O enfoque da Igreja Evangélica Luterana do Brasil, em 2025, dentro da temática quadrienal, é: Firmados no ensino que recebemos. Lema que nos convida a olhar para o passado e nos aprofundar no ensino bíblico e confessional que recebemos de nossos antepassados. É neste ensino que encontramos o fundamento sólido para edificar no presente e para planejar o futuro. Foi por este motivo que o apóstolo Paulo admoestou e orientou o jovem pastor Timóteo, dizendo: “Quanto a você, permaneça naquilo que aprendeu e em que acredita firmemente, sabendo de quem você o aprendeu e que, desde a infância, você conhece as sagradas letras, que podem torná-lo sábio para a salvação pela fé em Cristo Jesus. Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça, a fim de que o servo de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra” (2Tm 3.14-17).
O presente e o futuro, no entanto, nos apresentam um grande desafio, pois vivemos a era das redes sociais e da inteligência artificial. No entanto, esses “novos tempos” também nos apresentam uma série de desafios e oportunidades para viver e compartilhar o doce evangelho de Cristo. Por isso não podemos cair na tentação de ficar na zona de conforto, mas precisamos partir para a ação, assim como o nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo ordenou, quando disse: “Toda a autoridade me foi dada no céu e na terra. Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, ensinando-os a guardar todas as coisas que tenho ordenado a vocês. E eis que estou com vocês todos os dias até o fim dos tempos” (Mt 28.18-20).
Tendo toda a autoridade, no céu e na terra, Jesus continua conosco e continuará até o final dos tempos. E Jesus continua confiando a nós a grandiosa missão de fazer discípulos de todas as nações. Este é um projeto de Deus para o qual somos convidados e convocados a participar. Para tanto, é necessário planejar e agir.
Com este propósito, a Comissão de Planejamento, a qual tem liderado a elaboração dos planejamentos quadrienais da IELB, está propondo um planejamento com uma visão um pouco mais ampla e longa, pensando já no ano 2050. Para tanto, ela criou o GT IELB 2050 (Grupo de Trabalho IELB 2050). Os trabalhos deste grupo estão apenas iniciando e, com a participação de toda a igreja, querem, firmados no ensino que recebemos (pois deste não abrimos mão, em hipótese alguma!) realizar a missão de Cristo, entendendo as angústias e as necessidades do ser humano nestes tempos pós-modernos e, para muitos, pós cristãos, em que nós e nossos filhos vivemos.
O que nos consola e nos fortalece é que nestes tempos de tantas novidades, nada é novidade no que se refere à igreja de Cristo e a sua missão neste mundo. Desde o princípio, ela enfrentou muitos desafios, armadilhas e obstáculos, inclusive com fortíssimas perseguições, mas ela sempre realizou a sua missão, fazendo uso da autoridade e do poder de Cristo, presentes nos meios da graça (batismo, Palavra e santa ceia), contando com a presença e a direção de Jesus Cristo, o Senhor da igreja.
É nessa certeza que nós, que somos a Igreja Evangélica Luterana do Brasil, “Firmados no ensino que recebemos”, queremos continuar a honrosa missão de levar Cristo para todos. E para tanto, o planejamento, a organização e a ação são de fundamental importância. Contamos com as suas orações e com a sua preciosa colaboração no planejar e no executar deste planejamento.
Com um fraterno abraço e votos de ricas bênçãos de Deus!