Com essas palavras expressamos nossa profunda gratidão a Deus, por chegarmos aos 100 anos de fundação da Congregação Evangélica Luterana Cristo (CELUC), de Três Coroas, RS, no ano de 2021. Cem anos de uma linda história, construída por pastores, famílias, homens e mulheres que se dedicaram a servir ao Senhor e, com seu tempo, dons e bens, com seu testemunho e trabalho, escreveram e escrevem essa história e fazem a luz de Jesus brilhar onde Deus nos colocou.
A IELB iniciou o seu trabalho entre os imigrantes luteranos alemães, no Vale do Paranhana, no ano de 1920, com o pastor Hermann J. Reinking, que vinha de Picada Hartz, e que, no mesmo ano, fundou a Paróquia Luterana de Moreira. Em 1921, foi instalado nesta nova Congregação, o pastor Carlos H. Warth, que organizou e estruturou a Paróquia e atendeu às seguintes localidades, então pertencentes à cidade de Taquara: Picada da Linha Vinte Oito e Canastra (hoje, Três Coroas), José Velho e São João (hoje, Canela), Batingueira (Taquara) e Serra Grande (hoje, Igrejinha).
O pastor Warth serviu à Paróquia de 1921 até 1932, quando se tornou professor do Seminário Concórdia, em Porto Alegre, RS. Foi substituído pelo pastor August Gedrat, recém vindo da Alemanha, que atendeu a Paróquia até 1973, tendo fundado, em 1946, o Instituto Santíssima Trindade (orfanato e asilo).
A CELUC, portanto, teve seu início na Picada da Linha Vinte e Oito, atendida de início por Moreira, e teve sua organização efetivada em 16 de outubro de 1921, quando registrou seus primeiros estatutos, assinados pela Diretoria, composta por Otto Haack, Emílio Krummenauer, Augusto Koch e Otto Klein.
Em 1945, a CELUC tornou-se Paróquia, mudando sua sede para a atual localização, na Rua Martinho Lutero, 132, bairro Sander, e inaugurando sua nova igreja. Recebeu, no mesmo ano, o seu primeiro pastor residente, Hans Fiedler, vindo da Alemanha.
Em 9 de outubro de 1945, ocorreu a aprovação do novo Estatuto e também a decisão de implantação de uma Escola Paroquial (Escola Luterana Cristo), cujas aulas iniciaram no dia 17 de março de 1946, com 26 alunos, tendo Alzira Majewski como primeira diretora e professora. A escola funcionou até 1999.
Posteriormente, o pastor Fiedler retornou para a Alemanha, e a Paróquia passou a ser atendida novamente por Moreira. Em 1957, foi chamado como auxiliar para Moreira o pastor Johannes Hermann Gedrat, que assumiu a Paróquia de Três Coroas e, inclusive, tornou-se membro da Comissão de Emancipação do Município, que aconteceu em 12 de maio de 1959. Nessa época, foram incluídas nessa Paróquia as comunidades de Batingueira, Rodeio Bonito e os pontos de pregação nas cidades de Igrejinha, Taquara e São Francisco de Paula. O pastor Johannes atendeu essa Paróquia até 1959, quando aceitou um chamado para Pelotas, RS.
Apenas em 1960, a CELUC passou a ter um pastor residente, Edvino Oscar Wide, o qual permaneceu até 1968, sendo substituído pelo pastor Ingbert Ruppenthal (20/12/1968 – 16/12/1972). Após sua saída, a Congregação ficou vacante e concentrou o trabalho apenas nas cidades de Três Coroas e Igrejinha, sendo atendida por estudantes do Seminário Concórdia, de Porto Alegre, RS, especialmente o teologando Edemar Zenkner.
Em meados de 1974, a CELUC recebeu o pastor Milton Klagenberg, que permaneceu até janeiro de 1977, quando foi substituído pelo pastor Elmer Adolfo Roll, até dezembro de 1982. Em dezembro de 1982, Igrejinha desvinculou-se da Paróquia de Três Coroas, formando uma nova Paróquia e passando a ter o seu próprio pastor.
Pouco antes da divisão paroquial, em junho de 1982, Três Coroas foi atingida por uma grande enchente, que causou enormes prejuízos, entre eles a destruição parcial da casa pastoral.
