Comunicado de falecimento do pastor emérito Roberto Kunzendorff

A Diretoria Nacional da IELB comunica, com pesar, o falecimento do pastor emérito Roberto Kunzendorff, ocorrido no domingo, 25 de abril, em Nova Venécia, ES, devido a complicações do câncer.

O velório está acontecendo na Congregação Castelo Forte, de Nova Venécia, e a cerimônia fúnebre acontecerá às 15h, seguindo para o sepultamento.

Deixa enlutados a esposa Iris, os filhos Raquel, pastor Roberto, Claudia e Lia, netos Eduardo, Henrique, Rebeca, Sara, Pedro, Sofia e Luther, nora Gisele e demais familiares e amigos. Que Deus, em sua infinita graça e misericórdia, conforte os corações da família e amigos enlutados, com a certeza da vida eterna pela fé no Salvador Jesus Cristo.

“Então, ouvi uma voz do céu, dizendo: Escreve: Bem-aventurados os mortos que, desde agora, morrem no Senhor. Sim, diz o Espírito, para que descansem das suas fadigas, pois as suas obras os acompanham.” (Ap 14.13)

Trajetória

Roberto Kunzendorff nasceu em 25/03/1938, em Domingos Martins, ES. Casou-se com Iris Hegele em 14/01/1967, com quem teve quatro filhos: Raquel, pastor Roberto, Claudia e Lia.

Formou-se em Teologia pelo Seminário Concórdia em 1966, tendo exercido o ministério pastoral em Canguçu, RS (1967-1968); Erechim, RS (1968-1969); Pelotas, RS (1969-1971); Vila Valério, ES (1971-1983); Santo Ângelo, RS (1983-1986); e Nova Venécia, ES (1986-2012). Também foi secretário de Mordomia Regional e do PEM Distrital e Conselheiro do Distrito Espírito Santo Norte em dois momentos: 1990-1994 e 2006-2010. Publicou quatro livros: “Igreja, como estruturá-la para ser forte e saudável”, “Das trevas para a luz – Colossenses, verso a verso”, Fundamentos da Fé Cristã” e “Da Igreja o Fundamento”. Em 2012, recebeu o título de pastor emérito da IELB.

Mensagem do presidente da IELB, pastor Geraldo Schüler:

Prezados familiares do pastor Roberto Kunzendorff, amigos e irmãos na fé!

Hoje a família Kunzendorff, as congregações de Nova Venécia, ES, o Distrito Espírito Santo Norte e a IELB estão tristes pelo falecimento do querido pastor Roberto, ocorrido no dia ontem. Toma conta de todos nós o mesmo sentimento que tiveram as irmãs Maria e Marta, moradoras de Betânia, quando o seu querido irmão, Lázaro, faleceu. A morte de uma pessoa querida inevitavelmente nos deixa tristes, fragilizados e com muita saudade de quem já não está mais entre nós.

As irmãs Maria e Marta foram consoladas e fortalecidas com a visita do nosso amado Salvador Jesus Cristo, o qual, antes de ressuscitar Lázaro, lhes disse: “Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, ainda que morra, viverá; e todo o que vive e crê em mim não morrerá, eternamente” (Jo 11.25,26). E para mostrar o seu poder total sobre a morte, Jesus ressuscitou Lázaro e o devolveu às suas irmãs.

A vitória definitiva sobre o Diabo, o pecado e a morte Jesus conquistou pouco tempo depois, quando deu a sua própria vida, na cruz do Calvário, e ressuscitou ao terceiro dia. E essa vitória de Jesus é a garantia da nossa vitória sobre todos os nossos inimigos, inclusive sobre a morte. Foi por isso que apóstolo Paulo, divinamente inspirado, escreveu: “Mas a verdade é que Cristo foi ressuscitado, e isso é a garantia de que os que estão mortos também serão ressuscitados. Porque, assim como por meio de um homem veio a morte, assim também por meio de um homem veio a ressurreição. Assim como, por estarem unidos com Adão, todos morrem, assim também, por estarem unidos com Cristo, todos ressuscitarão. Porém cada um será ressuscitado na sua vez: Cristo, o primeiro de todos; depois os que são de Cristo, quando ele vier; e então virá o fim. Cristo destruirá todos os governos espirituais, todas as autoridades e poderes e entregará o Reino a Deus, o Pai. Pois Cristo tem de reinar até que Deus faça com que ele domine todos os inimigos. O último inimigo que será destruído é a morte” (1 Co 15.20-26).

Através da sua Palavra, anunciada pelos seus mensageiros, Jesus hoje também visita a todos os que choram pela morte do pastor Roberto. E ele oferece a todos o mesmo consolo e amparo que concedeu às irmãs de Lázaro. A presença e as promessas de Jesus nos dão forças para olhar para frente, aguardando, com esperança, o glorioso Dia da sua Segunda Vinda, no qual os mortos serão ressuscitados e haverá o grande reencontro para a vida plena e eterna no céu.

Ao falar aos cristãos de Tessalônica sobre este reencontro, o mesmo apóstolo Paulo recomendou: “Consolai-vos, pois, uns aos outros com estas palavras” (1 Ts 4.18).

Recebam o fraternal abraço e os sinceros sentimentos da Diretoria Nacional e de toda a IELB!

Rev. Geraldo Schüler – Presidente da IELB

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Matérias Relacionadas

Congresso Nacional da LSLB reúne mais de 1,1 mil graciosas e graciosos

O 33º Congresso Nacional da Liga de Servas Luteranas do Brasil (LSLB) reuniu mais de 1.100 participantes no hotel Dall’Onder, em...

Veja também

Congresso Nacional da LSLB reúne mais de 1,1 mil graciosas e graciosos

O 33º Congresso Nacional da Liga de Servas Luteranas...

A palavra do ano: isca de raiva

Artur Charczukpastor e psicanalistaContato: [email protected] Quero começar este artigo com...

ENL 2026 confirmado

Uma nova jornada de liderança na JELB!