Descanso: Desejo?  Necessidade humana? Mandamento divino?

Em algum momento nosso corpo precisa de repouso, nossa mente precisa desacelerar, nossa fé precisa de tempo para se fortalecer e se reconectar ao criador

Gerusa Mass
Psicóloga

A Palavra de Deus nos diz em Mateus 121.28: “ Venham a mim todos vocês que estão cansados e sobrecarregados, e eu os aliviarei”.

A maioria das pessoas com as quais eu converso, tanto no convívio pessoal como no âmbito profissional, ou seja, nas sessões de Psicoterapia, mencionam a correria e os muitos afazeres. Pode-se dizer que é um modo de vida nos tempos atuais. A rotina cheia de compromissos exige muito das pessoas: o trabalho, os estudos, as responsabilidades relacionadas à família, à igreja, aos amigos, além de outras atribuições. Dá a impressão que parar seria nesse caso uma perda de tempo, e desta forma, o ser humano muitas vezes só segue, mesmo cansado, mesmo estressado, mesmo sobrecarregado. Porém Deus afirma em sua Palavra que o descanso não é algo vão, mas um presente dele para nós, a fim de garantir o bem estar integral dos seus.

Pode-se dizer que o descanso foi instituído por Deus desde o início, afinal consta no relato bíblico sobre a criação do mundo: “E, havendo Deus terminado no sétimo dia a sua obra, que tinha feito, descansou nesse dia de toda obra que tinha feito” (Gn 2.2). Esse ato divino é um ensinamento para nós sobre a importância do descanso como parte fundamental do cuidado que precisamos ter com nossa vida. Em algum momento nosso corpo precisa de repouso, nossa mente precisa desacelerar, nossa fé precisa de tempo para se fortalecer e se reconectar ao criador.

A Psicologia também reconhece a importância do descanso e o recomenda a fim de promover saúde e qualidade de vida. Quando o ser humano para, renova suas forças, equilibra suas emoções, evitando assim o adoecimento físico e mental.  O descanso faz com que a pessoa retorne aos seus afazeres vendo as coisas com mais clareza e disposição. O ser humano, em sua essência, carrega um profundo desejo pelo descanso. Não é apenas uma pausa para “recarregar as baterias” após um longo dia de trabalho e/ou estudos. Há um anseio mais profundo por alívio, paz e renovação. Seja no silêncio, seja ao som de uma música calma ou com ritmo mais intenso, seja sozinho ou na companhia de alguém, em casa ou em algum outro lugar, o coração busca por repouso verdadeiro.

Os cristãos compreendem que o descanso vai além da esfera do corpo e da mente.  Estes encontram em Jesus o descanso para a alma. Ele lhes promete carregar suas ansiedades, seus medos, suas cargas mais pesadas, trazendo assim o verdadeiro alívio. Assim, descansar não é sinal de fraqueza, como muitas vezes acaba sendo colocado, porém sinal de confiança. Ao descansar em Cristo, o cristão sente que não precisa carregar tudo sozinho, afinal é Ele que o sustenta e dá forças para continuar. Isso traz alívio emocional e relaxamento e bem-estar ao corpo. Nesse contexto, o descanso também prepara a pessoa para servir, pois o desejo é de testemunhar deste amor a mais a mais pessoas, a fim de que muitos possam provar deste mesmo descano renovador.

Ao pararmos e cuidarmos de nós mesmos, voltamos revigorados para viver melhor a nossa própria vida e também para amarmos ao outro e realizarmos melhor as nossas atividades. Assim sendo, que possamos descobrir e priorizar o descanso como um presente do Senhor. Que não olhemos para o descanso como uma perda de tempo, mas sim como um período agradável e necessário de renovação. E que em meio aos tantos sons que ouvimos em nossa rotina, sons no trânsito, sons no ambiente de trabalho, sons que vem dos tantos pensamentos em coisas que precisamos resolver e realizar, não deixemos de ouvir a voz do nosso Mestre Jesus amoroso nos chamando: “Venham a mim… e eu os aliviarei”.

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Matérias Relacionadas

O paracetamol genérico na farmacinha 

Jesus chama ao discipulado, a um verdadeiro arrependimento, do cortar na própria carne. Do viver uma vida cristã com decisões éticas do carregar a cruz – e não achar que a vida cristã é um mundinho cor-de-rosa de leveza e bem-estar. Jesus te chama com todo o teu ser.

Veja também

O paracetamol genérico na farmacinha 

Jesus chama ao discipulado, a um verdadeiro arrependimento, do cortar na própria carne. Do viver uma vida cristã com decisões éticas do carregar a cruz – e não achar que a vida cristã é um mundinho cor-de-rosa de leveza e bem-estar. Jesus te chama com todo o teu ser.

LCMS visita IELB para reunião anual do Projeto Aliança

Representantes da igreja-irmã dos Estados Unidos estiveram no Brasil no final de agosto