Em fevereiro de 1983, a CELUC decidiu chamar um novo pastor, Egon Kopereck. Com o trabalho do pastor Kopereck, a Congregação cresceu grandemente, e o atual templo tornou-se pequeno para os cerca de 600 membros. Decidiu-se, então, construir um novo templo, cuja pedra fundamental foi lançada no dia 13 de janeiro de 1985.
No dia 27 de outubro de 1985, aconteceu a primeira Confirmação no novo templo (ainda inacabado), cuja inauguração foi realizada no dia 12 de janeiro de 1986. A antiga igreja passou a ser usada como sala de reuniões.
Com o crescimento da Congregação, houve a necessidade de um segundo pastor. Em 31 de outubro de 1994 foi instalado o pastor Jairo Claro Lange, que permaneceu até 31 de agosto de 1997.
Com a saída do pastor Egon Kopereck, em março de 1998, a CELUC passou a ser atendida pelo teologando Davis Seibel, até dezembro, quando ocorreu sua formatura. E, no dia 2 de agosto de 1998, a Paróquia instalou o seu novo pastor, Airton Roni Schünke.
No dia 7 de março de 1999, a CELUC instalou seu segundo pastor, Edson Pinz, que passou a residir no bairro Vila Nova, onde há um ponto de pregação desde 1988.
Com a expansão do trabalho, decidiu-se investir em novos pontos de pregação, através da construção de novos templos. Sendo assim, em 2001 foi inaugurado o templo no bairro Linha Café e, em 2004, no bairro Quilombo.
O crescimento da Congregação, com novos desafios, levou à decisão pelo chamado de um terceiro pastor. Assim, no dia 5 de setembro de 2004, foi instalado o recém formado pastor Jonas Guilherme Dolvitsch, que veio a residir, em fevereiro de 2005, na recém concluída casa pastoral localizada ao lado da igreja do bairro Quilombo.
Em 2010, o prédio da Escola passou a ser alugado para o município de Três Coroas, que implantou a Escola Municipal de Educação Infantil Aquarela do Saber (em funcionamento até hoje).
No dia 19 de fevereiro de 2017, foi instalado, na CELUC, como auxiliar e voluntário, o pastor, médico e psicólogo João Janke.
O PRESENTE
Atualmente, a CELUC conta com 1563 membros. Os cultos são realizados em 11 locais: seis na cidade (igrejas sede, dos bairros Quilombo, Linha Café e Vila Nova; uma escola no bairro Pinheirinhos; uma residência no bairro Encosta da Serra) e cinco no interior (Rodeio Bonito, Morro Alegre, Amoreiras, Linha São Paulo e Canastra Alta).
Todos os departamentos estão em funcionamento (Escola Dominical, Juventude Mirim e Juventude Adulta, semanalmente; Leigos, quinzenalmente; Servas, Casais e Idosos, mensalmente), concentrando suas atividades na igreja sede (com exceção da Escola Dominical, que acontece também em alguns bairros).
Além disso, a CELUC conta com quatro grupos de louvor: Corais Misto e Masculino, Banda Raça Eleita e Banda da JELCO (juventude). Em 2011, estes grupos gravaram o CD “CELUC em Canto” (à disposição na Editora Concórdia) e, em 2019, a Banda Raça Eleita teve a honra de conduzir o louvor no Congresso Nacional da LLLB, em Bento Gonçalves, RS.
Em relação ao trabalho, cada pastor é responsável por alguns departamentos, grupos e comissões e, juntamente com toda a liderança, que se reúne semestralmente para planejar e avaliar, além da diretoria da Congregação, que se reúne mensalmente, define os encaminhamentos necessários para o bom andamento de todo o trabalho.
Com a graça de Deus, o ministério compartilhado tem sido uma bênção para o trabalho na Congregação e na própria cidade, a partir do propósito bem definido de servir a Jesus, sempre num espírito de amor cristão, cordialidade e para o bem da igreja.
A agenda dos pastores inicia nas terças-feiras pela manhã, com uma reunião para oração, estudo, compartilhamentos e definições relativas ao trabalho, mantendo-se assim uma unidade muito bonita que reflete na vida da igreja.
Com a graça de Deus, a CELUC tem recebido muitas pessoas por profissão de fé. Nos últimos 5 anos, foram 115.
