hortaliças, como arroz, milho, gergelim e outras culturas. Com a doação que receberam, compraram enxadas, regadores, sementes e outros insumos necessários para o cultivo. Os frutos não tardaram a surgir, e os grupos estão colhendo para as suas respectivas famílias e também vendendo para a população local e para pequenos restaurantes. Parte do lucro vai para um caixa central, para futuros investimentos.
2) Projeto DORCAS: três máquinas de costura foram compradas, além de linha, tecidos, tesouras, etc. Cerca de 60 pessoas estão envolvidas nesse projeto, entre instrutores e aprendizes. O plano é comprar mais máquinas de costura, equipando as pessoas para terem uma renda para sustentarem suas famílias. Num primeiro momento, estão confeccionando máscaras para a prevenção da Covid-19.
3) Projeto REGISTRO DAS IGREJAS: todas as propriedades da igreja estão sendo registradas em nome da Igreja Cristã da Concórdia em Moçambique. É um longo processo e exige muito dinheiro; mas é necessário.
4) Projeto COVID-19: Como em todo o mundo, as igrejas foram proibidas durante um período de se reunirem. Quando houve a abertura por parte do governo para haver cultos presenciais novamente, era necessário ter o equipamento necessário para a prevenção: termômetros, baldes de água com torneira (pois não há água corrente nas igrejas), máscaras e viseiras, e banheiros de tijolos. Várias igrejas já foram equipadas e estão se reunindo novamente. Mas muitas outras ainda estão esperando por ajuda financeira para comprarem os devidos equipamentos de prevenção e construírem os banheiros exigidos pelo governo.
5) Projeto POÇO EM MINJALE: numa região montanhosa, um poço está sendo cavado para que a população local tenha água durante a época da seca. O líder do bairro ficou tão empolgado pelo apoio da igreja à população local que doou quatro hectares de terra para a igreja construir o seu templo e cultivar.
6) Projeto CONSTRUÇÃO DE IGREJAS: este é um projeto permanente à medida em que houver verba para tanto. No momento, duas igrejas estão sendo construídas, e várias estão na lista de espera para serem contempladas com uma doação. A população local faz os tijolos, traz as pedras para o alicerce, coleta água e areia para baratear a construção, dirigida por um mestre de obras.
7) Projeto AJUDA HUMANITÁRIA: Durante o ano, a ICCM foi ajudada novamente com verba para a compra de mantimentos para as famílias carentes. O impacto positivo desta ajuda motiva muitas pessoas a testemunharem o amor de Deus em Cristo para todos.
Além destes e outros projetos, a ICCM teve a sua segunda Assembleia Geral Extraordinária em final de outubro, e uma celebração da REFORMA LUTERANA, que reuniu representantes do governo e de várias outras igrejas. Também os alunos da ETE – Educação Teológica por Extensão, reuniram-se com a Diretoria Nacional e receberam material de estudo enviado pelo pastor Andre B. Plamer, um dos monitores da ETE em Moçambique.
Os motivos de gratidão a Deus pelo progresso da igreja em Moçambique são muitos. Faça parte deste projeto missionário, orando e ofertando para que o evangelho possa se expandir cada vez mais em terras moçambicanas. Para participar de projetos como esse, acesse aqui e faça a sua doação! Deus seja louvado!
Pastor Carlos Walter Winterle
Coordenador da Missão em Moçambique