Igreja, Ministério, Chamado e Ordenação – Estudos a partir de Lutero
Os cinco estudos reunidos nesta obra são resultado de pesquisas relacionadas com a teologia de Martinho Lutero e os escritos confessionais luteranos, assim como se encontram no Livro de Concórdia.
A motivação para fazer deles um livro foi dada pelo momento atual do luteranismo brasileiro. Esse sofre de profundos déficits teológicos, que têm sua origem em uma eclesiologia mal digerida, que vem se expressando em confusões quanto ao sacramento do Batismo, à ação do Espírito Santo e ao ministério eclesiástico.
A publicação dos cinco estudos quer ser entendida como reatualização da memória apostólica, como aquela que aconteceu no século XVI, e servir para estudo, reflexão e chamado para que se volte às raízes.
Autor: Martin N. Dreher
Dimensões: 16X23 cm
Páginas: 120
EDITORA: Sinodal
CO-EDITORA: Concórdia
Valor: R$34,00
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Parte do capítulo 1
A Igreja como creatura evangelii nos escritos de Lutero Dos Concílios e da Igreja e Contra Hans Worst*
Quando iniciei meus estudos teológicos, respiravam-se os ventos do Concílio Vaticano II. Foi graças aos impulsos deste Concílio que começaram a ser publicadas entre nós importantes fontes para o estudo da História da Igreja. Foi no manuseio destas fontes que deparei pela primeira vez com o nome de Monsenhor Dr. Urbano Zilles, em sua tradução do Didaquê1. Sou-lhe grato por aquele primeiro contato e por outros que se seguiram.
No período pós-Vaticano II, muito se estudou e discutiu a respeito de eclesiologia. Não é preciso lembrá-lo com muitos detalhes. Fato é que mudou o rosto da Igreja. Ofereço, aqui, dentro de ramalhete de muitas flores para o sexagenário, uma exposição de eclesiologia a partir de meu contexto luterano, evidenciando o que nos une. Ad muitos annos!
Podemos analisar a eclesiologia luterana, partindo de dois escritos de Lutero: Dos Concílios e da Igreja e Contra Hans Worst.
No final do século XX não causa mais grande polêmica afirmar que a Igreja é uma criatura do Evangelho, ou afirmar que ela é “povo de Deus”. No século XVI outras eram as discussões. Frente a essa constatação, temos que nos perguntar pelo motivo que levou Lutero a batalhar, em seu tempo, em favor da afirmação de que a Igreja é uma criatura do Evangelho. Por que Lutero afirma que a Igreja é uma criatura do Evangelho? Essas perguntas nos forçam a perguntar pela eclesiologia existente na época de Lutero. Teremos que perguntar também se existia uma eclesiologia uniforme, e, inclusive, se existia uma doutrina a respeito da Igreja. Teremos que perguntar ainda, nesta primeira parte, pelos motivos que levaram Lutero a escrever os escritos Dos Concílios e da Igreja e Contra Hans Worst.
Em um segundo momento, analisaremos a concepção eclesiológica luterana. Veremos então que a concepção eclesiológica de Lutero surge da mesma situação que o transformou em reformador: a procura pelo centro das sagradas escrituras.
1 * Originalmente publicado em ULLMANN, Reinholdo Aloysio (Ed.). Consecratio Mundi. Festschrift em homenagem a Urbano Zilles. Porto Alegre: EDIPUCRS, 1998, p. 153-172.
? Didaqué ou doutrina dos Apóstolos. Introdução, tradução do original grego e comentário de Urbano Zilles (Fontes da Catequese/l). 3. ed. Petrópolis: Vozes, 1978.