Durante o ano de 2020 aconteceram diversas atividades em torno do centenário do Hinário Luterano. O Culto Cantate de 2020 seria dedicado ao centenário, com a “Cantata do Hinário Luterano”, música composta por Mateus Leonardo Lange, e participação no enredo e na letra de Vilson Scholz e Raul Blum, este também orquestrador da cantata. Os planos tiveram que ser alterados, e as festividades em torno do centenário do Hinário foram todas feitas on-line em virtude da Covid-19. Esperamos que o Culto Cantate, com a “Cantata do Hinário Luterano”, possa acontecer no próximo ano de 2022, quando almejamos o fim da pandemia na qual ainda estamos inseridos.
O nome do prof. HANS GERHARD FRIEDRICH ROTTMANN merece atenção especial na história do centenário do Hinário Luterano. Relembremos as principais publicações que antecederam ao centenário:
· 1920 – edição do pequeno hinário Hymnos e Orações, destinado inicialmente à missão em Lagoa Vermelha, RS.
· 1938 – edição do Hinário Evangélico Luterano, com 217 hinos, com ampliação para 315 hinos ao final do mesmo ano.
· 1949 – o Hinário Evangélico Luterano recebeu mais uma ampliação, chegando a 340 hinos.
· 1974 – foi editado um apêndice, com 112 hinos, que recebeu o título de Hinário Evangélico Luterano – segunda parte.
· 1986 – foi editado o Hinário Luterano, com 573 hinos. Os hinos passaram a ter a partitura da melodia na primeira estrofe.
· 2016 – o Hinário Luterano foi editado a quatro vozes e com cifras, sendo útil para o canto congregacional, canto do coro e acompanhamento de órgão e/ou bandas.
· 2018 mais uma edição do Hinário Luterano somente letras.
O prof. Hans Gerhard Rottmann teve a incumbência de coordenar a edição do Hinário Luterano de 1986. É o mesmo hinário que atualmente é editado na versão a quatro vozes e na versão somente letras. Sendo assim, ao celebrarmos o “Centenário do Hinário Luterano” em 2020, muito devemos ao trabalho do prof. Hans Gerhard, que continua a ser útil para os músicos, para o canto da congregação e do coro.
Cristiane Rottmann Bandeira, filha do prof. Hans Gerhard, forneceu-me uma biografia de seu pai, como segue.
· O prof. Hans-Gerhard Friedrich Rottmann nasceu no dia 26 de dezembro de 1935, em Cruz Machado, PR, filho do dr. Johannes Heinrich Rottmann e de Kathe Schlage Rottmann.
· Em 1955, organizou a formação do “Corinho da Juventude Concórdia”, que cresceu. E a partir de 1956, recebeu jovens de outras congregações que pediam para participar do coro sob sua regência, formando o então “Orfeão Juvenil Luterano”. Em janeiro de 1960, na 36ª Convenção da Igreja Evangélica Luterana do Brasil, foi decidido que o Orfeão Juvenil seria o coro oficial da igreja. Passou então a denominar-se Coral Luterano, que encerrou suas atividades somente em 1992, com o falecimento de seu criador e regente.
· A partir do ano de 1956, ainda durante os estudos, o prof. Hans assumiu, em lugar do seu pai, dr. Johannes Rottmann, a regência do Coral Masculino da Faculdade de Teologia do Seminário Concórdia de Porto Alegre (coral com o qual trabalharia até o ano do seu falecimento, 1992).
· No ano de 1960, Hans-Gerhard formou-se em Teologia, pelo Seminário Concórdia, e em Letras, pela PUC-RS.
· Em 1961/62, fez curso de pós-graduação em Música Sacra na Washington University, curso de órgão, sob a direção de Anton Heiler, e Litúrgica, no Concórdia Seminary, de St. Louis, USA.
· Casou-se em 27 de outubro de 1962 com Ingeborg Rosa Rottmann, nascida Becken. Tiveram três filhos: Ingrid, Cristiane e Hans Gert.
· Foi professor de Língua Inglesa na Faculdade Porto-Alegrense de Filosofia, Ciências e Letras, de 1968 a 1974.
· Em 1971, ainda cursou Teoria e Solfejo no Conservatório Mozart, e Música Sacra no Colégio Americano, em Porto Alegre, RS.
· Entre 1974 e 1977 foi regente do Coral Sinfônico da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA), ocupando também o cargo de diretor da escola de música da orquestra.
· De 1963 a 1992, foi professor de música no Curso Pré-Teológico do Seminário Concórdia.
