A transmissão da fé de uma geração para outra é algo que sempre fez parte da vida do povo de Deus. A Bíblia fala muito sobre isso, usando a palavra hebraica toledot, que significa “gerações” ou “descendentes”. Ela nos indica que Deus age no tempo e na história, preservando e cumprindo suas promessas por meio de famílias: de Adão a Noé, de Abraão a Moisés, de Davi a Cristo. Cada geração não apenas recebeu a mensagem, mas também a responsabilidade de passá-la adiante. Abraão recebeu a aliança de que nele todas as nações seriam benditas (Gn 12.3). Seu filho Isaque, seu neto Jacó e seus descendentes carregaram essa promessa, mesmo em meio a falhas e exílios. Deus, em sua fidelidade, preservou sua promessa até que ela se cumprisse em Jesus Cristo.
O salmo 127.4 diz: “Como flechas na mão do guerreiro, assim são os filhos da sua mocidade.” A espada do guerreiro cai assim que ele é atingido, e sua luta termina ali. Mas quando o guerreiro lança uma flecha, ainda que ele morra na batalha, a flecha seguirá adiante, rumo ao seu alvo.
Com essa imagem em mente, lembramos com alegria o início da missão da Lutheran Church Missouri Synod no Brasil, em 1900. O primeiro culto foi realizado no dia 1º de julho de 1900, na Comunidade Evangélica Luterana São João, no atual município de Morro Redondo, no Rio Grande do Sul. O trabalho, iniciado há 125 anos com a visita do pastor Christian J. Broders frutificou: no dia 24 de junho de 1904, nascia a Igreja Evangélica Luterana do Brasil (IELB). Como flechas lançadas, gerações atravessaram guerras, mudanças culturais e crises, mas foram mantidas firmes pelo Espírito Santo na confissão do Cristo crucificado. Firmadas no ensino que receberam, as congregações da IELB continuam reunindo famílias ao redor do altar para que recebam as preciosas dádivas de Deus, sua Palavra e sacramentos.
A transmissão da fé de geração em geração também se reflete na história da Juventude Evangélica Luterana do Brasil (JELB), que celebra 100 anos de existência. A JELB é uma das mais antigas organizações juvenis do Brasil. Desde sua fundação, no dia 31 de maio de 1925, na cidade de Nova Hartz, RS, a JELB tem se empenhado para que os jovens sejam reunidos, consolados, fortalecidos e preparados para serem testemunhas vibrantes do evangelho salvador.
Ao olharmos para trás, somos tomados por gratidão. A mesma promessa que Adão e Eva ouviram no Éden, que Abraão recebeu em Ur, que se cumpriu na cruz de Cristo, e que os reformadores proclamaram, chegou até nós pelo batismo e pela pregação fiel. Por isso podemos olhar para o futuro com bom ânimo, com a convicção de que as próximas gerações levarão a mensagem do evangelho até lugares e tempos que nós mesmos jamais alcançaremos. Afinal, confiamos no que Jesus disse: “Passará o céu e a terra, porém as minhas palavras não passarão” (Mt 24.35).
O que ouvimos dos nossos pais, contaremos aos nossos filhos. Até que Jesus venha no último dia, seguiremos lançando flechas, certos de que aquele que está conosco é maior do que o mundo, pois ele sempre cumpre suas promessas… de geração em geração.
*Veja abaixo a palestra do pastor Fernando Garske, dia 16.03, no Encontro Nacional de Líderes da LLLB:
Acesse aqui a versão impressa.