PENTECOSTES

Mais do que um dia festivo e histórico no calendário da igreja

“Sim, eu derramarei o meu Espírito sobre os meus servos e as minhas servas, e naqueles dias eles também anunciarão a minha mensagem. Então todos os que pedirem a ajuda do Senhor serão salvos.” (At 2.18,21) – Leia Atos 2.1-21

Pentecostes – O Espírito Santo derramado sobre todos

Naquele dia marcante da história da igreja, o Espírito Santo veio como nunca antes havia acontecido. Mas esse evento não foi por acaso. Lucas, de maneira cuidadosa, mostra que aquele momento não foi simplesmente o quinquagésimo dia após a Páscoa. Havia uma promessa de Deus sendo cumprida. Havia um tempo sendo preenchido conforme o plano divino. Havia um povo reunido, em unidade, em um só lugar — e, mais importante, em expectativa.

Essa não foi apenas uma data no calendário. Foi o dia em que a promessa de Jesus se cumpriu. O Espírito Santo veio sobre todos: homens, mulheres, jovens, velhos, servos — nenhum ficou de fora. Todos estavam presentes.

Pentecostes, originalmente, era uma festa de colheita. E naquele dia, a maior colheita começou — milhares de pessoas ouviram a palavra da salvação, foram batizadas e trazidas à Cristo, o Salvador. O Espírito Santo desceu para equipar a igreja com poder, para testemunho, para santidade, para missão.

Hoje, graças ao nosso bom Deus, ainda vivemos no tempo da ação graciosa e poderosa do Espírito. O mesmo Deus que cumpriu sua promessa em Jerusalém, deseja nos encher do seu Espírito novamente. Ele procura mentes e corações disponíveis a ouvir sua voz. Por isso, Pentecostes não é apenas um evento histórico — é um modelo espiritual para evangelização e salvação: Deus cumpre suas promessas no tempo certo, sobre um povo unido e sedento por ele.

No sermão do apóstolo Pedro no dia de Pentecostes, encontramos uma das promessas mais abrangentes e gloriosas da Escritura: “Derramarei o meu Espírito sobre todos os meus servos e servas”. Essa declaração é carregada de esperança e de cumprimento profético. O Espírito de Deus não seria mais concedido apenas a líderes ou profetas, mas derramado sobre filhos e filhas, jovens e velhos, servos e servas — sobre todos os que pertencem a Deus pela fé.

Essa inclusão ampla — “todos os meus servos e servas” — nos lembra que o plano de Deus sempre foi maior do que apejas uma nação. Ele deseja alcançar os povos da terra, derramar seu Espírito sobre judeus e gentios, homens e mulheres, livres e escravos. Não há mais distinção: em Cristo, todos somos um, e todos temos acesso ao mesmo Espírito. O Espírito de Deus alcançará o mundo inteiro e usará pessoas que vão proclamar a palavra do Senhor.

O texto também enfatiza que “todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo”. Invocar esse nome é mais do que apenas falar — é reconhecer nossa necessidade, clamar por socorro, confiar na graça que ele oferece. O nome do Senhor é a expressão de todo o seu caráter e da salvação que ele provê em Cristo. O nome de Deus é aquele pelo qual somente o Senhor é conhecido como aquele que tem a ajuda de que precisamos. Este nome é o seu evangelho, que deve primeiro ser anunciado a nós para nos revelar o nosso Deus, em toda a sua graça em Cristo e, assim, acender emnós o desejo por essa graça e sua ajuda. É nesse nome que encontramos socorro, perdão e nova vida.

Pedro deixa claro: essa salvação não é algo distante, reservado para o fim dos tempos. Ela começa agora, no exato momento em que um coração crê. A salvação é presente, viva e poderosa para todos os que a recebem pelo ouvir e pela fé. A salvação é um ato poderoso de Jesus que nos livra da morte eterna. E crer em Jesus nos garante a vida eterna. E o Espírito Santo quem cria a fé e nos mantem nessa fé pelos meios da graça: batismo, palavra e santa ceia. Assim como no Pentecostes, o Espírito Santo continua sendo derramado — e, em Cristo, o convite da salvação continua sendo feito a todos as pessoas, do mundo inteiro.

Você já invocou o nome do Senhor com fé e confiança? Tem vivido consciente de que o Espírito foi derramado sobre você, e que isso te capacita a proclamar, testemunhar e viver em santidade? Lembre-se: Deus não faz acepção de pessoas. Ele deseja encher a sua vida com o seu Espírito, independentemente de sua origem, idade ou posição social, cultural e econômica.

Oração: Senhor Deus, obrigado por tua promessa maravilhosa de salvação e pelo derramamento do teu Espírito Santo sobre todos os que creem. Que eu viva cada dia consciente da tua presença em mim, e ousadamente invoque teu nome em todas as circunstâncias. Renova em mim a alegria da salvação, a certeza do teu amor, e a ousadia para viver como servo teu. Derrama mais do teu Espírito sobre minha vida. Que eu proclame, que eu te obedeça, que eu viva para tua honra e glória. Em nome de Jesus, amém.

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Matérias Relacionadas

Não aposte sua vida

Pr. Lucas Pinz GraffunderCongregação Rei JesusNovo Hamburgo, RS Vivemos uma nova epidemia silenciosa. Ela não se transmite pelo ar nem aparece em...

Veja também

Não aposte sua vida

Pr. Lucas Pinz GraffunderCongregação Rei JesusNovo Hamburgo, RS Vivemos uma...

A epidemia da solidão

Mesmo diante de tão grande conexão virtual, pessoas estão cada vez mais carentes de conexões reais

IELB celebra 121 anos com culto em SP

Presidente destacou a urgência da missão e o combate ao relativismo em sua mensagem