· Em 1974, foi eleito professor de Teologia Prática da Faculdade de Teologia. Integrou também a Comissão de Culto e Liturgia da IELB.
· Coordenou e gerenciou o projeto do novo hinário luterano, que foi entregue oficialmente à IELB no ano de 1986. Durante esse projeto, reuniu arranjos para o acompanhamento instrumental e coral, tendo contribuído com diversos arranjos para os dois volumes editados, sendo que as partituras foram escritas em trabalho manual por ele mesmo.
· Através de gravações, excursões dos corais, palestras e atividades como organista, lutou pela divulgação, preservação e desenvolvimento da música sacra na IELB, em todo o território nacional.
· Faleceu em 29 de março de 1992, em Porto Alegre, RS.
Edições de partituras para coro
Dentre as atividades do prof. Hans-Gerhard, podem-se destacar as edições para coro.
· Em 1968, a então Casa Publicadora Concórdia editou O Ano do Senhor, que são “cantos corais para o coro da congregação”.
· Em 1976, a mesma editora publicou em livro o que já estava sendo editado em folhas separadas: Cantai ao Senhor. Trata-se também da edição de músicas para coro a capella, coro e instrumentos, coro misto e coro de vozes iguais.
· Em 1987, são publicados pela Concórdia Editora dois volumes para coro e órgão que levam o nome Cantai Louvor – hinos do Hinário Luterano, volumes I e II. A partir dessa edição, os hinos do Hinário Luterano podem ser acompanhados por órgão e/ou cantados pelo coro.
Gravações
A partir de 1961, o prof. Hans-Gerhard iniciou a gravação de discos em vinil com o Coral Luterano, e, mais tarde, também com o Coro do Seminário Concórdia. Foram, ao todo, dez gravações em vinil, que era o meio mais eficaz da época. Esses discos também foram muito aproveitados para os programas da Hora Luterana.
Cultos Cantate
Os cultos Cantate, que costumamos realizar, são uma herança deixada pelo prof. Hans-Gerhard. Em 23 de abril de 1967, na Congregação Cristo, de Porto Alegre, RS, sob a regência do prof. Hans-Gerhard realizou-se o primeiro Culto Cantate na IELB, com participação do Coral Luterano, Coro Orfeônico do Seminário Concórdia, união coral de coros das congregações vizinhas e instrumentistas.
Com o início dos cultos Cantate na IELB foi iniciada uma tradição que, em congregações da Alemanha já era praticada desde meados do século XIX. Ancestrais do prof. Hans-Gerhard haviam iniciado esses cultos na Alemanha. Como o nome latino diz, Cantate significa “Cantai”, indica o objetivo dos cultos Cantate, que é proclamar a mensagem cristã através do canto e da música.
Anualmente o prof. Hans-Gerhard realizou os cultos Cantate, tendo sempre a participação do Coral Luterano e do Coro do Seminário Concórdia. Em 1992, o prof. Hans-Gerhard foi chamado por Deus à eternidade. Mas já no ano anterior, 1991, na congregação Ebenézer, os coros do Instituto Concórdia de São Paulo (ICSP) iniciaram a realização dos cultos Cantate, continuando a tradição desses cultos, com envolvimento dos coros dos seminários da IELB. E em 1993, o terceiro Culto Cantate realizado pelo ICSP foi em memória do prof. Hans-Gerhard Rottmann; o pregador foi o pastor Leolpoldo Heimann, seu cunhado. A essa altura, os cultos Cantate já tinham encontrado eco em muitas congregações, e até hoje, muitas delas os realizam.
Conclusão
O prof. Hans-Gerhard Friedrich Rottmann deixou um legado na história da música da IELB. Foi exemplo de dedicação à arte que é marcante no luteranismo: a música. Além das edições musicais, dos cultos Cantate e das gravações, também é notória sua atuação como professor. Aí se destacam as excursões do Coral Luterano, em finais de semana, e as excursões do Coro do Seminário, que duravam diversos dias e resultavam em belo testemunho e integração entre Seminário e congregações; despertar vocações para futuros pastores também é objetivo, até hoje, dessas excursões.
Mais um legado da história do prof. Hans-Gerhard é visto até hoje: a preocupação de despertar e ensinar músicos para as congregações. Diversos cursos intensivos de música foram organizados pelo prof. Hans no Rio Grande do Sul e no Espírito Santo. Organistas e regentes de coros foram preparados nesses cursos. Esse trabalho pioneiro é refletido no programa da Diaconia em Música, que iniciou no ICSP, em 1988, e continua até hoje no Seminário Concórdia.