Refrigera a minha alma

Ao longo da vida, precisamos de um refúgio. Não apenas para os dias tórridos de verão, mas também para as dores e culpas da vida. E é justamente nestes dias de calor extremo que aprendemos o consolo que é o versículo 3 do Salmo 23

Os últimos dias no sul do Brasil não estão sendo fáceis. São dias de extremo calor. Temperaturas alcançando 42°C e com uma sensação térmica muito maior. Diante de tanto calor, a rotina fica praticamente impraticável – claro, a não ser que você tenha o privilégio de trabalhar no conforto do ar-condicionado. Mas neste calor extremo, é difícil trabalhar. Pensar. Concentrar-se.

          Há uma explicação científica para isso. Chama-se estresse térmico. É quando a temperatura ambiente é tão alta que o corpo não consegue mais regular a sua temperatura interna. Isso causa estresse no organismo, gerando dores de cabeça, mal-estar, cansaço e mau humor. Enfim, eu, como um amante dos dias frios, não vejo a hora de começar o aconchegante inverno.

            Diante deste calor cansativo e desanimador, necessitamos de um refúgio. Sombra de uma boa árvore. Água gelada. Ventilador. Ar-condicionado. Isso nos lembra que, ao longo da vida, também precisamos de um refúgio. Não apenas para os dias tórridos de verão, mas também para as dores e culpas da vida. E é justamente nestes dias de calor extremo que aprendemos o consolo que é o versículo 3 do Salmo 23, que diz: “Refrigera-me a alma”.

            O SENHOR oferece refrigério, calmaria, perdão e paz aos corações que fervem e sofrem com suas culpas, terrores e tragédias pessoais. Enquanto culpas não resolvidas e tantos dilemas nos sufocam como estes dias tórridos, o perdão de Jesus é como aquela brisa suave que traz alívio e paz. Em meio a tanto conteúdo duvidoso e consolo barato, precisamos lembrar que apenas Cristo pode refrigerar nossa alma. Ele é Deus Salvador, morto e ressuscitado para nos libertar das chamas quentes do inferno.

            Em nosso último culto, em uma noite extremamente abafada e quente, experimentamos essa sensação de alívio e conforto. Não apenas pelo fato de entrar em nosso templo geladinho e climatizado. Mas sim, pelo fato de estar na Casa do SENHOR, onde ele nos refrigera a alma pelo ensino da sua Palavra. Momento de culto é um refúgio para nossas vidas. Não desperdice esse momento.

          Então fica a dica: o SENHOR refrigera a nossa alma. Em dias tão quentes, lembre-se de como é precioso esse refrigério que emana da cruz de Jesus. E eu, particularmente, aguardo ansiosamente pelo delicioso friozinho de inverno.

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Matérias Relacionadas

1º Simpósio de Educação Cristã

Programação online acontecerá nos dias 7 e 8 de outubro

Veja também

1º Simpósio de Educação Cristã

Programação online acontecerá nos dias 7 e 8 de outubro

IELB presente na 28ª Conferência do ILC

Pastor Geraldo Schüler está nas Filipinas de 14 a 19 de setembro

Servas realizam 10° Encontro da Saudade

Tradicional evento reuniu ex-presidentes da LSLB com a atual diretoria para momento de confraternização