O Redentor e a Maria

O IBGE divulgou quais são os nomes mais populares. Já que em algumas semanas os presépios serão montados, aí está o resultado: Maria e José. No país há mais de 12 milhões de Marias e 5 milhões de Josés. Junto a esta curiosa notícia, surgiu outra informação. Ela veio do Vaticano. E fala da personagem bíblica que carrega o nome mais famoso do Brasil: Maria. Através de uma nota oficial, endossada pelo Papa, o Vaticano afirmou que Maria não deve ser chamada de “corredentora” da nossa salvação, pois esta função pertence somente a Cristo.

                Esta nota do Vaticano faz recomendações sobre os títulos dados a Maria, mãe de Jesus. Alguns deles: “Mãe dos fiéis”, “Mãe espiritual” e “Mãe do povo fiel”. Biblicamente, falta muita sustentação para manter estes títulos. Mas o interessante é o termo “Nossa Senhora Medianeira”. O próprio Vaticano afirmou que é inaceitável chama-la assim, pois somente Cristo é o mediador. No máximo, Maria seria vista como “medianeira” no sentido que foi mediante a gestação dela que o Salvador veio ao mundo. E só. Redentor e Mediador entre Deus e os homens há apenas um: Cristo Jesus.

                Diante de tudo isso, como cristãos luteranos, bíblicos e confessionais, há algo a ser lembrado. O primeiro deles é algo que a Escritura fala por si só: não há outro nome pelo qual sejamos salvos, a não ser o nome de Jesus (At  4.12); que há somente um mediador entre os homens e Deus: Cristo Jesus (1 Tm 2.5); que somos justificados apenas pela fé em Jesus (Rm 5.1). Aberração bíblica é distorcer uma verdade que o próprio Jesus nos deixou tão clara: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida, ninguém vem ao Pai senão por mim” (Jo 14.6).

                Mas e a Maria? Ela tem um cantinho especial em nossos corações. É mãe do Salvador, mãe do menino Deus. Exemplo de fé cristã, em obediência à vontade do Senhor. Todas as gerações a consideram bem-aventurada (Lc 1.48). Mas ela jamais será corredentora com Cristo. Ela não é meio de alcançar graça, nem fonte de perdão ou bênçãos. Ela não roga por ninguém nem agora, nem na hora da nossa morte. Maria, uma mulher tão especial e abençoada, mas ao mesmo tempo uma pecadora redimida e perdoada por aquele que saiu do seu próprio ventre.

                Então fica a dica: tenhamos clareza sobre o único Redentor. E também sobre o papel de Maria em nossa fé cristã. A Bíblia é clara sobre estes dois pontos. E se a Palavra de Deus falou, então está falado e ponto final.

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Matérias Relacionadas

João Pessoa, PB, realiza Encontro Paroquial de Servas

Há anos, as servas da Paróquia Bom Pastor, de João Pessoa, PB, realizam programações especiais em conjunto. No dia 26 de...

Veja também

João Pessoa, PB, realiza Encontro Paroquial de Servas

Há anos, as servas da Paróquia Bom Pastor, de...

Maria deve estar mais aliviada agora!

Pastor Lucas Pinz GraffunderCongregação Rei Jesus Novo Hamburgo, RS...

11º Retiro do Programa MML reúne 36 participantes

Entre os dias 24 e 26 de outubro foi...