CD 2020 debate o novo normal da igreja

Distantes fisicamente, mas mais próximos das famílias e dos irmãos na fé. Cada um em sua casa, com seus cônjuges, filhos, seus animais de estimação… tudo sendo compartilhado virtualmente durante 4 dias. “Muito legal, excepcional, com participação de crianças e famílias, produtivo, econômico e inclusivo”. Foram alguns termos muito utilizados para caracterizar a reunião anual ordinária do Conselho Diretor da IELB, que reuniu virtualmente cerca de 180 pessoas, de 9 a 12 de outubro.

O tema desta edição não poderia ser mais apropriado: “O ‘Novo Normal’ da Administração Financeira da IELB”. A programação seguiu o padrão das reuniões presenciais, com devoções de abertura, apresentação dos relatórios das organizações auxiliares, dos departamentos do CD, estatísticas e planejamento, votação de moções, apresentação do calendário e temática para o próximo ano da igreja e definição do CD 2021.

As mudanças da programação ficaram por conta da ausência de palestras e do culto, em que o CD aproveita a oportunidade de estar reunido em um local para conhecer uma congregação e vice-versa. No entanto, o formato digital possibilitou maior participação, reunindo também alguns vice-conselheiros e vice-líderes leigos dos 59 distritos da IELB pela primeira vez na reunião anual do CD.

Para o presidente do CD, Dr. Frederico Reis, é uma oportunidade maravilhosa para os vices que participaram como ouvintes de conhecer e se inteirar sobre o funcionamento do CD. “E isso só foi possível devido ao formato digital, que gerou ainda economia de tempo e dinheiro para a igreja”, apontou.

Temática 2021

Como de praxe, a temática da IELB para 2021 foi apresentada durante a reunião anual do Conselho Diretor da IELB. Produzido pela designer Morgana Stegemann, de Curitiba, PR, o material contempla diversas opções para serem utilizadas nas redes sociais, apresentação de slides, calendários e assinatura de e-mails. Os arquivos estão disponíveis na área de download do site (clique aqui).

Este ano, devido à pandemia e a realização da reunião anual do Conselho Diretor da IELB de forma virtual, não serão entregues os cartazes impressos para que os conselheiros distribuam às suas congregações. O incentivo é para que cada congregação imprima e use os cartazes ou banners localmente.

Estatística e Planejamento

A vice-presidente de Comunicação, Aline Koller, apresentou os dados estatísticos do último ano, ressaltando as congregações que não enviaram seus dados (10,13%) e a importância das atualizações dos dados e não só copiar do ano anterior. Enfatizou também a movimentação de membros, trazendo dados comparativos desde 2015 até 2018 que mostravam um equilíbrio na movimentação entre os membros da IELB e IECLB, e de 2019, que apresentou um aumento significativo de membros oriundos da IECLB. Aline pediu ao pleno para refletir sobre para onde estão indo nossos membros e de onde estão vindo novos membros e, por meio de enquete, avaliar a forma atual das estatísticas e como podemos melhorar o sistema de coleta dos dados tão importantes para nortear a missão da IELB.

O coordenador da Comissão de Planejamento, Djalmar Marquardt, reforçou a importância de as congregações, paróquias, distritos e organizações auxiliares nacionais fazerem e acompanharem seus planejamentos e se colocou à disposição para participar das reuniões virtuais dos Conselhos Distritais para tirar dúvidas e dar mais informações relacionadas ao tema.

Eleições

Além das moções analisadas e debatidas e que serão compartilhadas em breve com a toda a igreja por meio da ata do encontro, o plenário elegeu os novos integrantes da Comissão Eleitoral, composta por dois pastores e um leigo ativo. São eles: pastores Oscar Zimmermann e Rony Marquardt e leigo Carlos Bobsin. Por terem de assumir imediatamente, Rev. Oscar e Bobsin deixam de integrar os departamentos, sendo substituídos pelos próximos mais votados na Convenção Nacional: Rev. Julio Ribak (que substituirá Zimmermann no DEC) e o líder leigo Jader Neitzel (que substituirá Bobsin no DEM).

