Seminário Nacional de Ação Social

No dia 20 de março, de forma online, na plataforma do Google Meet, o vice-presidente de Ação Social da IELB, Rev. Airton S. Schroeder, junto com os integrantes do Departamento de Ação Social (DAS), conduziu o Seminário que conectou cerca de 250 pessoas de todo o país. O presidente da IELB, Rev. Geraldo Walmir Schüler, conduziu a devoção de abertura mostrando como Deus acolhe as pessoas por meio dos cristãos e da igreja.

Planejamento 2018-2022 do DAS-IELB

O Rev. Airton S. Schroeder apresentou e explicou a dinâmica dos 4 objetivos e as estratégias. Enfatizou que o primeiro objetivo foca que cada cristão individual pode fazer algo; o segundo desafia o trabalho da congregação; o terceiro aponta para uma intervenção na sociedade, como congregação ou organizações sociais; e o último age como base e como alvo de todo o trabalho: testemunhar o Evangelho de Jesus para que as pessoas alcançadas pelo trabalho social conheçam Jesus e sejam salvas.

Pesquisa sobre Acolhimento

Ainda durante a manhã, foi feita a apresentação dos resultados da pesquisa proposta pelo Departamento de Ação Social em setembro de 2020, que colheu a resposta de 2.770 pessoas. O Rev. Sérgio Lutz, responsável pela compilação e análise dos dados, apresentou os resultados e o Rev. Airton S. Schroeder repercutiu alguns desafios que as observações espontâneas na pesquisa levantam para a igreja. A tarde iniciou com a troca de experiência quando 8 pessoas usaram 5 minutos para apresentar um trabalho que realizam com o propósito de poder ser replicado em outras realidades. Para assistir à apresentação dos resultados, clique aqui.

Ação Social na Prática

Este foi o tema apresentado pelo Coordenador do DAS, Sr. Heron Hilgemberg discorrendo sobre o voluntariado, conceitos e práticas, demonstrando que a dignidade humana é um direito presente na constituição federal, na declaração universal dos direitos humanos, e os objetivos da Organização das Nações Unidas (ONU) buscam unir esforços de nações em prol de pautas comuns.

O dia foi finalizado com a Fundamentação Bíblico-Teológica: o Rev. Airton discorreu sobre textos bíblicos como 1Co 9.19-29 e 2Co 9.6-15 e citações de Martinho Lutero do tratado Da Liberdade Cristã para fundamentar o tema Firmes na Missão Bíblica – Flexíveis na Metodologia. Desta forma o evento buscou fortalecer a ação da igreja no acolhimento de pessoas tratando-as como pessoas individuais, a quem Jesus nos envia porque ele quer salvar a cada uma. Foi decidido estender o Seminário, dando sequência nos dias 10 de abril e 22 de maio. Os conteúdos do Seminário estão disponíveis na playlist (clique aqui).

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Matérias Relacionadas

Ações de Graças em todo tempo

Célia Marize BündchenPresidente da Região Catarinense “Graças dou por esta vida.” Assim inicia um belo hino que certamente todos nós gostamos de...

Veja também

Ações de Graças em todo tempo

Célia Marize BündchenPresidente da Região Catarinense “Graças dou por esta...

No coração, a guerra. Na Bíblia, a paz

Assista à reflexão do pastor Paulo Teixeira, secretário de Relações Institucionais da SBB, baseado em 2Co 5.18

Aos aflitos

Ao corpo de Cristo pertencem pessoas que se lembram de nós que se aproximam de nós com afeto. A presença do Criador em suas criaturas afasta o medo. João nos garante que podemos caminhar com absoluta confiança, mesmo em época de crise.