Saiba como a atividade física contribui para a saúde mental e espiritual

A corrida para a vida eterna também é um processo que exige esforço e se prolonga através do tempo. Para chegarmos ao final, é fundamental mantermos uma fé forte, dinâmica, capaz de vencer os grandes desafios que encontramos pela vida

Lilian Flor
Psicóloga

A relação entre a atividade física e a saúde mental vem sendo estudada intensamente por acadêmicos, porque é perceptível o quanto os exercícios contribuem para a qualidade de vida. Ele produz impacto direto na redução dos sintomas de depressão, ansiedade e estresse. Ao nos exercitarmos, experimentamos sensações de bem-estar e leveza, aumentamos a nossa disposição para perseguir objetivos e nos permitimos desfrutar das oportunidades de estreitar as relações sociais que surgem quando saímos do casulo!

Dentre os mecanismos cerebrais que produzem os benefícios psicológicos através dos exercícios físicos estão a liberação de neurotransmissores e o aumento da neuroplasticidade. A liberação de neurotransmissores age na regulação do humor e o aumento da neuroplasticidade desenvolve a capacidade de adaptação às experiências, reorganizando estruturas e funções cerebrais, recuperando lesões e formando novas conexões entre os neurônios.

É interessante observar que, ao exortar Timóteo sobre a importância do fortalecimento da fé, o apóstolo Paulo compara a vida cristã a uma corrida. Paulo diz: “​ prossigo para o alvo, para o prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus”. (Fp 3.14 NAA)

Também em Timóteo, o apóstolo faz referência à corrida, na versão NTLH: “Corra a boa corrida da fé e ganhe a vida eterna” (1Tm 6.12).

Correr não é uma atividade simples. O condicionamento físico exige integração e bom funcionamento dos sistemas do corpo humano, como o muscular, o imunológico, o cardiovascular e o respiratório. Para obter essas condições básicas, faz-se necessário o treino regular e isso desafia a nossa capacidade de superar difíceis obstáculos, como a falta de tempo, o cansaço, o desânimo e a preguiça. Instrumentos facilitadores, como roupas apropriadas, academias e modalidades esportivas, foram criados para nos estimular a levantar da poltrona e começar a agir.

A corrida para a vida eterna também é um processo que exige esforço e se prolonga através do tempo. Para chegarmos ao final, é fundamental mantermos uma fé forte, dinâmica, capaz de vencer os grandes desafios que encontramos pela vida. E os nossos inimigos são poderosos: o pecado, a morte e o diabo!

A fé, fonte de salvação e liberdade, vem de Deus e é alimentada pela Palavra divina e pelos sacramentos. Deus nos adverte a cumprirmos a nossa parte nessa corrida: estarmos vigilantes, em oração, e dedicarmos o nosso tempo e dons ao contato estreito e constante com ele. E isso exige esforço. Precisamos superar basicamente os mesmos obstáculos que encontramos diante dos treinos físicos: a falta de tempo, o desânimo e a preguiça.

Tudo já está preparado. Deus nos colocou à disposição diversas e eficientes ferramentas facilitadoras, como os cultos, a santa ceia, os artigos cristãos, as devoções e os encontros dos departamentos na igreja. Tudo pronto e certo para vencermos a corrida para a vida eterna!

E ainda temos mais uma boa notícia: o treino espiritual não traz só sacrifícios. Como as atividades físicas, o contato constante com a Palavra de Deus e os sacramentos resulta em uma ótima qualidade de vida espiritual, trazendo paz, alegria e disposição.

Então, que tal largamos neste instante os pesos que nos imobilizam e (re)começarmos a correr em direção a Jesus?

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Matérias Relacionadas

Alegria em família de fé!

Congregação Santo Estêvão, de Campo Grande, MS, celebra recepção de novos membros por batismo e profissão de fé

Veja também

Alegria em família de fé!

Congregação Santo Estêvão, de Campo Grande, MS, celebra recepção de novos membros por batismo e profissão de fé

IELB se mobiliza em resposta ao tornado em Rio Bonito, PR

Um tornado de grande intensidade atingiu a região centro-oeste...

Firmados no ensino que recebemos, planejamos o futuro!

Reunião anual do Conselho Diretor reuniu lideranças no Seminário Concórdia, de 6 a 9 de novembro