Avaliações e próximos encontros

As avaliações desta reunião virtual, em geral, foram muito positivas (veja alguns comentários abaixo) e, possibilitou ainda a oportunidade de realizar uma reunião extraordinária on-line para tratar de assuntos específicos, prevista para ano que vem, antes da reunião ordinária, que será novamente virtual, de 9 a 12 de outubro.

O presidente da IELB, pastor Geraldo Schüler, destacou que a pandemia veio para evidenciar a importância da união, comunhão e sinergia, enfatizando o quanto dependemos de Deus e uns dos outros, pois somos membros do corpo de Cristo ou pedras vivas dentro do edifício que é Cristo. “Se está dando certo, é pela graça e vontade de Deus. Pois, Ele está conosco e age por meio de nós”, concluiu.

Comentários

“Olha, é meu primeiro CD. Não sei como era a “fluência” nos presenciais, mas este CD Online me pareceu bem fluente, com votações rápidas e direito à voz a todos que precisaram falar. Sem falar na economia, viagens, riscos, etc.”

Rev. Bruno Serves – Vice-conselheiro do Distrito Gaúcho Central

“Distritos economizaram.”

Rev. Igor M. Schreiber – Conselheiro do Distrito Pioneiro

“O Distrito Bandeirante decidiu repassar este valor do CD para as congregações filiadas como valor complementar do subsídio para 2020.”

Claudio Hergert – Líder Leigo do Distrito Bandeirante

“Aqui parte do valor economizado também será repassado às nossas subsidiadas.”

Rev. Herivelton Regiani – Conselheiro do Distrito Verdes Mares

“Fico grato por ter tido a oportunidade de participar, mesmo na condição de ouvinte. Parabenizo a decisão por esta oportunidade de participação, acredito que o horizonte se abre, e mostra a maturidade da igreja, que não há nada a esconder, e sim a esclarecer, respeitado os parâmetros de paridade de votos. Motivo pelo qual o conselho on-line tem sua relevância, haja visto a economia e participação. Pela modalidade on-line tive muito mais oportunidades de conhecer os irmãos, haja vista que cada um está identificado no vídeo. Vamos todos aproveitar os congressos da Ligas para a comunhão e confraternização. Parabéns a todos!!! Deus seja louvado!”

Wilmar Eller – Vice-Líder Leigo do Distrito Capixaba

“O CD online possibilitou também a mim participar como ouvinte. Minha gratidão aos anfitriões dessa sala. Acredito que o online é melhor. Mais econômico, mais ágil, mais inclusivo!”

Giovanni Werneck – LLLB Comunicação

“Acredito que o presencial é muito importante por uma série de pontos como comunhão, apreciação, entre outros, mas devido à situação atual podemos pensar na questão on-line.”

Rev. Jiulian Matheus Quandt – Conselheiro do Distrito Vale do Rio do Peixe

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Matérias Relacionadas

Você já reclamou de um presente dado por Deus?

“Quem vem aí?”, me perguntou uma senhora na saída do culto. Ao responder que era mais um menino, ela disse: “Ah, não!! Tinha que ser uma menina!” Quase sem acreditar no que ouvi, questionei: “Por quê? Não mesmo! Quando Deus envia o presente, a gente aceita com gratidão”.

Veja também

Você já reclamou de um presente dado por Deus?

“Quem vem aí?”, me perguntou uma senhora na saída do culto. Ao responder que era mais um menino, ela disse: “Ah, não!! Tinha que ser uma menina!” Quase sem acreditar no que ouvi, questionei: “Por quê? Não mesmo! Quando Deus envia o presente, a gente aceita com gratidão”.

Dores que fazem crescer

“Feliz é aquele que nas aflições continua fiel! Porque, depois de sair aprovado dessas aflições, receberá como prêmio a vida que Deus promete aos que o amam” (Tg 1.12).

O que alimenta nossa fé?

Esse foi o tema do Congresso de Servas e Leigos do DIVALI