Educação se aprende em casa, na escola, na igreja! E na…

Provavelmente o amigo leitor já deve ter ouvido a máxima que diz: “Família educa; Escola ensina!” Apesar de ser um conceito simpático, penso que não é bem assim.

Marcelo Heemann
Secretário do DE
[email protected]

          Provavelmente o amigo leitor já deve ter ouvido a máxima que diz:“Família educa; Escola ensina!” Apesar de ser um conceito simpático, penso que não é bem assim.

          Quando olhamos educação num aspecto mais restrito, apenas significando um “portar-se adequadamente em relação ao próximo”, essa ideia pode até fazer sentido. Porém, educação é muito mais do que isso. Segundo o dicionário Aurélio, educação significa o “processo de desenvolvimento da capacidade física, intelectual e moral do ser humano, objetivando à sua melhor integração individual e social”. Já a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional registra, em seu artigo segundo, que “a educação, dever da família e do Estado… tem por finalidade o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho”. Duas grandes lições aprendemos com essas definições:

           1 – a educação desenvolve as potencialidades humanas;

           2 – a educação é dever da família e do Estado.  

          Essas duas ideias, embora modernas, já fazem parte da vida dos cristãos, do povo de Deus, há muito, muito tempo! Vejamos esses três versículos:

  • Deuteronômio 6.6,7a > “Estas palavras que hoje lhe ordeno estarão no seu coração. Você as inculcará a seus filhos”.
  • Provérbios 22.6 > “Ensine a criança no caminho em que deve andar, e ainda quando for velho não se desviará dele”.
  •  Tito 2.11-12 > “Porque a graça de Deus se manifestou, trazendo salvação a todos. Ela nos educa para que, renegadas a impiedade e as paixões mundanas, vivamos neste mundo de forma sensata, justa e piedosa”.

          Nosso querido Pai do Céu, criador de todas as coisas, deu à humanidade esse privilégio e incumbência: de educarmos uns aos outros. E Deus apontou o caminho para que essa educação obtenha sucesso: Jesus Cristo, nosso Salvador! Ele ensinou o povo de maneira simples, capacitou os discípulos ao Ministério, orou pelos seus, praticou o bom senso, a justiça e a piedade, venceu as tentações e, acima de tudo, entregou sua própria vida em favor de nós.

          “Eu sou Caminho, a Verdade e a Vida”, afirmou Jesus. Sim, Jesus é o Caminho para uma educação de excelência, em todos os níveis e aspectos de nossa vida.

          Não foi à toa que Martinho Lutero deu essa tarefa de educação à família, ao escrever o pequeno Catecismo e dizer: Como o chefe de Família deve ensinar com simplicidade em sua casa!

          Também para isso, Lutero expressou seu desejo às igrejas: Ao lado de cada igreja, uma escola. E conclamou os “Conselhos das autoridades das cidades alemãs: Abram e mantenham escolas”.

          Todos nós somos os responsáveis pela educação! Todos queremos excelentes médicos, arquitetos, pastores, governantes, etc. Todos queremos pessoas respeitosas, bondosas, solidárias, etc. E só com uma educação compartilhada é possível alcançar os melhores resultados, quando cada um fizer a sua parte, educando-nos mutuamente para uma vida digna, justa, sensata e piedosa. Porém, o Caminho é um só: Jesus.

Eduquemos nossas crianças em casa, em posturas saudáveis e na Palavra de Deus; Enviemos nossas crianças às escolas, para obterem as ciências da vida; vamos com as crianças à igreja, para nos alimentarmos do pão da vida eterna! E glórias sejam rendidas ao nosso bom Deus!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Matérias Relacionadas

Novos membros são recebidos em Nova Petrópolis, RS

Culto da Santíssima Trindade teve batismo e recepção de novos membros na Congregação São Marcos

Veja também

Novos membros são recebidos em Nova Petrópolis, RS

Culto da Santíssima Trindade teve batismo e recepção de novos membros na Congregação São Marcos

Enchente no RS provoca mudanças no Simpósio de Missão

Programação do Seminário Concórdia será reduzida e online. Inscrições podem ser feitas até o dia 21 de junho

Saúde mental em meio a desastres e catástrofes

A busca por autoconhecimento é sempre fundamental, ter ciência das suas habilidades, quando e onde tem condições físicas e emocionais para atuar é fundamental. Confira algumas dicas de como lidar com as emoções em cada fase