Precisamos sentar mais à mesa

Nossa saúde, física e mental, clama por mais momentos à mesa. Menos telas, mais conexões reais. Menos refeições rápidas e apressadas, mais momentos de conversas ao redor da mesa

Uma pesquisa feita pela American Heart Association revelou que comer à mesa com familiares e amigos é um ato capaz de gerar mais qualidade de vida. Tanto física quanto emocional. Pessoas que passaram a sentar-se à mesa para comer, conversar e interagir passaram a viver menos estressadas. Isso é um afago na saúde mental. E não para por aí. A rotina de alimentar-se à mesa com família e amigos tornou-se um incentivo para uma alimentação mais saudável, com comida de verdade, feita em casa. Bem diferente de um fast food pego de última hora para uma refeição solitária e rápida.

Precisamos voltar à mesa. O estresse está nos adoecendo, deixando-nos de ombros tensos, comendo rápido, contra o relógio, sempre com pressa. Nossa saúde, física e mental, clama por mais momentos à mesa. Menos telas, mais conexões reais. Menos refeições rápidas e apressadas, mais momentos de conversas ao redor da mesa. Ali mesmo, durante o clássico arroz e feijão. Onde pessoas nos escutam. Onde somos ouvidos. Entre uma garfada e outra se fala da vida, da escola, do trabalho, das alegrias. Ou simplesmente se come em silêncio, em um dia difícil. É ao redor da mesa que pessoas se conectam. Onde amigos contam segredos. Onde gargalhadas ecoam pela casa. Onde o coração se alimenta de amor e conexões genuínas.

Precisamos voltar à mesa. Estamos adoecendo. Carregando culpas. Terrores de consciência. Pecados secretos. Vivemos vidas vazias e sem sentido. Precisamos sentar-se à mesa onde há cura, onde há perdão, onde há restauração. “Isso é o meu corpo, isso é o meu sangue, que é derramado em favor de muitos para o perdão dos pecados” (Mt 26). O banquete da vida está servido. A ceia do Senhor é onde pobres pecadores ganham vida. Onde o perdão apaga culpas. Onde céus e terra se conectam para celebrar a vitória de Jesus, sua morte e ressurreição. É neste comer e beber que nos conectamos uns aos outros, como povo de Deus. Sentar-se à mesa do cordeiro de Deus é um presente do Senhor. É onde somos preparados para o verdadeiro banquete da salvação.

Então fica a dica: Ah, como precisamos nos sentar mais à mesa. Em família. Com amigos. Falarmos e sermos ouvidos. Criarmos conexões reais. Alimentarmos a vida com qualidade. É viver menos estressado. É viver mais e melhor. Ah, como precisamos nos sentar à mesa do cordeiro de Deus. Em família. Com amigos. Com irmãos na fé. É ali que corações se alimentam na verdadeira vida, que é Jesus, o pão da vida. Afinal, sua presença é real. Pão e vinho, corpo e sangue. Dado e derramado para perdão dos pecados. Ah, como precisamos sentar-se à essa mesa.

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Matérias Relacionadas

Instituto Santíssima Trindade celebra 79 anos

Programação contou com culto de ação de graças e emeritamento do pastor Tealmo Klippel Percheron

Veja também

Instituto Santíssima Trindade celebra 79 anos

Programação contou com culto de ação de graças e emeritamento do pastor Tealmo Klippel Percheron

Antes da fala, o choro

A comunicação inencional da igreja

Uma palavra aos pais

Quando um homem se torna pai, ele aprende na...