Paz para a saúde mental

Desacelere. Tenha bons hábitos. Leia a Palavra. Ore. E tenha sua mente guardada pela paz de Deus. Paz que emana de Cristo Jesus.

Nosso estilo de vida passou por profundas transformações. Enquanto nossos pais e avós trabalhavam em algo que lhes causava esgotamento físico, como o trabalho braçal em lavouras e fábricas, hoje o trabalho de uma generosa camada da sociedade gera um esgotamento mental.

Esse formato de trabalho exige esforço mental. Produção de conteúdos, resolução de problemas, pressão para atingir metas, cobrança por resultados. Junte-se a isso a poluição sonora e visual do excesso das telas. Esse estilo de vida faz 75% dos brasileiros julgar que o estresse afeta diretamente sua vida pessoal e profissional. Esse levantamento é do Instituto Ipsos, com dados de 2023. O Brasil é o país que mais se preocupa com sua saúde mental.

Diante desse fato, precisamos de bons hábitos. Uma alimentação adequada, evitando os excessos. Uma rotina de exercícios físicos, para oxigenar a mente. O bom senso no uso das telas. Ter um momento de meditação, para respirar fundo e organizar os pensamentos. Para essa meditação, há um excelente conteúdo que “vai até o lugar mais fundo da alma e do espírito, vai até o íntimo das pessoas e julga os desejos e pensamentos do coração delas” (Hb 4.12).

A Bíblia não é uma escrita morta, presa ao tempo. Ela é a Palavra viva de um Deus vivo. Ela é atuante, ativa e transformadora. Meditando nela, o Espírito Santo agirá sobre nossas ansiedades, medos, culpas e terrores. Apenas a Palavra do Senhor tem poder para curar as feridas mais dolorosas em nós.

Acima de tudo, esta Palavra nos conduzirá a Cristo. Ele é o centro das Escrituras. De Gênesis a Apocalipse, tudo aponta para Jesus como o Redentor. E, nele, há perdão, salvação e nova vida também para as mentes sobrecarregadas.

Então fica a dica: “e a paz de Deus, que ninguém consegue entender, guardará o coração e a mente de vocês, pois vocês estão unidos com Cristo Jesus” (Fp 4.13). Desacelere. Tenha bons hábitos. Leia a Palavra. Ore. E tenha sua mente guardada pela paz de Deus. Paz que emana de Cristo Jesus.

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Matérias Relacionadas

Novos membros são recebidos em Nova Petrópolis, RS

Culto da Santíssima Trindade teve batismo e recepção de novos membros na Congregação São Marcos

Veja também

Novos membros são recebidos em Nova Petrópolis, RS

Culto da Santíssima Trindade teve batismo e recepção de novos membros na Congregação São Marcos

Enchente no RS provoca mudanças no Simpósio de Missão

Programação do Seminário Concórdia será reduzida e online. Inscrições podem ser feitas até o dia 21 de junho

Saúde mental em meio a desastres e catástrofes

A busca por autoconhecimento é sempre fundamental, ter ciência das suas habilidades, quando e onde tem condições físicas e emocionais para atuar é fundamental. Confira algumas dicas de como lidar com as emoções em cada fase