Ricardo S. Hannes
Coordenador da Ação Social
[email protected]
Estamos na reta final de 2025 e já escutamos entre nossos amigos comentários de que mais um ano está passando. Essa percepção de que o tempo passa rápido, muito se deve às nossas rotinas, à ansiedade e, principalmente, ao volume de informações com as quais lidamos, em especial, das redes sociais.
É preciso refletir sobre as prioridades, pois o tempo é um presente de Deus que deve ser usado sabiamente, cuidando das coisas que realmente importam e que trazem frutos eternos.
Os projetos de ação social, sejam individuais ou coletivos, começam a surtir efeito dentro de nossa igreja. Percebemos um número crescente de palestras e participações em eventos focando em assuntos sobre O CUIDADO AO SER HUMANO. Com o apoio do Fundo de Resposta a Desastres da Lutheran Church-Missouri Synod (LCMS), o Departamento de Ação Social da Igreja Evangélica Luterana do Brasil (IELB) promoveu, além de conferências de resposta a desastres, o lançamento de vários livros buscando ampliar esta visão de ação social para o cuidado humano em meio a sofrimentos psicológicos e espirituais.
Assim como temos momentos de crescimento e realização, existem momentos de preocupação. A adesão ao projeto do Planejamento Contributivo Previdenciário, disponibilizado aos pastores, foi muito baixa. Entendemos que este planejamento é prioritário na vida de cada pessoa, principalmente para a segurança de nossas famílias. Não podemos deixar este assunto para depois.
Não vamos reinventar a roda, mas se pudermos usar um carro que voa para chegar mais rápido aos nossos objetivos, por que não o fazer?
Quando falamos em reinventar a ação social, queremos que todas as pessoas cristãs façam de seu modo de vida um testemunho da misericórdia de Cristo.
Nosso grande desafio para os próximos anos é o de envolver todos os membros, de todas as faixas etárias, na missão de Deus por meio da igreja. Precisamos despertar as pessoas para o seu potencial vocacional no contexto da vida cristã.
Por meio de encontros nacionais de coordenadores distritais de Ação Social e do Fundo de Apoio a Projetos da IELB (FAPI) queremos escutar a todos. Precisamos sempre repensar e atualizar as formas da ação social dentro de nossa igreja.
O tempo não para, não desacelera, não espera, simplesmente passa. É fundamental viver cada momento com intensidade, abraçar as oportunidades, valorizar e amar o próximo, dedicar-se às pessoas que amamos e valorizar as experiências, pois essas memórias são um alicerce para a vida.
O tempo não deve ser desperdiçado, mas, sim, usado para fazer a vontade de Deus. Nesse sentido, também é preciso ter um senso de urgência e não deixar para depois as prioridades espirituais.
Nestes últimos meses de 2025, haverá muitas oportunidades para que possamos refletir o amor de Deus em nossas ações. De forma especial, lembramos do Dia Nacional de Ação de Graças para contribuir para o desenvolvimento de projetos do FAPI. Envolva-se também nos trabalhos de ação social de sua congregação, dedique um tempo especial para se aproximar de seu próximo. Planeje suas atividades até o final deste ano junto aos seus familiares. Como está escrito em Tiago 4.15 “Se o Senhor quiser, não só viveremos, como também faremos isto ou aquilo”.
Acesse aqui a versão impressa.