Um filme divertido – um congresso abençoado!

Muitos filmes fazem sucesso no cinema. Mas poucos batem recordes. Foi o caso de “Divertida Mente 2”, que se tornou a animação com maior bilheteria da história.

O enredo é genial! Grande parte da história acontece dentro da mente de uma menina; justificando o título. Os personagens são sentimentos, como: alegria, medo, tédio, tristeza, etc. As experiências da vida causam ações e reações nos personagens, e, por vezes, as coisas fogem do controle.

Especialistas atribuem o sucesso da obra ao enredo criativo, a capacidade com que os telespectadores se identificam e entendem a força das emoções, mas, sobretudo, a animação é o retrato desta época, onde tantas pessoas andam com a mente fragilizada. Doenças emocionais, traumas e dificuldades de lidar com as emoções fazem parte da atual geração!

Há um verso na Bíblia que revela algo preciosíssimo quanto à proteção da mente. O texto bíblico está em Filipenses 4.7 e diz: “E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o coração e a MENTE de vocês em Cristo Jesus”.

Perceba que o texto diz que a paz será uma proteção, um escudo para a mente! Note também que o texto afirma que essa paz excede todo o entendimento! Vai além de qualquer saber, além de qualquer ciência! Nada deste mundo ou de outros mundos pode ser maior que tal “paz de Deus” – que se torna nossa, por meio da fé. E, curiosamente, o caráter de proteção e escudo é indicado em Efésios 6.16, nos instigando a segurar constantemente o escudo da fé! Ali está prometido que estaremos protegidos contra os dardos inflamados do diabo. Nossa mente e coração estarão guardados.

Quando duas pessoas brigam e se reconciliam, costumamos dizer que elas fizeram as “pazes” – construíram a paz. A verdadeira paz realmente começa pelo perdão! E o autêntico perdão está em Jesus.

O texto de Filipenses 4.7 é antecedido de um conselho sobre como devemos lidar com as preocupações e com a famosa ansiedade. Ele diz: Não fiquem preocupados com coisa alguma, mas, em tudo, sejam conhecidos diante de Deus os pedidos de vocês, pela oração e pela súplica, com ações de graças (v.6).

Em tempos de tantas fragilidades emocionais, em que a mente é atacada de todos os lados, não podemos abrir mão dessa proteção. Não há ciência e nem tecnologia que a possa substituir. A paz de Deus protege nossa mente e nosso coração com uma força que excede todo o entendimento. Que bênção! Que maravilha!

Em Jesus, nossa vida pode ser um filme de sucesso; não baseado na bilheteria ou na ausência de lágrimas e dramas, mas na certeza do amor de Deus que nos ajuda a enfrentar toda e qualquer situação.

O Congresso Nacional das Servas, lá em janeiro de 2026, trabalhará esses assuntos. Por isso o tema escolhido foi: “GRACIOSAmente”, com o lema ancorado em Filipenses 4.7.

Desde já oramos para que seja um divertido, mas, sobretudo, gracioso e abençoado congresso!

Ismar Lambrecht Pinz
Pastor conselheiro da LSLB

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Matérias Relacionadas

IELB celebra 121 anos com culto em SP

Presidente destacou a urgência da missão e o combate ao relativismo em sua mensagem

Veja também

IELB celebra 121 anos com culto em SP

Presidente destacou a urgência da missão e o combate ao relativismo em sua mensagem

I Simpósio de História da Igreja e 10º Simpósio de Lutero

     O Seminário Concórdia e a Faculdade Luterana Concórdia...

O dia mais sombrio do ano

Na vida, também há os dias em que o que se sobressai não é o brilho das tantas bênçãos de Deus ao nosso redor, mas sim, as sombras de dores e sofrimentos