Esta edição do Mensageiro Luterano tem como pano de fundo eventos diretamente conectados à vivência e prática da nossa fé confessional luterana. São três meses de memórias e histórias a serem lembradas, vividas e celebradas, com gratidão e louvor ao nosso Deus. Destacamos alguns, no tempo e no espaço que temos à nossa disposição por aqui.
Dos eventos da Semana Santa, somos relembrados de que, na cruz do Calvário e no sepulcro vazio, da manhã da Páscoa, estão os sinais que apontam para o mistério da reconciliação! Ou seja, no sacrifício de Cristo, nós, pecadores, fomos reconciliados com o Criador por meio da fé no Cristo morto, mas ressuscitado. Este é o mistério da reconciliação, tudo recebem aqueles que nada merecem!
Também somos convidados a celebrar, com os evangelistas Lucas e João, os domingos pós-Páscoa. A igreja celebra a Páscoa, com especial ênfase, em seu calendário, por sete domingos! Sete domingos chamados “Domingos de Páscoa”. Podemos olhar cada um desses domingos de forma isolada, um a um. Mas é melhor, segundo o autor do artigo, ver esses sete domingos como um todo e examinar os textos bíblicos indicados na série Trienal C para cada um deles, na sequência em que aparecem. E assim, através desses textos, vamos reviver o que Jesus fez, ensinou e orientou aos seus seguidores, após a sua ressureição, até sua volta ao céu.
Em maio, lembramos os Dia das Mães e os 100 anos da nossa querida Juventude Evangélica Luterana do Brasil (JELB). Que bênçãos extraordinárias Deus nos têm concedido através das mães, das nossas famílias, da nossa querida JELB. Por isso leia com atenção o que aconteceu no último Congresso Nacional da nossa Juventude Luterana, e como a nova liderança quer continuar esse centenário trabalho, sob a graça de Deus e nosso apoio.
Em junho, entre outras datas, lembramos o Dia do Pastor, o aniversário da nossa querida Igreja Evangélica Luterana do Brasil (IELB). Quantos motivos para louvar o santo nome de nosso Deus, pela igreja, seus membros, líderes e pastores, de ontem e de hoje, pela Palavra e sacramentos que recebemos por graça para perdão, vida e salvação.
Neste ano de 2025, a cristandade lembra também os 1.700 anos da realização do Concílio de Niceia, evento que culminou na redação do Credo Niceno. Nesse tema queremos responder pelo menos, três questões: o que é e qual a importância do Credo Niceno em nossa caminhada na fé cristã confessional luterana; o que foram os concílios da igreja cristã antiga; e qual a importância dos concílios na vida da igreja cristã de nossos dias.
Estes são alguns destaques desta edição do ML. Mas há muito mais para ser visto, lido e compartilhado da vida e das ações da IELB nas congregações, nos departamentos, nas organizações auxiliares e por suas lideranças. Parabéns, IELB e JELB!
PAULO UDO WERNER KUNSTMANN (1941 – 2025) – louvamos a Deus por tudo o que, motivado pela fé no Salvador Jesus, você fez por e entre nós, como testemunha viva da história da igreja. Nós, leitores do Mensageiro Luterano, aprendemos muito com você, nas muitas histórias de vida, fé e amor, que compartilhou conosco nas páginas do nosso ML e fora dele. Muito obrigado a você e a sua querida família. Aleluia! Em e com Cristo, o seu e nosso Salvador, até o próximo encontro, LÁ! Amém!
Acesse aqui a versão impressa.