Associação Nacional de Escolas Luteranas: 40 anos promovendo educação cristã

* Nelci Naor Senger
Maria Helena Teixeira Senger

Outubro de 2025 é o mês de celebração dos 40 anos de atividade da Associação Nacional de Escolas Luteranas (ANEL). Com um profundo sentimento de gratidão, utilizamos esse espaço para relembrar a história dessa instituição, para homenagear aqueles que lideraram o trabalho da ANEL ao longo dessas 4 décadas e também para destacar os principais objetivos do trabalho desenvolvido atualmente.

Conforme informado pelo pastor Werner Norberto Sonntag, sócio-fundador da ANEL, a Associação foi criada como um setor de apoio ao trabalho das, hoje denominadas, escolas de educação básica da IELB. O professor Elmer Nicodemo Flor, também sócio-fundador, destaca que umas das questões centrais debatidas durante a organização da proposta de estatuto dizia respeito a quem poderia se associar: somente educadores, somente educandários, ou ambos? Prevaleceu a terceira opção, com a instituição tendo sido fundada em 26 de outubro de 1985 como Associação Nacional de Educação Luterana.

Informações coletadas junto ao professor Marcos Fernando Ziemer, apoiador do trabalho da ANEL mesmo antes de ocupar a sua presidência, demonstram que, durante sua primeira década de atuação, visando cumprir seu objetivo de ser uma instituição promotora da educação cristã (Estatuto da ANEL, Art. 2º), a ANEL dedicou-se à organização de congressos de educação, encontros de diretores, promoção de cursos de capacitação de docentes, especialmente os de ensino religioso, concebeu as Olimpíadas Escolares Luteranas e assumiu, a partir de 1993, a responsabilidade pela produção da Agenda Escolar Luterana, até então produzida pela Editora Concórdia. Enquanto os congressos de educação promoviam a formação pedagógica com foco no estudo da filosofia luterana de educação, os encontros de diretores, por sua vez, destinavam-se a estudos voltados para a área da gestão. A legislação que restringia a liberdade de fixação do valor das anuidades, por exemplo, foi um dos temas que ocupou as pautas das reuniões administrativas do final da década de 1980. Essa questão fica evidente no “Manifesto”, de autoria do professor Elmer Nicodemo Flor, que foi publicado na edição de outubro de 1987 do Boletim Informativo Nº 01 da ANEL, o qual, no seu primeiro posicionamento, afirma: “Discordamos das medidas e tentativas que tentam impedir o aumento adequado das anuidades escolares”.

A despeito da intensa atuação, havia uma dificuldade de promover a participação efetiva dos associados nas atividades da associação. O “Considerando 2” da proposta de alteração estatutária, encaminhada para o Congresso Extraordinário de outubro de 1996, aponta essa dificuldade, dizendo:

“Neste período [1ª década de atuação], a maior dificuldade sempre foi a de conseguir uma participação ativa dos associados, no que diz respeito ao cumprimento dos seus deveres e obrigações sociais (contribuição financeira para a manutenção do trabalho).”

Em razão disso, onze anos após a sua fundação, a Associação Nacional de Educação Luterana foi transformada em Associação Nacional de Escolas Luteranas, tendo, nessa nova configuração, apenas as escolas como associadas. Neste mesmo Congresso foi introduzido no estatuto o cargo de diretor executivo, que deveria ser ocupado por uma pessoa contratada e com dedicação exclusiva para essa função.

Nos anos seguintes, intensificaram-se as ações voltadas para a integração das escolas associadas. Os congressos de educação e os encontros de diretores se tornaram, respectivamente, os atuais Encontros Nacionais de Escolas Luteranas e Encontros de Gestão e Capelania. No decorrer da gestão 2004 – 2008, os pilares profissionalização da gestão, unidade de ação e fortalecimento da confessionalidade foram assumidos como diretrizes centrais do trabalho a ser desenvolvido a partir de então.

A ANEL agradece a Deus por todas as bênçãos derramadas sobre o seu trabalho, à IELB, pelo apoio contínuo, e também às pessoas que se dispuseram a liderar suas ações no decorrer desses 40 anos, tanto na função de presidente como de diretor executivo, a saber:

*Direção Executiva da ANEL
SETE Gestão Educacional

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