Um rico pode ser salvo?

A pergunta é recorrente. Muitos querem orientação sobre a salvação, o que é bom. A resposta certa e a fé verdadeira definirão a vida eterna da pessoa. E a pergunta de hoje oportuniza refletirmos sobre essa questão.

O texto de Mateus 19.23 faz parte do relato do jovem rico que se aproxima de Jesus e pergunta: Mestre, que farei eu de bom, para alcançar a vida eterna?”.

Lendo o diálogo relatado no texto, fica evidente que Jesus conhece o íntimo deste jovem e percebe que ele estava iludido com a ideia de que poderia alcançar o reino dos céus com os próprios méritos e com a sua pretensa perfeição. Ele pergunta O que farei…? Essa pergunta revela o seu pensamento de que poderia ser salvo pelo fazer algo. Provavelmente ele tinha formação farisaica.

Já que o jovem se manifesta dessa forma, Jesus lhe fala do cumprimento dos mandamentos, como um teste para levá-lo a reconhecer a sua imperfeição e de que necessitava da graça de Deus para ser salvo. Mas, arrogantemente, ele responde: Tudo isso tenho observado, que me falta ainda? Assim, mostra a sua soberba. Jesus, então, lhe diz: “Se queres ser perfeito, vai, vende os teus bens, dá aos pobres, e terás um tesouro no céu; depois, vem e segue-me. Com isso, caiu a “máscara” do jovem. E ele retirou-se triste”.

Após este episódio, Jesus falou aos discípulos: Eu afirmo a vocês que isto é verdade: é muito difícil um rico entrar no Reino do Céu” (Mt 19,23 – NTLH). Jesus ilustrou essa dificuldade com a expressão proverbial: É mais fácil um camelo passar pelo fundo de uma agulha do que um rico entrar no Reino de Deus (v.24). Isso significa que um rico não pode ser salvo?

À base desta narrativa bíblica, respondo:

1. Jesus não disse que é impossível um rico ser salvo e também não condena a riqueza. Ele apenas disse que é difícil. Deus não é contra a riqueza, pois na Bíblia encontramos exemplos de pessoas tementes a ele que foram abençoadas com a riqueza. Lembramos de Abraão, Isaque, Jó e outros. Esses homens colocavam Deus em primeiro lugar em suas vidas, dando mais valor a Deus do que às riquezas materiais (Ler Hb 11.8-21). Esses homens foram salvos pela fé na graça de Deus, oferecida através de Jesus Cristo.

2. A Palavra de Deus aponta para a dificuldade de salvação de quem faz dos bens o seu “deus”, vivendo obcecado pela riqueza e pelo acúmulo de bens materiais. Isso é idolatria disfarçada, que pode gerar a soberba e dar uma falsa segurança à pessoa que se prende às coisas deste mundo, ignorando e desprezando Deus e a sua graça salvadora.

3. Quando Deus nos dá bens materiais, não devemos colocar nossa confiança nelas. Deus é provedor de tudo que precisamos para viver. É nele que cremos, confiamos e a quem servimos. E é ele quem nos salva, não os nossos bens!

4. A atitude do cristão em relação aos seus bens deve ser de gratidão a Deus e generosidade para com os semelhantes. Deus nos deu bens também para repartirmos com os outros! Assim, nossos bens são usados para servir à obra de Deus e ajudar a quem necessita de nós.

5. Concluo com esta Palavra: Ora, como recebestes Cristo Jesus, o Senhor, assim andai nele, nele radicados, e edificados, e confirmados na fé, tal como fostes instruídos, crescendo em ações de graças (Cl 2.6,7).

Deus abençoe e conceda firme fé na graça de Jesus Cristo.

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Matérias Relacionadas

Igreja realiza a 10ª Conferência do MML

O evento reuniu a equipe do MML, pastores e esposas, proporcionando um espaço de aprendizado, reflexão e renovação

Veja também

Igreja realiza a 10ª Conferência do MML

O evento reuniu a equipe do MML, pastores e esposas, proporcionando um espaço de aprendizado, reflexão e renovação

Departamentos fazem última reunião antes do CD 2024

Integrantes se reuniram de forma online para apresentação de relatórios

Congregação Da Santa Cruz celebra 76 anos

Culto festivo também lembrou os 175 anos da imigração alemã na região