Feliz 2050

O desafio é grande e ousado, porém, necessário. Irmãos, precisamos conversar, ajustar o leme, derrubar barreiras, estreitar nossos laços e caminhar juntos! Precisamos ser IELB

Juliano Schneider Belz
Presidente do Conselho Diretor da IELB
[email protected]

      Você não leu, nem eu escrevi errado e muito menos nosso editor deixou passar despercebido o título deste texto. O título é esse mesmo! Feliz 2050. Coloquei esse título para chamar sua atenção para este ano de 2050. Mas o que há de tão importante? Este é o ano alvo do grande planejamento da Igreja Evangélica Luterana do Brasil, nossa amada IELB.

     No Mensageiro Luterano 2024, de janeiro, apresentei alguns dados extraídos da nossa estatística, os quais apresentam estagnação no crescimento e uma queda nas participações dos cultos já há alguns anos; além disso, mostram que boa parte dos nossos jovens vem se distanciando das atividades da igreja, entre outras percepções e desafios.

       Diante desse cenário, a Comissão de Planejamento da IELB criou o GTIELB50 – Grupo de trabalho da IELB, do qual sou o coordenador, que está construindo, a muitas mãos, o Planejamento IELB 2050. Esse grupo fez muito em 2024, inclusive apresentou para o Concílio dos Pastores da IELB, em setembro/24, e para o Conselho Diretor, em novembro/24, os trabalhos realizados até cada período. Convido você a assistir a essa apresentação no Canal da IELB no Youtube, onde abordamos detalhadamente esse trabalho:

      No GTIELB50, criamos 4 subgrupos que estão desenvolvendo temas específicos que passam pela nossa confessionalidade: missão, música, acolhimento, liturgia, estrutura administrativa, entre outros. Os subgrupos têm como alvo apresentar possíveis soluções diante dos desafios enfrentados em cada tema. Com esse material em mãos, vamos conversar com toda IELB, apresentar esses resultados e ouvir você, sua congregação, paróquia e distrito. Sua opinião será de grande valia na construção deste trabalho.

     Sei que o tema planejamento, às vezes, dentro da IELB, não é bem entendido, e muitos acham que isso é coisa que se faz somente no ambiente empresarial. Precisamos entender que a nossa organização, IELB, precisa estar bem-organizada e estruturada para atingir de fato nosso grande propósito que é levar Cristo para todos. Para isso precisamos estar mais preparados, organizados e unidos para enfrentar os desafios que batem à nossa porta a todo instante.

     O desafio é grande e ousado, porém, necessário. Irmãos, precisamos conversar, ajustar o leme, derrubar barreiras, estreitar nossos laços e caminhar juntos! Precisamos ser IELB.

    Ore por esse trabalho e participe, afinal de contas, a IELB somos eu, você, somos todos nós!

    UM FELIZ E ABENÇOADO 2025!

    

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Matérias Relacionadas

ECEC 2025

Confira a agenda dos Encontros de Capacitação para a Educação Cristã deste ano

Veja também

ECEC 2025

Confira a agenda dos Encontros de Capacitação para a Educação Cristã deste ano

Um tesouro revelado

“Os teus ensinamentos são a minha riqueza para sempre; eles são a alegria do meu coração” (Salmo 119.111)

Liberdade religiosa no Brasil: avanços e desafios

Os eventos de 2024 evidenciam a importância de um diálogo contínuo e equilibrado entre o Estado e as diversas expressões religiosas presentes no país. A defesa da liberdade religiosa, aliada ao respeito pela laicidade estatal, permanece um desafio constante, exigindo atenção e comprometimento de todas as esferas da sociedade brasileira