Pesquisa de cientista luterano é destaque na revista RSC Medicinal Chemistry

O Prof. Dr. Osvaldo Andrade Santos Filho, coordenador do Laboratório de Modelagem Molecular e Biologia Estrutural Computacional do Instituto de Pesquisas de Produtos Naturais Walter Mors, na Universidade Federal do Rio de Janeiro, RJ, teve o seu projeto de pesquisa sobre a COVID-19 (Identification of Potential Inhibitors of Severe Acute Respiratory Syndrome-Related Coronavirus 2 (SARS-CoV-2) Main Protease from Non-Natural and Natural Sources: A Molecular Docking Study; publicado no Journal of the Brazilian Chemical Society (veja aqui), citado num artigo publicado este ano na prestigiada revista científica RSC Medicinal Chemistry, da Royal Society of Chemistry do Reino Unido (veja aqui).

Segue abaixo trecho da citação, em tradução livre do original em inglês:

“Santos-Filho mostrou que dois inibidores da SARS-COV-2 Mpro, o danoprevir e o lopinavir apresentam forte interação com os sítios de ligação da protease principal do SARS-CoV-2. Quase simultaneamente, o estudo clínico (NCT04291729) realizado na Nona Hospital de Nanchang por Wu e seus colegas avaliaram os efeitos terapêuticos do danoprevir, potenciado pelo ritonavir, em pacientes com COVID-19 não tratados. Os dados deste estudo clínico mostrou que o danoprevir potencializado por ritonavir é seguro e bem tolerado em todos os pacientes. Depois de 4 para 12 dias de tratamento com danoprevir potenciado pelo ritonavir, todos onze pacientes inscritos receberam alta do hospital como eles cumpriram todas as quatro condições como segue: (1) temperatura corporal normal por pelo menos 3 dias; (2) melhora nos sintomas respiratórios; (3) a imagem pulmonar mostrou absorção e recuperação da lesão aguda; e (4) dois testes consecutivos de RT-PCR negativos de nucleotídeo SARS-CoV-2 ácido (amostragem da via respiratória com um intervalo de pelo menos um dia). Estes dados experimentais clínicos fornecem fortes evidências para o potencial das duas moléculas em SARS-COV- 2 terapia.”

Ou seja, o estudo de modelagem molecular, desenvolvido pelo professor Osvaldo, mostrou que a substância danoprevir tem potencial para funcionar como um futuro “candidato” a fármaco para o tratamento da COVID-19 e, como citado na revista da Royal Society of Chemistry do Reino Unido, testes clínicos comprovaram a sua hipótese.

O professor Osvaldo é membro da Congregação Evangélica Luterana Paz, da Tijuca, Rio de Janeiro, RJ, e escreveu o seu artigo para a edição de setembro de 2020 do Mensageiro Luterano. Também participou do Revista CPT, na Rádio Cristo para Todos, no dia 02 de setembro de 2020, com a Luana Lemke e o Rev. Arno Bessel, com o tema “A ciência e a criação de Deus” (assista aqui).

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Matérias Relacionadas

Congregação Cristo Redentor, de Maceió, AL, celebra 43 anos

Culto festivo de aniversário também contou com dedicação de novo projetor e recepção de dois novos membros

Veja também

Congregação Cristo Redentor, de Maceió, AL, celebra 43 anos

Culto festivo de aniversário também contou com dedicação de novo projetor e recepção de dois novos membros

A Escola Dominical

Sua origem e importância para a edificação do povo de Deus

Igreja realiza a 10ª Conferência do MML

O evento reuniu a equipe do MML, pastores e esposas, proporcionando um espaço de aprendizado, reflexão e renovação