Dezembrite

Existem pessoas que sentem o peso do mês de dezembro. Não apenas pelas agendas lotadas, correrias ou finais de ciclo na escola ou no trabalho. É sentir-se deslocado em meio a votos de felicidade. É não sentir-se confortável diante de tantos abraços. É não conectar-se ao clima festivo de natal. E isso tem uma explicação. Até mesmo, um nome: dezembrite.

Dezembrite é quando, nesta época do ano, vêm à tona dores e saudades. Elas estão ali, quietinhas durante o ano. Mas diante de pessoas se abraçando, almoços em família e casa cheia, aquelas dores adormecidas agarram o coração novamente. Como se dezembro fosse um zoom sobre lutos e saudades. Especialmente em pessoas mais melancólicas ou fragilizadas emocionalmente – o que, infelizmente, não é nada raro.

Para esses corações fragilizados em dezembro, o Senhor Deus também dá um recado especial. “Fortalecei as mãos frouxas e firmai os joelhos vacilantes. Dizei aos desalentados de coração: Sede fortes, não temais. Eis o vosso Deus” (Isaías 35.3-4). Aos desalentados em mais um dezembro, há um recado claro. Não tenham medo. Nosso Deus está aqui. Acalme e fortaleça seu coração.

Isso não é mensagem motivacional, de autoajuda. São palavras profundas de um Deus que nos convida a olhar para a manjedoura. Nela, na noite de natal, nascerá o Emanuel – Deus Conosco. Na manjedoura, Deus se fez carne e habitou entre nós. Na manjedoura nascerá o único libertador, o Justo, o Salvador. Na manjedoura estará aquele que ressuscitará a todos os mortos e reunirá todo o povo do Senhor, de todos os tempos e lugares.

O coração pode sofrer ao final do ano. A falta de pessoas pode ser mais dolorida. As dores do ano podem crescer em dezembro. Mesmo assim, olhe para a manjedoura. Nela nascerá Jesus. Ele guardará nosso coração para a vida eterna. Seja o coração feliz, de casa cheia, de presentes bacanas. Mas ele guardará de maneira especial o coração cabisbaixo, triste e desalentado.

Então fica a dica: “a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o vosso coração e a vossa mente em Cristo Jesus” (Fp 4.7). 

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Matérias Relacionadas

Congresso Nacional da LSLB reúne mais de 1,1 mil graciosas e graciosos

O 33º Congresso Nacional da Liga de Servas Luteranas do Brasil (LSLB) reuniu mais de 1.100 participantes no hotel Dall’Onder, em...

Veja também

Congresso Nacional da LSLB reúne mais de 1,1 mil graciosas e graciosos

O 33º Congresso Nacional da Liga de Servas Luteranas...

A palavra do ano: isca de raiva

Artur Charczukpastor e psicanalistaContato: [email protected] Quero começar este artigo com...

ENL 2026 confirmado

Uma nova jornada de liderança na JELB!