OS EVENTOS DO CENTENÁRIO
Várias atividades haviam sido programadas para o ano do centenário, mas, em virtude da pandemia de Covid-19, tiveram que ser ou suspensas ou modificadas.
O início das celebrações ocorreu no dia 18 de outubro de 2020, com uma carreata pela cidade, com carro de som anunciando a contagem regressiva para a grande festa.
Dentre os principais eventos do centenário, destacamos:
– Dia 17/01/21: culto festivo de celebração dos 35 anos de inauguração do novo templo, com mensagem do pastor Egon Kopereck.
– Dia 30/05/21: culto festivo pelo aniversário dos departamentos de Leigos, Jovens e Servas, com mensagem do pastor Clóvis Gedrat, filho do pastor Johannes Gedrat (em memória).
– Dia 11/07/21: culto de Festa da Colheita, com mensagem conduzida pelo pastor Ingbert Ruppenthall.
– Dia 14/10/21: pronunciamento e homenagens na reunião ordinária da Câmara de Vereadores de Três Coroas, com leitura de um breve histórico da CELUC, convite para o culto do centenário e testemunho através de mensagem e música.
– Dia 17/10/21: culto festivo dos 100 anos da CELUC, no Grêmio Esportivo Sandense, com a presença dos ex-pastores Edvino Oscar Wide e sua esposa Flora, e Ingbert Ruppenthall e sua esposa Érica. A mensagem do culto foi dirigida pelo pastor presidente da IELB, Geraldo Schüler, que esteve acompanhado de sua esposa Carla. O louvor foi conduzido pela banda Raça Eleita, pelos corais Misto e Masculino e pelas crianças das escolas dominicais. Após o culto, que contou com a presença do prefeito municipal, outras autoridades e cerca de 450 pessoas, foi servido um almoço de confraternização para cerca de 320 pessoas.
Neste culto, foi apresentada a música tema do centenário, composta por Magali Blum dos Santos e pelo pastor Jonas G. Dolvitsch:
100 anos de uma linda história
Como não reconhecer, como não ver tantas bênçãos derramadas,
pela graça do bom Deus e seu amor, tantas vidas transformadas?
Uma semente foi lançada e por muitos cultivada,
com dedicação, com muita fé e comunhão.
E pela palavra começa a edificação.
100 anos de uma linda história construída com amor.
Todo louvor, a honra e a glória, a Jesus, o Salvador.
A ele, a nossa gratidão por nos abençoar.
A família CELUC quer para sempre te louvar.
Mesmo em meio às provações, inundações, dificuldades e aflições,
seguimos firmes sem temer, confiando em Deus e no seu grande poder.
Com sua força e sua luz nos guiou e iluminou, tudo renovou,
com bondade amparou,
e pela verdade vamos fazer tua vontade.
A Diretoria da CELUC, no ano do centenário, é composta dos seguintes membros e cargos:
Presidente: Paulo Ricardo Koch
1º Vice-presidente: Célio Claudério Weber
2º Vice-presidente: Paulo Ricardo Jungthon
Secretária: Magali Blum dos Santos
Vice-Secretário: Vilmar Port
Tesoureiro: Dieison Isaque Marmitt
Vice-Tesoureiro: João Alberto Brentano
Conselho Fiscal: Ricardo Osmar Petry, Marcelo dos Santos e Deison Ariel Gross
Em breves palavras, um olhar de gratidão para o passado, louvando a Deus por tantas mãos, pés, corações, vozes, dons… que serviram ao Senhor em meio aos desafios de cada tempo, fazendo da CELUC o que ela é hoje.
Olhamos para o presente e louvamos a Deus por tantos que hoje participam daquilo que ele está fazendo através da CELUC, trabalhando com alegria e dedicação para a edificação do seu reino, onde ele nos colocou.
Os desafios continuam grandes, mas com sua graça e amor, num espírito de humildade e união, seguimos avançando com confiança para o futuro, levando Cristo para todos, o Alfa e o Ômega, o Princípio e o Fim, o Autor e Consumador de nossa fé, o Noivo celeste, até o dia em que ele se unirá definitiva e perfeitamente à sua noiva, para a grande celebração no reino dos céus.
A ele a honra, a glória e o louvor, hoje e para todo o sempre. Amém.
Jonas Dolvitsch
Pastor