Crianças na Escola Dominical – Responsabilidade dos pais

A quem pertence a responsabilidade de educar?

Para os cristãos, a família continua sendo a mesma, tendo como base que forma a sociedade o casamento e os filhos. Mas não podemos negar que a estrutura familiar tem sido fortemente abalada. As mudanças no comportamento da sociedade e o que se chama de “normal”, mexem com a nossa vida, a de nossos filhos e netos. Diante disso, a necessidade de ficarmos atentos aos valores cristãos que procedem de Deus, e que são imutáveis e foram registrados nas Sagradas Escrituras para a nossa felicidade, é de suma importância e carece de muita oração.

A Bíblia aponta sempre para a mesma direção: a responsabilidade desta difícil, mas linda tarefa de educar é dos pais. Não exis­tem dúvidas a esse respeito. Cabe aos pais a responsabilidade de educar os filhos no temor do Senhor, instruindo-os para a vida espiritual e os ensinando a buscar, a ver Deus e a respeitá-lo em todas as áreas da vida, e tudo o mais que possam vir a aprender para a caminhada da vida, especialmente a fé no Salvador Jesus. A responsabilidade da criação e da educação cristã dos filhos é dada aos pais pelo próprio Deus.

A Bíblia diz:

Deuteronômio 4.9“Portanto, tenham cuidado e sejam fiéis para que nunca esqueçam as coisas que viram. E contem aos seus filhos e netos.”

Deuteronômio 6.6-7 – “Guardem sempre no coração as leis que eu lhes estou dando hoje e não deixem de ensiná-las aos seus filhos. Repitam essas leis em casa e fora de casa, quando se deitarem e quando se levantarem.”

Provérbios 22.6 – “Eduque a criança no caminho em que deve andar, e até ao fim da vida não se desviará dele.”

1Timóteo 5.8 – “Porém, aquele que não cuida dos seus parentes, especialmente dos da sua própria família, negou a fé e é pior do que os que não creem.”

Efésios 6.4b – “[…] vocês devem criá-los com a disciplina e os ensinamentos cristãos.”

Diante desses textos e muitos outros que estão na Bíblia Sagrada, será que os pais têm assumido o papel e a responsabilidade conforme a Bíblia determina? Ou será que estão apenas considerando uma boa educação secular dos seus filhos, negligenciando as responsabilidades na educação cristã?

O papel da igreja – da escola dominical

Quando se entende que a responsabilidade de educar pertence primeiramente aos pais, não significa que estes não possam e não precisem buscar ajuda.

A igreja, através da escola dominical e do ensino confirmatório, deve ser considerada como uma extensão do lar cristão. Por isso, é preciso valorizar a escola dominical, incentivando as crianças na “idade de ouro”, para que o milagre do batismo, que operou a fé em seus corações, tenha continuidade em suas vidas. Os pais e a igreja, juntos, trabalham com o mesmo propósito, que é o de possibilitar à criança crescer espiritualmente, para uma vida plena com Deus aqui, neste mundo, e para a vida eterna quando tudo aqui passar.

O que mais podemos querer para nossos filhos e netos?

Oremos para que possamos examinar as nossas responsabilidades como pais e como cristãos, e juntos, pais e igreja, fazer o melhor, promover, melhorar e motivar cada vez mais a verdadeira educação cristã na família, na igreja e na comunidade onde vivemos.

Ângela Neumann Schünke

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Matérias Relacionadas

Igreja realiza a 10ª Conferência do MML

O evento reuniu a equipe do MML, pastores e esposas, proporcionando um espaço de aprendizado, reflexão e renovação

Veja também

Igreja realiza a 10ª Conferência do MML

O evento reuniu a equipe do MML, pastores e esposas, proporcionando um espaço de aprendizado, reflexão e renovação

Departamentos fazem última reunião antes do CD 2024

Integrantes se reuniram de forma online para apresentação de relatórios

Congregação Da Santa Cruz celebra 76 anos

Culto festivo também lembrou os 175 anos da imigração alemã na região