Comunicado de falecimento do pastor emérito Hilmar Duarte Stern

A Diretoria Nacional da IELB comunica, com pesar, o falecimento do pastor emérito Hilmar Duarte Stern, ocorrido nesta quinta-feira, 13 de abril, de forma repentina, na residência de seus pais, em Canguçu, RS. Alcançou a idade de 64 anos.

O velório acontece nesta sexta-feira (14/4) à noite, no templo da Congregação São João (Rua Dr. Wunderwald, 80 – Pomerode, SC); e a cerimônia fúnebre será no sábado, 15 de abril, às 9h, seguindo para o sepultamento no Cemitério Municipal de Pomerode.

Deixa enlutados a esposa Laine Leni Stern, os pais Osvin Stern e Dalva Duarte Stern, os filhos Jonathan e Lucas William, as noras Barbara e Bruna, as irmãs Gilda Schiavon e família, Gladis Müller e família, os sogros Arnilda Roos Friedrich e Edgar Friedrich e demais familiares e amigos.

Que Deus, em sua infinita graça e misericórdia, conforte os corações da família e amigos enlutados, com a certeza da vida eterna pela fé no Salvador Jesus Cristo.

“Então, ouvi uma voz do céu, dizendo: Escreve: Bem-aventurados os mortos que, desde agora, morrem no Senhor. Sim, diz o Espírito, para que descansem das suas fadigas, pois as suas obras os acompanham.” (Ap 14.13)

Trajetória

Hilmar Duarte Stern nasceu em 28/12/1958, em Canguçu, RS. Recebeu o Santo Batismo no dia 22/02/1959 e confirmou seu voto batismal no dia 01/10/1972. Formou-se em Teologia pelo Seminário Concórdia de Porto Alegre em 1983. Casou-se com Laine Leni Stern em 08/09/1984, matrimônio que Deus abençoou com 2 filhos: Jonathan e Lucas William.

Exerceu seu ministério pastoral em Dionísio Cerqueira, SC (1984-1985), Pato Bragado, PR (1985-1996) e Pomerode, SC (1996-2016). Também exerceu funções como Conselheiro do Distrito Vale do Itajaí (de 2006 a 2014 e de 2018 a 2022) e coordenador de Ação Social do DIVALI (2002), além de integrar a Comissão de Moções do CD (2010 a 2014). Recebeu o título de pastor emérito em 2016.

No âmbito social, também era considerado um exemplo de pastor e de ser humano. Em Pomerode, foi conselheiro municipal de Educação por vários mandatos. A ex-secretária municipal de Educação, Neuzi Schotten, declarou que a educação de Pomerode deve muito ao Pastor Hilmar. “Acredito que ele tenha sido o Pastor de Pomerode com maior tempo atuando tanto no Conselho Municipal de Ensino Religioso, quanto no Conselho Municipal de Educação”, complementou.

Mensagem da Diretoria Nacional da IELB:

Queridos familiares e amigos do Pastor Hilmar Duarte Stern. Em especial, esposa Laine, filhos Jonathan e Lucas, pais Osvin e Dalva. Como é difícil sepultar alguém que tanto amamos. Por causa do pecado, nessa hora nos sentimos tão fracos. Até parece que a morte e o túmulo são vencedores.

Em menos de uma semana o Pastor Hilmar e todos nós celebramos a Páscoa. A vitória da vida sobre a morte. É isso que nos enche de esperança nesse momento tão difícil do luto.

No episódio da ressurreição de Lázaro, Jesus garante à Marta, que todos os que creem nele, embora morram fisicamente, viverão para sempre. Em Jesus passamos da morte para a vida. Ele afirmou: “Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, ainda que morra, viverá; e quem vive e crê em mim nunca morrerá”. Jo 11.25,26.

A vida eterna não pode ser encontrada em ninguém mais a não ser em Jesus. Aqueles que morrem fisicamente em fé irão ressuscitar para a vida eterna. A respeito da ressurreição, o reformador Martinho Lutero comentou: “O cemitério ou sepultamento não é um acúmulo de finados, mas uma lavoura repleta de grãozinhos, chamados grãos de Deus que, agora, voltarão a brotar e a crescer em beleza maior, de tal modo que nenhum ser humano consegue entender”.

Essas verdades bíblicas para esse momento são doces como o mel (Sl 19.10), ambos o Pastor Hilmar conhecia muito bem. Essas verdades, por ele foram vividas e anunciadas com tanta dedicação. É essa mensagem que hoje também dará a vocês o verdadeiro consolo e trará a doçura da verdadeira esperança.

Como Igreja Luterana, agradecemos aos pais do Pastor Hilmar, Sr. Osvin e Sra. Dalva por terem incentivado e apoiado para que ele pudesse ir ao Seminário estudar e servir no Reino como Pastor. Agradecer a esposa Laine e os filhos Jonathan e Lucas, por terem estado ao lado e não medirem esforços para que ele cumprisse fielmente o Santo Ministério como Pastor da Igreja Evangélica Luterana do Brasil.

Recebam o fraternal abraço e os sinceros sentimentos da Diretoria Nacional e de toda a IELB.

Deus os abençoe hoje e sempre!

Rev. Heder Frederico Pieper Gumz
Vice-presidente de Expansão Missionária da IELB

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Matérias Relacionadas

Independência ou morte!

Na cruz, um ato que liberta da morte para a vida

Veja também

Independência ou morte!

Na cruz, um ato que liberta da morte para a vida

Dia de vistoria?

Assista à reflexão do pastor Cesar Rios

Formandos de Teologia conhecem de perto o trabalho das servas

Diretoria Nacional da LSLB dirigiu aula para os estudantes no Seminário Concórdia